PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 10 de maio de 2018

58 Anos de Bono - Parte II


Bono completa hoje 58 anos de idade, sendo 42 anos dedicados ao U2!

Paul Hewson nasceu em Dublin em 10 de maio de 1960 e foi o segundo filho de um pai católico e mãe protestante da Igreja da Irlanda. No início de sua adolescência, frequentou a Mont Temple, o primeiro lugar não-confessional, coeducacional e abrangente de Dublin, um lugar progressivo, mas que, como ele admitiu mais tarde, ele estava em uma zona crepuscular entre o catolicismo e o protestantismo.
Suas primeiras canções estavam possuídas de uma sensação palpável, se abstrato, da fé, como se Bono estivesse tentando definir-se espiritualmente, ainda tentando transcender a zona de crepúsculo de sua educação religiosa em Dublin.

"Eu costumava ficar muito irritado com o meu trabalho inicial porque me parecia um monte de coisas inacabadas. É uma razão para tocá-las agora, porque eu posso terminar as letras. É uma maneira de olhar isso. Outro motivo é que as pessoas terminem essas músicas para elas mesmas. Realmente, como escritor, eu esboço um sentimento e aponto para uma direção, acho que a música é mais articulada do que eu. Quando eu comecei a fazer isso da forma correta, eu tentei colocar em palavras o que a música estava me dizendo. A música é muito cheia de todos os tipos de sentimentos. Você tem o lado estático de nossos primeiros trabalhos - a pura alegria daquilo, o punk, a energia do rock, e depois a melancolia de algumas coisas, então a raiva. Eu posso dizer o que são essas emoções porque eu tenho que passar por elas todas as noites, a fim de cantá-las. Algumas dessas notas eu não posso atingir a menos que eu entre bem dentro da música."

"Eu faço um monte de trabalho por conta própria, porque eu tenho que fazer, mas eu sou sempre lembrado do quanto eu sinto falta desse sentimento de nós quatro juntos. É muito diferente. Somos irmãos de sangue. Quando andamos no palco, essa é a razão pela qual arrepiam as pessoas, incluindo eu mesmo. É algo devido à quatro de nós. Isso não aconteceria se houvesse dois de nós, ou três de nós. Há algo nessa química, que você sabe, pode haver alguma chance de mágica, talvez seja tudo o que você pode esperar de um show de rock 'n' roll."

"Os fãs nos deram uma vida maravilhosa. Eu sei que às vezes você não deve julgar o seu público pelos fãs que você encontra, especialmente se eles estão em um canteiro em seu jardim em sua casa, mas os fãs do U2 são diferentes, eles são muito humanos. Intimidade é uma grande palavra. Um monte de gente está ouvindo música nestes dias através de fones de ouvido e você sabe, você está sussurrando nos ouvidos das pessoas. É uma relação muito íntima e eu acho que o lugar onde as coisas florescem, é claro, são nos shows. Você percebe que as pessoas não estão gritando seus pulmões para fora para você - eu meio que sabia disso - eles estão gritando por eles mesmos. E eles estão gritando pelos momentos que atribuem àquelas canções, as vidas. Nossas canções tendem a estar com as pessoas em ambos os melhores dos tempos ou o pior dos tempos. Quando as coisas estão indo normalmente, eu não tenho certeza de que as pessoas ouvem muito a nossa banda. Essas músicas, elas abrem uma série de memórias para as pessoas - especialmente os grandes hits."

"Lou Reed me disse que crescer na época em que o "cool" foi inventado ele achou muito restritivo. Ele foi o cara mais "cool" do mundo, no melhor sentido dessa palavra.
Pintores, romancistas, poetas... não podem ser muito legais. Porque é isso que os modelos deveriam ser, é o que as pessoas da moda deveriam ser. Se você tem que ser legal, você não pode ser honesto, você não pode dizer quando você está com medo, você não pode dizer quando você precisa de ajuda, você não pode dizer quais são os sonhos mais selvagens em sua cabeça, porque você sente medo que as pessoas possam rir de você. Nunca achei que eu fosse legal. E, no entanto, se eu for honesto, você fica melhor nisso à medida que envelhece. Você tem que ter cuidado com isso. Os irlandeses não são legais, são quentes... apaixonados, latinos. Nós somos como pessoas latinas que não podem dançar ou se vestir!"

"Eu acho que talvez haja um garoto hiperativo em mim, intelectualmente mais do que fisicamente. Eu posso absorver muito bem, muita informação em um curto período. Eu trabalho melhor em curto período, explosões concentradas - ou outra maneira de colocar isso é que eu sou melhor em pequenas doses. Eu acho que o medo do tédio é a resposta à pergunta."

"Edge, esse cara é o guitarrista mais talentoso de sua geração, da maioria das gerações, porque ele realmente possui algo único. A maioria dos guitarristas está apenas regurgitando os pontos de vista, riffs de metal que ouvimos, do Black Sabbath, ótimo e tudo mais, mas ele é único. Ele é meio tímido sobre isso e só tira a guitarra do case em ocasiões formais. Ele é meio constrangido por ser um guitarrista. Bem, ele superou seu embaraço nos discos. Eu acho que ele ficou doente pela visão minha cumprimentando políticos desonestos pela mão. Estou cansado dessa visão também. Eu não quero fazer essas coisas. Eu estou fazendo isso porque outras pessoas não estão fazendo isso. De certa forma, essa é a prova mais contundente, que você está ouvindo um cara do rock falar sobre essas coisas. Você deveria estar ouvindo as pessoas que são profissionais, mas elas não estão falando - na política, elas não estão lá."

"Eu sempre tive essa coisa sobre o palco e o público, principalmente porque éramos uma banda que veio da platéia para o palco. A marca dos shows do U2, seja o espetáculo gigante da Zoo TV ou da PopMart, ou crowd surfing ou subir na torre de som, nos andaimes, o ponto era sempre o mesmo, para tentar livrar-nos dessa divisão, essa divisão conveniente. Quando vejo alguns artistas no cinema ou no teatro ou onde quer que seja, eu preciso saber que estou observando alguém que pode realmente descer daquele palco e me seguir para casa ou entrar no carro comigo e me incomodar."

"No U2, eu tenho que vender músicas; é o que eu faço e, em algumas ocasiões, faço de porta em porta quando vamos para a estrada. Eu sou de uma longa fila de vendedores ambulantes do lado da minha mãe. Eu sinto que tenho que vender músicas, vender melodias. Mas também vendo ideias na minha outra vida. Uma ótima ideia e uma grande melodia têm muito em comum - uma certa clareza, uma certa inevitabilidade. A melhor maneira de vender alguma coisa é para as pessoas verem que você a compra."

"Sou apenas um grande fã da América. Quero dizer, irlandeses e americanos, essa relação é muito diferente da maioria dos europeus. Para o povo irlandês, a América é a terra prometida. E tem uma posição mítica em nossa psique. Passamos muito tempo em Nova York. Eu também amo Los Angeles. Mais pessoas vivem de suas imaginações em Los Angeles do que em qualquer outra cidade do mundo. Estou entediado com pessoas que estão entediadas por L.A. Eu sou um fã da América. Mas ser fã te transforma em um crítico. É como seguir uma banda - você odeia quando corta o cabelo."

"Na véspera de Ano Novo, faço sempre uma oração à meia-noite. Se temos fogos de artifícios, temos nossas orações para eles e os enviamos. Ou naquele dia eu pulo nas águas geladas do Mar da Irlanda e tomo uma dose de vodca gelada quando saio. Eu gosto da ideia de começar de novo. As pessoas religiosas chamam de "nascer de novo". Eu acho que você deveria nascer de novo e de novo e de novo."

"Eu realmente não suporto os ensaios. Eu realmente acho muito difícil cantar as músicas a menos que haja pessoas do público lá."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...