PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 22 de maio de 2018

Mark Neale comenta o seu videoclipe de "Lemon"


Mark Neale foi o diretor do videoclipe de "Lemon" do U2 lançado em 1993:

"Homem. Sim, eu adoro a ideia de colocar o título "Homem" logo no início do vídeo. Tão anônimo para a maior banda do mundo, sabendo que todo mundo sabe o nome deles.
Eu acho que o Adam corre um pouco na gravação. Isto mostra que ele tentaria alguma coisa pelo menos uma vez.
Edge aparece dançando. Bono queria provar que o Edge era um bom dançarino.
Eu me diverti muito inserindo as legendas. Eu curti muito o fato de que estávamos tratando estas super estrelas do rock de uma maneira tão anônima.
Bem, tudo começou quando eu estava olhando a capa de 'Zooropa'. Na página de "Lemon", na ilustração do encarte, na verdade tem uma imagem de Muybridge.
Acho que passou mais ou menos um mês entre eu apresentar a ideia e fazermos o trabalho. Foi minha primeira experiência de fazer um vídeo para uma banda famosa, então foi uma boa banda para se começar.
A parte do Macphisto é a coisa mais notável do vídeo.
No começo o Muybridge estava fazendo o que ele chamava de estudos da figura humana em movimento, e acho que este é o estudo de Macphisto em movimento.
Bono como Maphisto fez uma coisa que ele nunca havia feito antes, que foi se tornar irreconhecível.
Eu acho que a combinação para mim, dele ter uma aparência tão estranha, com a lente panorâmica..... que é uma coisa que propusemos no dia. Eu estava lá parado com o diretor de fotografia, Jason Lethel, e tínhamos a lente de distância e a lente panorâmica nas mãos. Eu me lembro de Jason segurando a lente panorâmica e nós dizendo, "e se usarmos isto?", e o Bono parecendo nervoso. Mas ele concordou.
Quando ele viu a cena, acho que ele ficou mais nervoso ainda. Eu não acho que ele gostou, pra começar. Era um pouco pesado. Teve um ponto em que eu achei que não seria usado por causa da coisa com a panorâmica.
Eu levei a primeira montagem até Dublin para mostrar para eles, e Bono e Edge apareceram para dar uma olhada. Bono mudou de assunto e começou a falar sobre fazer a cena em cores. É óbvio que havia algo com que ele não estava satisfeito, e na verdade, eu não sabia o que era, mas falei, "olha, não podemos fazer isso em cores, porque filmamos em um filme branco e preto", e naquele ponto pensei, "dancei completamente". Foi realmente filmado em branco e preto. Naquele ponto, ele saiu e eu me senti um fracassado.
Então, Larry chegou e o Bono voltou. Larry simplesmente falou para ele, "acho que está é uma cena sua incrível", e foi isso, o Larry salvou o dia.
A grade no vídeo foi feita com barbante e fita, te garanto. Não foi colocada na produção final.
O interessante das legendas é que quase que desaparecem no meio do filme. Bem, elas não param. É porque achavam que elas se tornariam irritantes. Pessoalmente, eu gosto muito delas. Eu gostaria de tê-las colocado em todas as cenas do Muybridge, mas você sabe, você chega em um ponto onde você está trabalhando em um grupo ou alguma coisa deste tipo, e aí neste ponto, eu estava trabalhando com eles para chegar em um ponto que satisfizesse todo mundo.
O final do vídeo coincidiu com os shows em Dublin no final da turnê 'Zooropa', e acho que isso distraiu a atenção deles no vídeo e no final facilitou as coisas para mim.
Mas tenho que dizer que dois meses depois, Bono e Larry me disseram que ficaram muito satisfeitos.
Eu adoro este vídeo, é o único que fiz que adoro. A única coisa que eu mudaria sobre isso, é que eu colocaria mais uma legenda perto do final, tem uma cena do The Fly, mostrando-o nas pontas das botas dele, e eu adoraria dizer "Homem Balançando", mas não pensei nisto na época. Mas estou muito satisfeito com isto.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...