PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Feliz por estar vivo: Bono fala ao seu amigo Neil McCormick para o The Telegraph


Bono falou com Neil McCormick para o The Telegraph na noite de abertura da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018 em Tulsa, Oklahoma.
"Está ficando perigoso na América, e eu não estou falando apenas sobre o clima", Bono rugiu através de um megafone decorado no show que é um espetáculo deslumbrante, apresentando três palcos, uma tela flutuante gigante, visual de comícios da KKK, demônios em desenho animado, slogans provocativos e visuais surpreendentes.
"Acredito que meus melhores dias estão à minha frente", cantou o vocalista de 57 anos de idade em "Lights Of Home". "Eu escrevi essa linha de forma muito rápida em uma cama de hospital", revela Bono. "Espero que as pessoas captem o humor nisso".
Muitas das músicas de 'Songs Of Experience' foram moldadas por um grave problema de saúde de Bono no final de 2016, que ele se refere como "um evento de extinção".
Ele se recusa a ser mais explícito. "Ninguém precisa saber tudo sobre uma novela. Quero dizer, a maioria das pessoas da minha idade passou por momentos em que eles percebem que não podem dar a sua existência como garantida".
Bono se recuperou de vários problemas graves de saúde ao longo dos anos, incluindo uma cirurgia espinhal de emergência em 2010 e cinco horas de cirurgia após um acidente de bicicleta em Nova York em 2014.
Ele admite que este último susto o atingiu muito mais.
"Eu tive problemas com algumas contusões e depois um que eu simplesmente não conseguia fugir dele. Foi um julgamento sombrio. A mortalidade pode ser um pouco difícil, para dizer o mínimo".
Neil diz que desde que conhece Bono, desde os dias de escola na adolescência quando ele era simples Paul Hewson, Bono manteve uma fé cristã aparentemente inabalável.
Mas ele admite que mesmo esse problema deu um pequeno golpe em sua fé. "Minha fé sempre foi algo que eu nunca tive que explicar para mim mesmo. Eu estava em casa com sua incoerência e padrões contraditórios. Foi preciso algumas batidas e arranhões desta vez, para ser honesto. Mas eu emergi com gratidão por estar vivo".
Ele pareceu de muito bom humor. "A primeira coisa que acontece com qualquer um que sinta algum medo é que você começa a perceber as coisas ao seu redor, as pessoas de quem você é amigo, sua família, seus filhos e você se transforma em Louis Armstrong".
Ele então se empolga com uma linha de "Wonderful World": "'I see trees of green, red roses too!' Vejo tudo isso".
Bono e Ali estão juntos desde aqueles dias de escola e têm quatro filhos.
Bono diz que 'Songs Of Experience' foi criado em um estado de "pânico agradável, onde você pensa: 'Uau, melhor espremer cada gota de vida disso'."
Há um aspecto do personagem de Bono que não é muito discutido, uma determinação otimista para superar os obstáculos. "Minha primeira resposta a um problema geralmente é raiva", diz ele.
"Funcionou bem para mim como ativista. Mas há uma batalha que você não pode vencer e a raiva não ajuda. "
Muito mais importante para sua recuperação, ele diz, era manter um senso de humor. "O humor é uma resposta adequada a questões importantes. É mortalmente engraçado e mortalmente sério. Isso é vida."
Bono atrai uma enorme quantidade de críticas por seus papéis gêmeos como ativista humanitário e superstar do rock.
"Para ser justo, eu tenho um gene chato", ele ri. "Eu me incomodo às vezes."
Críticas pessoais têm sido focadas recentemente em seus assuntos financeiros, com o Guardian descrevendo-o como "o samaritano que evita o fisco".
"Você sabe que eu escrevo sobre minha própria hipocrisia há 20 anos. Mas a hipocrisia do coração humano é muito mais interessante do que uma banda de rock 'n' roll tentando levar a sério seus assuntos financeiros. Quero dizer, por acaso, as pessoas prefeririam morrer sem dinheiro? Eles tentam dizer: 'Você não é idealista de verdade' para uma banda que compartilhou tudo, dedicou nossas vidas uns aos outros e várias campanhas de justiça social. Não vai lavar isso. Eu acho que muitas pessoas simplesmente não gostam de nós e tentam encontrar razões para explicar isso."
The Edge (que Neil conheceu como David Evans) está ainda mais relaxado com as críticas. "Nós absorvemos e usamos para fazer o que fazemos melhor", diz ele. Ele acredita que o maior perigo para uma banda de sucesso é a complacência. "O tipo de apetite e determinação da banda no começo, quando entrou em uma busca desesperada para ser ouvida, acabou. Nós estamos aqui, nós fizemos isso. Então, parte do que nos motiva é tentar desmentir os pessimistas. Você engole, volta ao trabalho e se certifica de que o que você está fazendo é o melhor que você pode. Na minha opinião, as pessoas não odeiam o U2 o suficiente."
Foi uma escolha deliberada começar a turnê em um estado republicano, onde Donald Trump ganhou 65,3 % dos votos em 2016, para ver se eles poderiam levar suas mensagens progressistas para o coração da América.
Imagens perturbadoras da Suástica em uma manifestação nacionalista branca (filmada em Charlottesville, Virgínia, em agosto de 2017) causaram uma onda de mal-estar em partes do público. Mas elas foram trazidas para a performance do hino "American Soul" tocada em frente a uma enorme bandeira transparente dos EUA, enquanto Bono fez um discurso empolgante sobre "orar pela segurança do sonho americano".
Particularmente, a banda não é fã de Trump, mas se abstém de atacá-lo diretamente.
"Se a sua visão do mundo é que é a sobrevivência do mais forte e que os valentões comandam o mundo, então eu acho que é um pouco compreensível que as pessoas possam querer encontrar um valentão para defendê-las", diz Bono, que teve estreitas relações com muitos presidentes democratas e republicanos.
No mês passado, ele ganhou uma medalha de George W Bush por seu trabalho na luta pelo HIV/AIDS e pobreza na África.
"Bono tem trabalhado com sucesso com muitos políticos republicanos com quem podemos não concordar em tudo", diz Edge, diplomaticamente.
"Você não tem que concordar em tudo, se você pode apenas concordar em uma coisa", acrescenta Bono. O U2 ainda acredita que o rock pode ser uma força positiva para a mudança política.
"Sempre me sinto encorajado quando sintonizo a Fox News e vejo a porcaria de música que eles têm", diz Edge.
"Porque me lembra que o diabo não tem as melhores músicas. A melhor música é algo que é sobre liberdade de pensamento e liberdade de expressão ".
"Cada pedaço de liberdade e igualdade e justiça para todos teve que ser batalhado. Em pequenos acréscimos, avançamos", diz Bono.
The Edge coloca uma mão no ombro de seu colega de banda. "Eu simpatizo com Bono", ele brinca. "Não importa quantas vezes ele salve o mundo, ele sempre consegue salvar a ele mesmo".
Na chuva de Tulsa, um jato particular espera para levar a banda para o próximo encontro. "Podemos ter que ficar aqui", diz Bono saindo do hangar. Um aviso de tornado acabara de ser emitido em Tulsa, Oklahoma.
Relâmpagos claream acima. Bono está exausto, mas feliz por ter conseguido fazer o primeiro show. "Eu gostei. Eu realmente podia sentir meu corpo, eu podia sentir a respiração quando estava cantando, eu podia sentir as músicas", ele sorri.
"Foi ótimo estar no palco novamente. Eu me senti tão feliz por estar vivo."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...