PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 27 de maio de 2018

No livro 'Fools Rush In', Bill Carter fala sobre U2 e "Miss Sarajevo"


Professor universitário e jornalista, o norte-americano Bill Carter realizou o documentário 'Miss Sarajevo' que inspirou a canção do U2 com o mesmo nome. No livro 'Fools Rush In' ele conta a sua experiência na Bósnia.

Num determinado momento, você entrou em contato com os U2. Juntos organizaram links de vídeo via satélite para que cidadãos de Sarajevo se comunicassem com o mundo durante os concertos da banda. Quão importantes foram esses momentos para chamar a atenção da comunidade internacional para o que se passava na Bósnia?

Para mim, naquela altura, como estava fechado na cidade, era impossível ter noção do impacto. Mas, aos poucos, o U2 foi me passando informação e aquilo que estávamos fazendo aparecia nas primeiras páginas dos jornais. Percebi que estava dando resultado. E estávamos irritando muita gente, nomeadamente políticos, o que é sempre um bom sinal. E jornalistas também. De repente, os repórteres de guerra estavam sendo ultrapassados na sua função por aquilo que acontecia num espetáculo de entretenimento. Mas só passado muito tempo é que foi possível ter noção do impacto real que as transmissões tiveram. Militares norte-americanos disseram-me que aquelas ligações via satélite acabaram por ser mais um empurrão para os EUA entrarem no conflito.

Você também levou uma câmera para Sarajevo com o intuito de fazer algumas filmagens para um possível documentário. A edição e a pós-produção desse trabalho foram financiadas pelo U2, algo que acabou por ser o embrião para a canção "Miss Sarajevo"...

Sim, o Bono perguntou-me se eu já tinha um título para o documentário. Respondi-lhe que não, que todas as hipóteses que tinha eram terríveis. Ele então me disse: "Houve a eleição de uma Miss Sarajevo, não foi? Então é esse o título e eu faço uma canção."

Do site: www.dn.pt
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...