PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Bono fala sobre o show que mudou sua vida, e que serviu de inspiração para a letra de "This Is Where You Can Reach Me Now"


No encarte de 'Songs Of Innocence', o U2 dedica a canção "This Is Where You Can Reach Me Now" para Joe Strummer, o vocalista do The Clash. E Bono escreve: "Vendo o The Clash pela primeira vez em sua primeira turnê no Trinity College em Dublin, foi uma coordenada mudança de experiência para mim, Edge, Adam e Larry.
Nós fomos para casa a noite exaustos do motim do barulho e das ideias. Não podíamos dormir porque sabíamos que estávamos dormindo na cama errada, tínhamos migrado - mentalmente, espiritualmente....
Joe Strummer foi um soldado.. sua guitarra uma arma, sua boca poderosa. Não tínhamos certeza exatamente o que eles eram, prós/contra, mas este foi um anúncio do serviço público com as guitarras em nome da alma e nós as assinamos."
Uma interpretação para a letra é que o U2 teria se "alistado" para o exército do The Clash após vê-los tocar ao vivo, se rendendo para a banda ("nós viemos para colonizar a sua noite e roubar sua poesia"), sabendo que tudo havia mudado ("sabíamos que o mundo nunca mais seria o mesmo").
Em um artigo do The Guardian, onde vários artistas e escritores revelam seus shows favoritos, Bono escolheu este mesmo show em 1977 do The Clash em Dublin:

"Não me lembro do setlist, não consigo me lembrar muito da música, para ser honesto. Eu só sei que tudo mudou naquela noite e tenho certeza de que não foi só para mim. Ano zero. O choque do novo, onde tudo reconfigurou. O local foi a sala de exame do Trinity College, fundada pelo Bispo Berkeley 300 anos antes ... o homem que passou a vida toda tentando provar a existência da existência. Eu não estou brincando. Ele também tinha uma esquina de São Francisco em homenagem a ele. Outras reconfigurações, outras revoltas.
Não foi tanto um evento musical. Era como se o Exército Vermelho tivesse chegado, numa noite fria de outubro, para alimentar uma nova revolução cultural, o punk rock. Botas de marchar e cheiro de enxofre. Não era maconha ou speed, mas medo, medo do futuro, de não ter futuro. E o prazer, muito prazer. Todos os tipos de símbolos presos em jaquetas, algumas suásticas ridículas, camisetas da Brigada Vermelha, cópias feitas à mão de fios sedicionários extremamente caros de Londres. Mas como havia uma guerra a 100 milhas dali, de uma maneira estranha, o Clash fazia mais sentido em Dublin do que em qualquer outro lugar.
Quando sentei na cama e olhei pela janela no dia seguinte, ficou muito claro. O mundo é mais maleável do que você pensa; a realidade é o que você pode fugir."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...