PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Steve Irelade conta sobre sua experiência em trabalhar com o U2 na fase de 'October'


"Eles eram muito jovens, mas eram extraordinariamente intensos"

Steve Iredale se juntou à equipe do U2 antes da turnê de 'October'. Acabou sendo trabalho duro - de algumas maneiras mais que outras. Ele conta na Hot Press:

"O show do Slane Festival em 1981 foi meu primeiro show do U2. Thin Lizzy como headliner e Hazel O'Connor e Rose Tattoo também estavam no line-up, do ponto de vista musical, foi muito misturado. Foi a primeira vez para muitas das músicas de 'October'. Como foi meu primeiro show do U2, foi, e como você pode imaginar, foi muito intenso para mim.
A banda evoluiu no estúdio e mudou em termos de instrumentação e as coisas que eles estavam tentando alcançar. Você tinha Vinnie Kilduff tocando uilleann pipes, o que foi uma direção radical quando você pensa na exatidão de 'Boy'. Eles estavam procurando por alguém que tocasse uilleann pipes, e Vinnie era um amigo meu, que é como eu cheguei ao álbum. Embora eu não fizesse parte da banda na turnê, fui assistir a alguns shows, incluindo o do Slane e depois, em janeiro seguinte, no RDS em Dublin.
Pelos padrões do que os seguiria, a multidão no Slane não era enorme. Eu já havia trabalhado com pessoas como Horslips, em locais como o National Stadium, em Dublin, que abrigava 1.200 pessoas, que era onde todas as grandes estrelas tocavam na época. Isso foi muito diferente. As estimativas variam, mas havia talvez 15.000 pessoas no Slane, o que foi um grande show para a Irlanda na época. Era um palco do tipo órbita e o U2 tocou do começo até o meio da tarde. Eles tocaram cerca de 15 músicas, o que é bastante para um set de festivais. Para mim, foi uma maneira de começar - na frente de milhares de pessoas. Mas nós fizemos tudo acontecer!
No geral, o álbum 'October' foi um trabalho árduo. Eu não vou dizer que foi fácil trabalhar com o U2 naqueles dias. Para começar, não os achei os caras mais fáceis de entender. Eles tinham ideias diferentes sobre como queriam fazer as coisas - muito diferentes das minhas experiências com o Horslips. Eles eram muito jovens, mas também extraordinariamente intensos. O fato de que eles tinham suas próprias ideias significava que eles estavam exigindo - às vezes eu achava isso peculiar, onde os caras daquela idade estavam preocupados, mas nós conseguimos passar. Eu fiquei com eles por 20 anos ímpares, então algo deve ter funcionado!
'October' foi uma turnê difícil - foi mais ou menos 105 shows no momento em que terminamos. Foi uma daquelas longas viagens, onde a banda ganhou batalhas adicionais, conquistando os fãs da maneira mais difícil, colocando milhas e horas dentro. E no meio disso acabamos sendo a banda de abertura da The J. Geils Band, que era a número 1 na América na época com 'Centrefold'. Isso envolveu mais de 20 dias tocando para o que era um público muito diferente do do U2. Eu não diria que foi um paraíso, mas é aí que o U2 realmente brilhou na minha opinião. J. Geils era basicamente uma banda de bar de Boston, mas eles tinham os mesmos agentes no Premiere Talent, então foi assim que aconteceu. Então o U2 teve que trabalhar muito para conquistar o público. Lembro-me de Peter Wolf, que era o vocalista da J. Geils, ficar sabendo do quanto Bono estava trabalhando e ele também elevou o seu jogo.
Além dos EUA, o U2 também tocou no continente nessa turnê. É engraçado as coisas que você lembra. Fizemos o Metropol em Berlim e o The Psychedelic Furs estava diante de nós. Nós viajamos no ônibus com a equipe deles / delas e descobrimos que eles tinham se separado naquela noite - eles estavam muito chateados um com o outro.
Historicamente, todo mundo sabe como era Adam naquela época. Nenhum comentário precisa ser feito. Mas eu não teria uma quantidade enorme em comum com os outros caras da banda.
Do ponto de vista da equipe, pelo menos, havia muitos momentos de Spinal Tap. Nós tínhamos um mini-ônibus de transporte público que conseguimos de um cara em Sheffield. A parte de trás do ônibus estava congelando, então o cara que nós compramos veio com essa ideia genial de colocar um aquecedor a gás com um cilindro de gás na traseira. Quando esfriava, nós ligávamos. O gás nem sempre se inflama naturalmente. Então, uma noite, ônibus se encheu de gás, e então, uma grande bola de fogo. A maioria da equipe perdeu cabelo naquela noite. O U2 não estava conosco. Eles estavam em sua própria van fazendo suas próprias coisas.
Em termos de foco, eles eram absolutamente a banda mais focada que eu já vi. Eles voltaram da turnê e voltaram ao estúdio, iniciando todo o processo novamente. No longo prazo, essa qualidade foi extremamente importante para a escala de seu sucesso".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...