PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Elvera Butler fala sobre os shows do U2 pela 'Boy Tour'


"Eles pediram permissão para uma invasão de palco, pelos amigos de Dublin... "

Elvera Butler promoveu uma série de shows do U2 no Arcadia Ballroom em Cork. A 'Boy Tour' chegou ao sul da capital em dezembro de 1980. Ela falou para a Hot Press:

"Os shows abertos no Downtown Kampus no Arcadia em Cork em novembro de 1977 decolaram muito rapidamente, então, quando 1978 chegou, o U2 estava ansioso para tocar. Eu dei a eles seu primeiro slot como banda de abertura com o XTC em outubro de 1978. Fiquei impressionada com sua atitude como uma banda jovem, e em maio do ano seguinte eu lhes dei outro slot de prestígio como banda de abertura com o The Only Ones - eles tinham ido muito bem com a recepção do público, alguns meses antes, então eu sabia que seria mais um show de invasão.
Depois disso, tiveram um faturamento igual em um line-up de quatro bandas com DC Nien, The Virgin Prunes e banda de Steve Rapid, Z; depois, faturaram o dobro que o DC Nien ou The Prunes - e então eles estavam sendo a banda principal, tendo bandas locais abrindo o show deles. Eu também os agendei, nos primeiros dias, para uma pequena série de shows que fiz em Thurles, então eu promovi uma dúzia de shows com eles no total.
Desde o começo, independentemente de qualquer coisa relacionada à habilidade musical, eles me pareceram uma banda que tinha "visão"; eles pareciam organizados, pareciam se importar em se conectar e impressionar seu público. Eles pensaram sobre o que estavam fazendo. Eles tinham uma adequada e planejada performance, e eles pareciam que queriam construir sobre isso - por exemplo, me pediram permissão para uma invasão de palco, pelo amigos de Dublin, para "Out Of Control", e esse tipo de coisa. E eles estavam sempre dispostos a conversar com os DJs de rádio locais de algumas das menores estações de rádio piratas - lembro-me de acompanhá-los a uma dessas entrevistas no quarto de um jovem rapaz em Cork. E eles eram caras muito legais para lidar, sempre respeitosos e educados.
O show em dezembro de 1980 foi mais um evento do que os anteriores - com o lançamento do álbum 'Boy', havia uma sensação deles terem chegado a um novo ponto alto em sua carreira. Mas eu sempre achei que eles eram voltados para a carreira e tinham a chance de ser bem-sucedidos, embora eu não pudesse imaginar que alguém tivesse alguma ideia de quão bem sucedidos eles poderiam ou viriam se tornar.
O campo do U2 na época consistia da banda em si e de Paul McGuinness; e naquele show de dezembro, pela primeira vez, seu agente Dave Kavanagh, que eu havia conhecido e gostado há anos como manager da Sacre Bleu. Toda a equipe técnica deles eram da minha turma do Kampus, e amigos, alguns dos quais foram trabalhar com eles - na verdade, o técnico de bateria Sam O'Sullivan e o técnico de som Joe O'Herlihy ainda estão lá 40 anos depois. Então eles sempre foram uma banda fácil de lidar. E eles obviamente tocaram nos shows do Kampus: uma das pessoas mencionou recentemente que ele encontrou The Edge e perguntou se ele se lembrava dos shows do Arc, e Edge disse "é claro". Essa foi a primeira vez que eles viram uma fila do lado de fora de um de seus shows. Eles haviam dado um passo em termos de profissionalismo no verão de 1980, tendo conseguido Dave como seu agente de agendamentos na Irlanda - essa foi a primeira vez que apresentei um contrato para eles. Naquele show de verão eles tinham Paul Morley e um fotógrafo da NME na cidade, o que deve ter tornado isso mais estressante para a banda, mas eles se deram muito bem naquela noite.
Eu sempre conversava com a banda. Bono especificamente fazia questão de entrar em contato. Eu também morava em Dublin naquele momento e todos nós ficaríamos no Country Club Hotel em Cork. Depois do show que estava sendo realizado um review por Paul Morley, eu dei à Larry e The Edge uma carona de volta para Dublin, e Paul McGuinness voltou de balsa com Paul Morley e o fotógrafo David Corio, junto com Bono e Adam.
Naquele ano, foram sempre nos shows do Kampus para nos quais os scouts A+R britânicos foram convidados, e houve uma grande progressão no profissionalismo em sua apresentação. Mas o show de dezembro de 80 foi novamente um passo adiante. Naquele estágio, eles estavam muito familiarizados com a minha equipe de palco e o técnico de som Joe Herlihy, então a banda parecia realmente em casa no Arcadia.
No geral, havia a sensação de que naquela noite o show foi um pouco 'evento'. Houve um bom burburinho - o Kampus era uma espécie de cena club, com um público regular, que aumentava nas noites de festa em particular, ou determinadas bandas visitantes. Foi também o último show antes do Natal, o que por si só teria acrescentado à noite. Acho que tivemos cerca de 1.200 pessoas, o que foi muito bom, maior que a média.
A resposta do público foi ótima. Há algumas fotos fantásticas do U2 tocando nos shows do Kampus, que mostram o quão entusiasmado o público estava. Mas, claro, isso foi apenas o começo de algo muito maior".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...