PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bono conta sobre o dia em que escreveu a letra de "Peace On Earth"

Quando o U2 lançou 'All That You Can't Leave Behind', Bono falou sobre as letras de algumas faixas do disco, e uma das composições foi muito marcante para ele: ""Peace On Earth" é tão pesada. Chamar uma canção apenas de "Paz Na Terra" é algo como uma torta de lama, não é? Você só quer saber onde esses caras estacionam seus carros. Eu gostaria dar um tapa em alguém por isso! Então tem que ser uma grande canção.
É uma pílula amarga para engolir e foi escrita literalmente no dia que explodiu a bomba em Omagh, logo em seguida. Ninguém podia acreditar na verdade. Na Irlanda, no noticiário das 6, quando eles lêem os nomes de todas as pessoas que morreram, a cidade parou completamente. As pessoas só estavam chorando. Em seus carros, na O' Connell Street, em todo o lugar. Realmente foi um trauma para a maioria das pessoas.
Porque não só era a destruição de vidas. Foi uma destruição do processo de paz, que tinha sido colocado junto com a fita adesiva, cola, tachinhas e muita fé. Parecia que foi destruído. Seria difícil descrever para pessoas que não eram irlandesas, o que nós sentimos aquele dia. Certamente foi um dos dias mais tristes na minha vida, fora as perdas pessoais. Nem acreditei que pessoas pudessem fazer aquilo. Não naquela época. No Natal, toda a 'paz na terra', boa vontade para todos os homens, se transformou em uma nota amarga.
Foi muito duro para ser um crente naquele Natal. Na canção, estão os verdadeiros nomes das vítimas da bomba... mas eu também tentei trazer de volta a Cedarwood Road, meu próprio crescimento lá, e minha própria violência, lembrando de tudo isso. Há uma vaidade lá: 'they say what you mock will overtake you/and you become a monster so the monster won't break you.' Eu coloquei alguns de meus próprios aforismos como se estivessem lá fora! É uma terrível traição como escritor, mas eu adoraria ter um deles lá fora, sabe?"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...