PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 31 de outubro de 2021

60 Anos de Larry Mullen Jr - Parte II


Hoje, 31 de Outubro, o baterista Larry Mullen Jr completa 60 anos de idade!

Ele é provavelmente o último membro do U2 que se esperaria encontrar em um filme. Mas após 36 anos como baterista, ele acabou no papel-título de 'Man On The Train', da diretora Mary McGuckian.
"Foi um pouco chocante", disse Larry Mullen, que inicialmente havia se inscrito para um pequeno papel. "Conversei com Mary depois de trabalhar no vídeo "Electrical Storm" com Samantha Morton. Achei que gostaria de tentar uma participação especial ou produzir um filme. Na verdade, foi algo que Bono me disse. Ele disse: 'Se você for vai fazer um filme, não importa o quão grande ou pequeno, se envolva com a produção. Então, se você for realmente um lixo, você tem alguma chance de proteger seu rabo'."
Por acaso, McGuckian, que já havia dirigido Robert De Niro, Harvey Keitel, Kathy Bates, Jennifer Jason Leigh e toda uma constelação de atores dramáticos de peso, tinha planos maiores para o ator em ascensão.
"Estávamos lá por algumas semanas quando ela me disse que eu era o homem do trem", lembra Larry Mullen. "Então, eu apareci e meu primeiro dia foi me apresentando com Donald Sutherland. E a cena eu deveria ensiná-lo à atirar. E estava com os braços em volta dele, tentando não pensar: 'Este é o cara isso fez 'Klute' e 'Don't Look Now''. Isso foi como um salto em algo profundo".
Não deve ter sido fácil tentar manter uma fachada zen cool em frente a um dos rostos mais expressivos do cinema.
"Não, não foi", disse Larry Mullen. "Donald realmente fala com seu rosto e o que ele pode fazer com ele. Acho que diz muito sobre ele que ele estava preparado para fazer um filme comigo. Ele me chamava de lado e me dizia para acelerar às vezes. Ou ele inclinava-se como seu pai faria e trocava uma palavra. Não deve ter sido fácil para ele. Deve ter sido como trabalhar com um baixista quando eles só sabem duas notas".
Larry Mullen foi caracteristicamente modesto sobre seu papel inovador, embora tenha ficado emocionado por ver o filme - repleto de suas contribuições para a trilha sonora - finalmente pronto.
"Esta é uma das coisas mais assustadoras que fiz artisticamente", disse ele. "Quando olhei para a cópia, pensei 'bem, é um pouco embaraçoso em alguns momentos, mas passei por isso e não fui mal. Não é constrangedor o tempo todo'. E se for só isso que disserem, ficarei feliz".
Ele sabia no passado quando a banda estava para atingir algo? 
"Você nunca pode ter certeza", disse Larry Mullen. "Aconteceu algumas vezes em nossa carreira quando nem notamos. 'The Joshua Tree' é um ótimo exemplo. Todas as nossas estrelas estavam alinhadas e não sabíamos disso. Há uma ótima história sobre Brian Eno tentando destruir o multitrack de "Where The Streets Have No Name" porque tínhamos passado tanto tempo montando-o que ele queria destruí-lo com uma lâmina. Foi um trabalho árduo. E então saiu e nós pensamos: 'Oh. Funcionou'. Ao passo que com algo como 'Achtung Baby', sabíamos que estava funcionando. Quando o atingimos, quando algo mágico aconteceu, nós sabíamos".
Ainda assim, se há uma coisa que sabemos sobre bateristas, é que eles gostam de ficar parados. Por que um quarto de um dos vários zilhões de bandas do planeta desejaria uma mudança radical de carreira? É uma loucura? Ou apenas masoquismo?
"Há um pouco disso", disse Larry. "Acho que eu queria mudar. Queria ter um tipo de conversa diferente. Eu queria, acho, sair e trabalhar com pessoas que não têm necessariamente os mesmos objetivos ou opiniões que eu. Parece egocêntrico. Mas tem mais a ver com ter estado em um lugar de sucesso por tanto tempo e não querer dar isso por garantido. A ideia de fazer algo onde você pode cair de bunda no chão não é algo que as pessoas geralmente querem fazer. Mas eu realmente senti que tinha que fazer".
Ele pensa em se aposentar mais cedo dos palcos?
"Ahhh, eu ainda quero manter o trabalho diurno, mas não quero ficar sentado por seis meses quando eles não estão em turnê ou gravando quando eu poderia produzir um filme nesse tempo. Eu preciso ser capaz de fazer outra coisa criativa. Fisicamente, meu corpo levou uma surra. Como estamos em turnê há todos esses anos, tive problemas da cabeça aos pés. Se um esportista está usando o mesmo conjunto de músculos, ele tem sorte de sair disso sem ferimentos duradouros depois de dez anos. Venho fazendo isso há muito tempo".
Ele está menos entusiasmado com a ideia de fazer parte de uma banda prestigiada que envelheceu.
"Você só pode fazer isso enquanto sua música for relevante e enquanto as pessoas ainda quiserem ouvi-la. O que os Rolling Stones fazem é excepcional porque eles têm um legado incrível de blues. Mas se estivermos em turnê aos 60 anos, gosto de pensar que será porque lançamos um disco que é bom o suficiente para uma turnê. Não quero ser um daqueles músicos que, quando outro da banda morre, sou um dos três que ficou em pé e se perguntando: "Bem, o que vamos fazer agora?""
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...