PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Daniel Lanois e outras revelações das gravações de 'The Joshua Tree' - Parte II


Passando para os sintetizadores, Daniel Lanois se deparou com outro aspecto de 'The Joshua Tree': a programação DX7 de Brian Eno.
"Brian tem alguns sons muito bons em sua máquina. Ele passou cerca de um ano apenas trabalhando em sons. Além disso, colocamos todos os sons DX7 em um Mesa Boogie, incluindo as sequências".
E isso tipificava a abordagem pouco ortodoxa de Daniel Lanois para gravação: a clareza cristalina do DX7 exigia que fosse utilizada uma unidade DI para ser reproduzido corretamente, então ele o alimentava por meio de um amplificador projetado para o excesso distorcido da guitarra de rock.
"Eu recomendo fortemente que as pessoas pelo menos tentem tocar um sintetizador por meio de amplificadores, porque você obtém essas peças peculiares de personalidade. Um alto-falante de 12 polegadas não é um alto-falante full range, então você obtém um som mais denso com um pouco mais de poke e soando um um pouco mais orgânico. É porque certas frequências soam mais alto do que outras. Além disso, colocar um equalizador gráfico entre o sintetizador e o amplificador e tentar microfones e salas diferentes pode gerar resultados interessantes.
Colocamos a sequência de bateria em "With Or Without You" através do amplificador porque soa mais como pessoas tocando em uma sala, ao invés de uma máquina. Não houve contestação entre ligar um DI e colocá-la no amplificador".
As áreas de sequenciamento e equipamento baseado em computador claramente não eram um tópico com o qual Lanois se familiarizasse facilmente, pelo menos não enquanto falava sobre isso em termos gerais.
"É apenas uma caixa de ferramentas, não é? Os sequenciadores, os samplers, drum boxes. Deve ser usada quando for aplicável. É uma questão de servir a música. Por exemplo, se você está procurando um clima de disciplina ou velocidade, então uma máquina pode oferecer a você muito mais fácil do que tocar ao vivo. É por isso que usamos um sequenciador no início de "With Or Without You", queríamos um sentimento de disciplina. E então, quando a bateria entra no meio do caminho, eles significam algo.
Eu acho que quando músicos e compositores estão verdadeiramente entusiasmados com suas ferramentas, bons resultados surgem. O Kraftwerk é um bom exemplo de um grupo que usa bem as máquinas.
Há uma rigidez lá, mas essa rigidez faz parte do clima que eles estão tentando transmitir. No entanto, ainda soa orgânico no final do dia. Não sei como eles fazem isso exatamente. Provavelmente tem a ver com o bom gosto dos operadores e que eles não dependem dessas máquinas para fazer tudo por eles".
Quando questionado sobre seus sintetizadores favoritos, a resposta inicial de Lanois não foi nenhuma surpresa para os conhecedores de seu trabalho.
"O Yamaha CS80 é um dos meus antigos favoritos. É o primeiro sintetizador polifônico e é uma coisa fantástica. Até hoje tem alguns dos sons mais incríveis. Estou continuamente impressionado com ele.
Nós o usamos no 'So', embora o Prophet 5 fosse o sintetizador principal. Peter Gabrielk tem um dos melhores sons que já conheci. Também gosto do pequeno Korg Poly 800II. É leve, você pode carregá-lo em um avião e tem alguns sons agradáveis. Para sons de baixo, eu gosto do Fairlight. Um som de baixo sampleado tem uma personalidade própria, não importa o que você faça com ele, é orgânico e vigoroso.
Lanois afirmou ali que seus planos para o futuro era "continuar fazendo discos que em dez ou vinte anos se destacarão como clássicos". Um álbum solo de Lanois também era uma possibilidade.
"Ainda escrevo material, mas quando você está tão ocupado trabalhando com outras pessoas, a tendência é deixar suas próprias coisas para mais tarde. Tenho algumas composições inacabadas em segundo plano. É principalmente música instrumental, embora possa se tornar canções . Um álbum instrumental seria fácil para mim agora, mas eu preciso fazer um exame de consciência e decidir se incorporo os vocais ou não".
Quem foi a pessoa que mais o influenciou?
"Minha mãe. Ela me ajudou a começar meu estúdio quando ninguém mais o faria. E um forte vínculo familiar tem sido o apoio mais importante. Sinto-me muito grato por ter isso neste mundo complicado. Quando criança, lembro-me de muito tocar violino e fazer sapateado durante reuniões de família. Quando você é jovem, isso causa um grande impacto. Pode realmente levá-lo a amar música e, no meu caso, comecei e fez isso minha vida. Durante a minha adolescência eu decidi: é isso, é isso que eu quero fazer".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...