PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 31 de outubro de 2021

60 Anos de Larry Mullen Jr - Parte I


Hoje, 31 de Outubro, o baterista Larry Mullen Jr completa 60 anos de idade!

Antes que seus colegas de banda o conhecessem, ele perdeu uma irmã mais nova, e depois que os quatro se tornaram amigos, sua mãe teve um acidente de automóvel fatal.
No início da adolescência, ele percebeu que era "uma pessoa muito agressiva, no sentido positivo. Eu gostava de bater em coisas. Eu bato em algo para viver".
Embora Artane fosse o lugar onde cresceu, Howth, onde ele foi viver, era o lugar "para escoteiros, pescadores e pegar namoradas".
Nos 45 anos desde que fundou o U2, ele teve a oportunidade de construir um repertório considerável de piadas relacionadas à percussão.
"O problema de estar em segundo plano", disse ele, "é que as pessoas meio que presumem que você é unidimensional. Todo mundo sabe sobre o guitarrista e o cantor. E o baixista tem o show mais legal de todos. Eles têm nobreza. Eles carregam a si mesmos como se pudessem estar na frente, se quisessem. Na próxima vida, quero voltar como baixista".
Então, mais uma vez, com sentimento: Como saber quando o palco está nivelado? "Porque o baterista está babando dos dois lados da boca", ele sorri. "Sim. Já ouvi todas essas. Mas elas me fazem rir".
Conhecendo Larry Mullen Jr , pode-se acreditar - da maneira mais gentil possível - que os bateristas realmente são diferentes. Por um lado, é difícil imaginar qualquer frontman mantendo a linha de Larry Mullen em autodepreciação. Ele não dá muitas entrevistas solo, diz ele, "porque ninguém quer ouvir o que o baterista pensa. Talvez eu não esteja muito confiante em minha própria capacidade de articular o que está acontecendo. E estou muito consciente de que às vezes, quando estou assistindo a uma entrevista com uma banda, nem mesmo eu quero ouvir o que o baterista pensa. Quero ouvir sobre a letra e a melodia. Esse é o creme. O que Adam e eu fazemos é a sustentação. Pode ser interessante para nós, mas não é tão bom quanto o creme". Ele ri. "Desculpe, provavelmente é uma analogia ruim".
Até agora, Larry Mullen Jr tem estado perfeitamente feliz em seu equipamento, à distância. Em turnê, ele raramente se aventura a frente, exceto obscurecido por um djembé ou bongôs. Ele vive, como um baterista, silenciosa e quase invisivelmente com Ann, sua parceira há 4 décadas, e seus três filhos, Aaron, Ava e Ezra.
"Eu sou absolutamente péssimo em ser uma estrela do rock", ele admite. "Sou uma das piores estrelas do rock que conheço. Adoro estar em casa com meus filhos. Não existe drogas. Não existe nem mesmo muito rock'n'roll acontecendo. Adoro ir para a estrada por um período curto de tempo. Mas eu simplesmente não sou um animal do rock'n'roll". 
Ele está feliz. Ele não anseia por nenhuma atenção adicional. "Você conhece o termo 'respingue em mim, eu também estou aqui'? Não preciso tanto disso", ele insiste.
Larry Mullen tem um timing mais preciso do que um computador, de acordo com o lendário produtor Brian Eno.
Eno fez a descoberta enquanto gravava com a banda depois que Larry Mullen rejeitou o uso de um click track para manter o ritmo.
"Eu estava trabalhando com Larry Mullen Jr. em um dos álbuns do U2", disse Eno à revista New Yorker. "Foi em 'All That You Can't Leave Behind', ou como quer que ele chame".
Larry Mullen achou que o click track estava um errado e insistiu que estava uma fração de segundo atrás do resto da banda. "Eu disse: Não, não tem como, Larry", lembra Brian Eno. "Todos nós trabalhamos nessa faixa, então deve estar certo". Mas ele disse: "Desculpe, simplesmente não consigo tocar".
Eno acabou ajustando o click para a satisfação de Larry Mullen, para manter seu bom humor.
Foi só depois que o baterista saiu, que Brian Eno verificou a faixa original novamente e percebeu que Larry Mullen estava certo: o click estava errado por seis milissegundos.
"A questão é", disse Brian Eno, "quando estávamos ajustando, uma vez eu coloquei dois milissegundos do lado errado da batida e ele disse: 'Não, você tem que voltar um pouco'. É absolutamente impressionante".
O incidente inspiraria Brian Eno a colaborar com o neurocientista David Eagleman na pesquisa sobre bateristas e "tempo cerebral".
"Essa história é verdadeira", concordou Larry Mullen. "Acho que eles encontraram algo em torno de sessenta e quarenta a favor dos bateristas e sua capacidade de captar o timing. É algo que alguns bateristas desenvolvem. Se algo estiver desafinado, eu ouvirei e se você colocar uma música no topo de algo que está fora do tempo, nunca vai chegar no tempo. Então Eno teve que me ligar e eu tive que dizer: 'Eu sei que eu estava certo'. Mas assim que Eno deixou o estúdio, ligou para seu amigo neurocientista. Apenas Brian Eno teria um amigo neurocientista".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...