PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

O escritor Joe Jackson, que trabalhou para a Hot Press, conta sua história sobre não gostar do U2 no início


O escritor Joe Jackson, que trabalhou para a Hot Press, e a história sobre não gostar do U2 no início:

"O que estou prestes a dizer pode levar à minha necessidade de aderir a um programa estadual de proteção a testemunhas. 
Isso certamente cancelará qualquer esperança que eu tenha de competir com Bono para se tornar presidente da Irlanda. Mas vou dizer assim mesmo: odiei o U2 desde o início. Não, deixe-me fazer isso direito, para que eu não seja processado por mim! Odiei o U2 no início.
Por que? Bem, no final dos anos 70, eu tinha uma barraca no Dandelion Market de Dublin, onde vendia fotos que tirei de estrelas do rock, como Boomtown Rats e Thin Lizzy, certo? Mas toda vez que aqueles quatro pirralhos - que, ironicamente e de forma bastante reveladora, uma vez se autodenominavam The Hype - tocavam no Dandelion, meus números de vendas caíam para quase zero. Obviamente, algumas crianças preferiram pagar 50 centavos para ver o U2 tocar em vez de comprar uma das minhas fotos fabulosas. Aposto que eles se arrependem agora.
Pior ainda, uma das minhas verdadeiras razões para estar no Dandelion era tentar pegar, ou ser pego por, garotas, então eu realmente fiquei puto com o fato de que todas elas pareceram desaparecer assim que o vocalista da banda - algum idiota que se batizou em homenagem a um aparelho auditivo, "Bono Vox" - começou a gritar. Na verdade, eu estava tão zangado e burro ou mesquinho e petulante que nunca cruzei o pátio para assistir o U2 tocar. Nem pense em dizer: "Imagine se você tivesse fotografado um dos shows!"
De qualquer forma, você pode imaginar meu horror cinco anos depois - um período que passei, aliás, ouvindo principalmente música clássica, de Bach a Schoenberg, e me iludindo pensando que poderia me tornar um poeta - quando comecei a escrever para a Hot Press e descobri que esses mesmos pirralhos eram agora incrivelmente divinizados pela maioria dos meus colegas. Realmente foi um caso de "Cristo, ninguém pode me livrar dessas pragas, U2!"
Mais seriamente, dado que meu primeiro "show" como um "crítico de rock" foi revisar o álbum verdadeiramente inovador de Scott Walker, 'Climate Of Hunter', isso me fez ver os discos do U2 até aquele ponto - LPs como 'War' e, o último deles na época, 'The Unforgettable Fire' - como pouco mais do que coisa de criança em comparação.
Da mesma forma, embora eu ame aquelas primeiras canções épicas que permanecem clássicas do U2, como "Pride (In The Name Of Love)" e "Sunday Bloody Sunday", no geral, muito de suas músicas, as letras de Bono e, na pior das hipóteses, às vezes até seus "gritos estentóreos" irritantemente egoístas, como já foi chamado, me impressionou como "som e fúria / nenhum significado", para citar Shakespeare. Então, não, eu não me juntei àquele fã-clube gigante do U2 chamado Irlanda na época.
Mas então, em 1987, eles lançaram o magnífico álbum 'The Joshua Tree', com pelo menos uma faixa, "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que instantaneamente se tornou um hino meu, e eu rapidamente reverti muitas das minhas críticas à banda e devorei mais do que a quantidade necessária de humildade.
Mesmo assim, minha repulsa pela divinização das estrelas do rock - que se originava em grande parte do fato de que, quando menino, eu mesmo praticamente divinizava Elvis Presley e fiquei profundamente desiludido ao saber, no dia em que ele morreu, que ele tinhas sido "um viciado em drogas" - ainda me fez brincar a certa altura, para Niall Stokes, editor da Hot Press: "Esta revista é pouco mais que um boletim informativo do U2, e cada vez que Bono peida você chama isso de arte!" Então, sem dúvida soando tão irritantemente egoísta quanto a voz de Bono às vezes soava para mim, eu acrescentei: "Eu sou o único jornalista aqui que não está perdido na bunda coletiva do U2?"
Tudo isso explicaria por que, nos primeiros seis anos de minha carreira, eu me recusei a escrever sobre, e não queria ter nada a ver com o The Hype, desculpe, U2. Na verdade, apesar de ser, indiscutivelmente, um dos críticos de música mais proeminentes da Irlanda naquela época, fazendo uma entrevista musical semanal para o The Irish Times, resenhas quinzenais para o The Arts Show na RTE Radio One e entrevistador sênior para Hot Press, eu nem estava na lista de discussão do U2! O que significa nada de CDs, camisetas, viagens de imprensa para Las Vegas e assim por diante. Eu sou estúpido, alguns podem ter dito, e alguns dias eu poderia ter concordado!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...