PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A morte de Elvis Presley fez Bono "manter um controle" de suas próprias indulgências?


O escritor Joe Jackson, que trabalhou para a Hot Press, conta sobre seu encontro com Bono no Factory Studio em 1993:

Mais especificamente, enquanto Bono e eu estávamos discutindo aquela faixa gravada com Johnny Cash, ele fez um comentário que parecia "se referir criteriosamente à minha paixão por Presley, Sun e talvez meu ceticismo em relação à divinização do U2". Bono me disse: "É muito longe de Memphis, mas é a mesma lama!" e eu entendi.
No entanto, muito do que Bono e eu conversamos naquele dia foi esse tipo de conversa de fã de rock. Mesmo assim, o cara também me deu mais do que alguns insights sobre sua psique. Por exemplo, depois que perguntei se ele "concorda com a vertente do pós-modernismo que sugere que a arte no século 20 deve refletir um mundo que abandonou o conceito de uma força unificadora como Deus", que foi "atomizada para a maioria das pessoas, como na arte de Picasso, pós-Guernica", ele respondeu: "Não, porque para mim, o estado de fluxo, que domina os tempos modernos, é um bom lugar para se estar. E embora o conceito de Deus, para mim, pessoalmente, não tenha sido atomizado, e tenho fé, estou não tentando defini-lo claramente neste ponto".
"Mas você definiu sua fé em um ponto fundamental, se não fundamentalista, cristão, não é?"
"Você passa por fases em sua tentativa de descobrir no que você acredita. E houve um período no início dos anos 80 em que vivíamos uma vida muito mais ascética e adquirimos uma grande base nos fundamentos do que o cristianismo poderia ser. Não foi o cristianismo com o qual eu cresci vagamente, particularmente católico ou protestante, era mais a vanguarda do cristianismo, e estou feliz por ter essa base. Mas lembro-me de McGuinness me dizendo, naquela época, 'Olha, não tenho certeza se compartilho da sua fé, mas sei de uma coisa. Sei que é a pergunta mais importante para você e que, como artista, escritor, é algo que você vai ter para abordar da maneira que você achar melhor. E se o fizer, eu sei que você receberá um monte de pauladas, mas vá em frente'. E nós fizemos isso. E conseguimos um monte de pauladas".
Eu apreciei o fato de Bono ter tido tempo para me rastrear, agradecer pela nossa entrevista e dizer que ele "adorou". Ele obviamente adorou, porque logo depois, como se Bono realmente fosse pelo menos um Paddy Moses me dando a chave da Terra Prometida do U2, acabei entrevistando sua linda e graciosa esposa, Ali. Então ele disse a Adam Clayton que eu era "totalmente confiável", o que o levou a outra entrevista exclusiva para o mundo, desta vez com a então noiva de Clayton, Naomi Campbell.
Não apenas isso. Durante um período em que o U2 "não deveria estar dando entrevistas", Bono me convidou para sua casa e me deu uma entrevista para um livro que eu estava escrevendo sobre Elvis, leu um primeiro rascunho e até recomendou uma mudança de palavra para um de meus poemas. Quão surreal foi isso? Ter Bono sugerindo uma "correção" em uma poesia que escrevi aos 21 anos e me dizer que poderia "se relacionar facilmente com" seu tema de "não pertencer".
Na verdade, aquele poema, chamado If I Can Dream, foi minha resposta à música de Elvis com o mesmo nome - minha música tema absoluta - então, durante nossa entrevista, fiz a Bono uma pergunta que fiz a muitas estrelas do rock e que sempre queria perguntar a ele. Ou seja, a morte de Presley o fez "manter um controle" suas próprias indulgências?
"Não. Porque ainda quero para a minha música e vida uma totalidade que não acredito que Elvis tenha. Tive uma conversa com Jerry Lee Lewis há muitos anos e sempre senti que ele era um homem que tinha essa dualidade motriz, como o momento em que ele nas sessões: 'Essa é a música do diabo, eu não vou conseguir'. Ou ele está no coro da igreja ou descendo a rua, são dois extremos que não podem ser resolvidos. Essas pessoas acharam muito difícil, por causa da surra que receberam do Cinturão da Bíblia, mas eu tive a experiência de um crescimento espiritual sem ser molestado, então posso viver de uma maneira que estas pessoas não podem. Eu entendo, eu acho, um pouco melhor, esses dois impulsos e como eles são um paradoxo; eu me sinto confortável para conviver - a vida espiritual, a vida sexual. E assim, para responder a sua pergunta, o único incentivo que recebo disso é "não cometa esse erro" de ser guiado por essa ideia de que você não pode ter tudo, porque você pode. E isto é, ser inteiro".
Lendo aquela citação novamente, em 2010, especialmente tendo em vista que Bono agora é um homem ao invés de um mero rapaz de 33 anos, eu percebi que talvez eu gostaria de atualizar sua história, nesse sentido. No entanto, não posso. Por que? Digamos que algumas semanas depois de deixar o The Irish Times e entrar para o Independent, perdi as chaves da Terra Prometida do U2!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...