PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Como 'Achtung Baby' e Bono conquistaram o escritor Joe Jackson, que trabalhou para a Hot Press, e que não gostava do U2


O escritor Joe Jackson, que trabalhou para a Hot Press, continua sua história e conta como passou a gostar do U2 e Bono:

"Mas então veio 'Achtung Baby', que, na verdade, foi o álbum que quase me fez dizer a Niall Stokes e Dave Fanning, que parecia compartilhar o papel de presidente rotativo da U2 Appreciation Society: "Vocês estão certos, o U2 é o deus do rock!" 
Quase. Mas não exatamente. De fato, quando li o review previsivelmente incandescente de Fanning sobre o álbum - em uma página do The Irish Times que também me incluiu descrevendo como uma "estratégia de marketing particularmente agressiva" a decisão da banda de fazer seu single, "The Fly", disponível por apenas três semanas - eu o descartei pensando: "Bem, o que mais você esperaria de Dave?"
No entanto, quando realmente ouvi 'Achtung Baby', percebi que Fanning acertou de várias maneiras. Em nenhum lugar melhor do que quando ele disse, embora desajeitadamente, "muitas das canções do álbum devem indicar que Bono assumiu um tom conturbado e auto-revelador". Essas foram exatamente as mesmas ressonâncias que me fisgaram desde o início.
Particularmente em termos de canções verdadeiramente atemporais como "One", que Wayne Studer em seu livro 'Rock On the Wild Side' mais tarde sugeriu que fosse "escrita da perspectiva de um jovem gay com Aids conversando com seu pai", um ângulo que eu sintonizei desde o início, sem essa referência de Aids, admito. Ou, "So Cruel", que Bono diz que escreveu para Roy Orbison, mas canta - com uma voz que é desprovida de todas as poses - e soa mais para mim como meu antigo herói, Scott Walker. Ou "Love Is Blindness", onde as linhas da guitarra do Edge são uma oração que dá forma perfeita à fome sexual / espiritual que está na alma de 'Achtung Baby'. Talvez até a alma do U2. Em outras palavras, 'Achtung Baby' continua sendo a obra-prima incomparável do grupo.
Eu amo especialmente, por razões que eu não gostaria de exagerar, a frase de abertura de Bono da música, "Who's Gonna Ride Your Wild Horses" - "You're dangerous because you're honest". Então, com essa linha lírica como minha luz guia, vamos passar para o próximo álbum do U2, que foi, em comparação, devo dizer honestamente, uma porcaria relativa, no geral.
Infelizmente, aquele álbum, 'Zooropa', por acaso também foi o álbum do U2 que ajudei a apresentar ao mundo. 
Me ofereceram uma entrevista com Bono! Mais do que isso, é uma "exclusividade mundial sobre seu novo álbum", uma oferta que, claro, me levou a brincar: "Então, os filhos da puta pensam que podem me conquistar com uma exclusividade mundial, não é?" Mas também não sou totalmente estúpido e percebi que dizer "Não, obrigado, não estou interessado", para o editor em questão, teria parecido, para ele, como eu ouvir um arbusto em chamas dizer: "Moisés quer dar a você a primeira leitura dos Dez Mandamentos, você está pronto para isso?" e eu responder: "Não, prefiro ficar aqui e brincar com o bezerro de ouro!" Então concordei em entrevistar Moisés, desculpe, Bono.
Mas você sabe o que é ainda mais constrangedor? Aqui, devo admitir que, desde o momento em que nos conhecemos, ele me impressionou profundamente. A entrevista aconteceu no The Factory, onde o U2 estava mixando seu álbum ainda sem título e Bono, que logo completaria 33 anos - "a mesma idade de Jesus foi crucificado!" ele me lembrou de maneira reveladora em um ponto - e parecendo cansado e nervoso ao mesmo tempo, deu-me um aperto de mão firme e um olhar que reconheci, apenas porque era um que costumava usar no início das entrevistas, e parecia dizer: "Vamos ao que interessa". Então, nós fizemos.
Depois de me dizer que o U2 tinha feito a maior parte de sua música mais recente "de modo improvisado", Bono sugeriu que "fizéssemos a entrevista da mesma maneira, como um rap jazz" e, encantado com esse desafio criativo, joguei pro lado minha lista de perguntas preparadas e respondi: "Por que não?" Então, alimentando-nos um do outro por não menos que duas horas e meia, começamos a improvisar, embora tudo o que ele planejasse originalmente fosse "tocar algumas faixas e parar depois de uma hora".
Eu também fiquei, como eles dizem, impressionado - e, novamente, me identifiquei com o desejo de Bono de se conectar, comunicar verdades fundamentais. E ele, por sua vez, inexplicavelmente, não conseguia acreditar o quão interessado eu estava "no processo criativo", como se eu não estivesse!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...