PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 2 de junho de 2023

The Edge revela os segredos por trás de 'Songs Of Surrender' do U2 - 2° Parte


Houve um violão em particular que realmente guiou sua abordagem ao longo do projeto?

Eu tenho comprado alguns violões vintage, e alguns deles são absolutamente incríveis. Tipo, esses violões dos anos 40 têm um som tão puro e minimalista, mas são tão musicais. Essa foi uma grande revelação. Estando tão acostumado com esses grandes violões dreadnought, pensei que esses violões menores tinham muita personalidade.
Havia um violão em particular que era meu predileto, um Martin 0-18 de 1947, e é uma beleza. Eu estava com meu filho, Levi, no McCabe's em Santa Monica. Ele estava comprando um pedal, e eu estava olhando para este violão em um case. Eu estava tipo: "Mmm, você se importa se eu experimentar este violão?" Eu instantaneamente me apaixonei por isso.
Além disso, eu estava tentando encontrar maneiras de adicionar outros sons um pouco mais percussivos, então desenterrei um velho dulcimer martelado no fundo de um armário. Eu nunca tinha tocado, então estava aprendendo a tocar essa coisa. Isso foi muito divertido.

Conversando com a Melissa Manchester, que também regravou algumas músicas do catálogo dela, ela disse que uma das razões para fazer isso foi, depois de cantar essas músicas por quase 50 anos, ela sentiu que havia crescido nelas. Você teve um sentimento semelhante sobre suas próprias músicas?

Sim, acho que isso aconteceu. Também acho que isso nos deu inspiração, em alguns casos, para novas letras. A essência da música parecia mais relevante dessa perspectiva. Como em "Sunday Bloody Sunday", quando chegamos ao último verso, Bono disse: "Acho que há um verso melhor aqui". Então agora essa música tem um novo verso final.
Com o benefício de um pouco de tempo desde quando a letra dessa música foi inspirada pela primeira vez, da segurança da paz que agora desfrutamos na Irlanda, poderíamos nos dar ao luxo de ser um pouco mais diretos. Sem ser aberta, essa letra agora aborda um pouco da história e dos incidentes que inspiraram aquela música que provavelmente não teríamos nos sentido confortáveis em abordar na época.

Uma vez você disse que, se estivesse tendo problemas para escrever uma música, aumentaria os efeitos e veria aonde eles poderiam levá-lo. Foi um desafio reaproximar as músicas sem esses efeitos?

Na maioria dos casos, acho que consegui usar os temas musicais das gravações originais, mas os abstraía. No caso inicial, provavelmente estávamos lutando para encontrar algo com poder temático que conduzisse a música e apoiasse os vocais. Aqui é o contrário. É como: "quanto podemos tirar?" Foi menos pressão, de certa forma. Ainda estávamos sendo criativos, mas não havia sentido de que não havíamos chegado com uma música que não se sustentava sozinha.
Acho que talvez tenhamos nos inspirado pelo que estávamos passando com o lockdown, onde toda a sua vida foi reduzida ao mínimo. É o que estávamos fazendo com nossos arranjos musicais.

Obviamente, você tocou canções acústicas no passado, mas neste álbum seu foco é apenas nisso. Como guitarrista, isso apresentou alguns novos desafios do ponto de vista técnico?

Definitivamente. Eu toquei seis cordas e toquei 12 cordas e um pouco de violão espanhol. Eu toquei um belo violão flamenco antigo que foi feito para mim por Lowden. Sim, eu realmente tive que me aprofundar. Mas o que isso também fez por mim foi que me deu uma verdadeira apreciação pelos grandes violonistas, junto com algumas das técnicas que não domino. Certas técnicas de palhetar – vou adorar ser um estudante novamente e me tornar mais versado nisso. É um mundo fascinante. Não pretendo ser um mestre nessas áreas, mas sou um grande fã.

É impressionante as músicas que você tocou, mas também uma surpresa algumas que você não colocou, como "Bullet The Blue Sky" e "The Electric Co." Você as experimentou, mas não gostou como elas soaram?

Nós não tocamos "Bullet The Blue Sky", não. Houve algumas que, por um motivo ou outro, não tínhamos certeza de encontrar um novo lugar. "Running To Stand Still" – Achei que já estava em uma forma simples, então não sabia se encontraríamos um novo ângulo ali. Com "Bullet", acho que não chegamos a isso. Acho que talvez tenhamos sentido que já havíamos feito muito desse álbum. Já havíamos conseguido algumas de 'The Joshua Tree'. Também foi um dilema não se concentrar excessivamente em um ou dois álbuns.
Algumas foram um desafio no bom sentido. "Beautiful Day" e "With Or Without You", nós tentamos de várias maneiras; nós as experimentamos de forma muito orgânica, e então, particularmente "With Or Without You", pensamos que deveríamos ser muito abstratos. Foi um processo divertido.

Quando se foi ouvido sobre o projeto, mas não havia uma lista de faixas, o normal era pensar: "De jeito nenhum eles farão "The Fly". A original é uma música de guitarra elétrica psicodélica.

Ela é.

Mas você acabou fazendo e transformou em uma peça muito mais sombria.

O grande avanço dessa música foi que decidimos que não teríamos um violão solo; teríamos apenas dois baixos, então Adam e eu tocamos. As duas apresentações de baixo se juntam para fazer desta uma versão muito diferente de "The Fly". Como você disse, é meio psicodélica, mas tem uma qualidade sombria. Eu amo isso. Novamente, com os solos, é como: "o que você faz com isso?" O dulcimer veio muito a calhar.

Em alguns outros solos, no entanto, como em "Until The End Of The World" e "Sunday Bloody Sunday", você fica bem próximo de como os tocou originalmente.

Sim.

Você tentou de outra maneira primeiro?

Não sei. Nesses casos, apenas senti que eram algumas das principais ideias temáticas. Veja "City Of Blinding Lights": mantivemos alguns daqueles grandes ganchos de guitarra, mas agora eles são tocados de uma forma diferente. Com algumas, fiquei feliz em manter as ideias originais, mas com outras, era óbvio que algo novo tinha que acontecer. Em "Out Of Control", toda uma nova ideia de solo aconteceu espontaneamente.
Não havia regras com este projeto - essa era a grande coisa. Bono causou um grande furor na mídia recentemente quando admitiu que algumas de suas primeiras gravações vocais foram uma fonte de certo embaraço para ele. Você pode ouvir a tensão em sua voz. Lembre-se, nunca nos ocorreu naqueles dias diminuir a nota para melhor ajustar seu alcance.
Hoje, com cada arranjo, pudemos perguntar: "Como você quer o pitch neste?" Eu tenho um alcance vocal semelhante ao de Bono, então pude dar palpite do que funcionaria para ele. Era como adaptar as músicas para adequá-lo como cantor. Neste ponto de sua vida, acho que ele é um melhor intérprete de canções do que nunca. Esse era o objetivo final: servir a música servindo ao cantor.

Você é o cara do equipamento. Nesse projeto, você aprendeu algo novo sobre microfonação de violões?

Muitas vezes, eu fazia uma rápida demo acústica inicial em casa. Se eu estivesse em Dublin, estaria ao piano. E, para minha surpresa, os engenheiros ocasionalmente diziam: "Uau, isso é incrível. Como você conseguiu esse som?" Acho que foi porque eu tinha alguns microfones muito bons. Encontrei este da Aston, um microfone inglês que está atualmente em produção. É um microfone de som muito bom para violões. Algumas dessas gravações que fiz acabaram no álbum. Era esse tipo de projeto. Algumas delas foram feitas em um estúdio de gravação adequado em Londres, mas algumas foram literalmente gravadas no meu quarto.

Agora que você passou um tempo considerável focado no violão, você acha que pode voltar a explorar novos sons na guitarra com uma nova atitude?

Eu tenho a resposta para isso. Tenho trabalhado muito em novas músicas para guitarra e estou muito animado com isso. É naquele estágio de protótipo onde... quem sabe? Mas a resposta para a pergunta é "sim". Estou me sentindo pela primeira vez em pouco tempo muito animado com a guitarra elétrica novamente. Talvez seja algo a ver com o lockdown, tendo tempo e não tendo muita coisa para fazer. Para mim, essa foi uma oportunidade tão criativa.

Se não fosse pelo lockdown, você teria feito esse enorme projeto acústico?

Nunca saberemos, não é? Tínhamos que tirar uma folga. Terminamos nosso último show na Índia em dezembro de 2019. Voltamos para casa e quase imediatamente o mundo virou de cabeça para baixo. Esse tempo teria sido gasto trabalhando em ideias e novas canções em estágio inicial. E nós fizemos. Temos muito material excelente em andamento.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...