PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Diretor Morgan Neville explica 'Bono & The Edge: A Sort Of Homecoming' - Parte I


Não foi difícil para o documentarista vencedor do Oscar Morgan Neville assumir um projeto sobre o U2. A magia que acontece em 'Bono & The Edge: A Sort Of Homecoming' da Disney, pode ser encontrada tanto nos detalhes quanto nos felizes acidentes ocorridos durante as filmagens.
Em uma conversa com o Awards Daily, Morgan explica sua abordagem ao filme, seu amor pela banda e o que ele e sua equipe fizeram para tornar o filme muito menos convencional do que precisava ser.

Awards Daily: Parte do que está acontecendo agora com a própria banda é uma espécie de reintrodução pós-pandemia ao público com o álbum, o show em Las Vegas e o especial da Disney. Você sentiu alguma responsabilidade extra por fazer parte dessa reintrodução?

Morgan Neville: Na verdade não. Eu não estou vindo de onde eles estão vindo. Eles têm todas as suas próprias razões pelas quais querem contar sua própria história. Eu acho que se não fosse a pandemia, esse momento não estaria acontecendo assim. Eles provavelmente teriam um álbum de novas músicas primeiro e The Edge provavelmente nunca teria empreendido o projeto 'Songs Of Surrender'. O livro de Bono estava em andamento há muito tempo, então acho que isso aconteceria de qualquer forma. Quando começamos, eu sabia que o livro de Bono estava acontecendo, mas tudo parecia meio distante e, em retrospecto, parecia que havia um plano acontecendo. Eu realmente apenas tento me concentrar em como contar a melhor história que posso meio que no vácuo. O que tive a sorte de fazer é pegá-los em um momento em que eram retrospectivos. Como diz Edge, não é seu equipamento favorito porque ele é o Sr. Futuro. Mas foi uma chance de fazer algo diferente. Foi diferente em muitos aspectos. É diferente do que eu normalmente faço, e é diferente do que Letterman normalmente faz, e é diferente do que eles fazem. Não sei bem como chamá-lo. É parte filme concerto, parte talk show, parte documentário. É um híbrido estranho de coisas e isso foi assustador, mas no final das contas totalmente recompensador.
Eu sinto que foi um desafio de culinária em que alguém entrega a você alguns ingredientes aleatórios e diz para fazer algo delicioso. Tudo o que eu sabia é que estava pronto para aceitar o desafio. Quando recebi a primeira ligação sobre isso de Justin Wilkes, da Imagine, já estava dentro quando ele terminou a primeira frase. Eu cresci um fã do U2 e um fã do Letterman. Acho que também foi um desafio criativo de como fazer algo que pareça único e diferente e reunir todas essas pessoas. Falei com Dave ao telefone, conversei com a banda. Então eu fui e sentei com Dave e nós apenas tivemos uma conversa de duas horas onde eu tive acesso ao seu cérebro em tudo, desde qual música estava em seu telefone até qual foi o primeiro disco que ele comprou, e o fato de que ele tocou bateria na faculdade e seu relacionamento com a banda. Uma das coisas que veio à tona foi que Dave realmente não entendia a Irlanda ou as raízes de nada disso. Bono deixou claro desde o início que eles poderiam fazer isso em qualquer lugar, mas havia apenas essa ideia de talvez mostrar a Dave seu território. Isso instantaneamente para mim se tornou uma estrutura para tudo isso. É a viagem de Dave à Irlanda. Quando estreamos o filme, para mim, estava tentando mudar o paradigma de Dave passando de apresentador a convidado e tentando fazer isso funcionar, e isso funcionou como um encanto. Devo dizer que estávamos todos nervosos. Dave estava nervoso. A ideia era realmente fazer algo diferente de seu show e fazer algo diferente de tudo e fazer um show.
Basicamente acabei pensando que havia três pilares sobre o que era o projeto. Era sobre o relacionamento entre Bono e Edge, era sobre a música deles e era sobre a perspectiva de Dave sobre a banda na Irlanda e sua viagem. Depois que resolvi isso, ficou muito mais fácil. Há grandes partes da história deles que eu amo, como 'Achtung Baby' e todos os projetos de expatriados e tudo mais. Eu amo essas coisas, mas isso não fazia parte dessa história. Foi uma chance de brincar com a curiosidade de Dave. Conversamos muito antes de cada entrevista sobre o que iríamos discutir. Consistentemente, Dave fazia sua lição de casa, mas me surpreendia em entrevistas, trazendo à tona coisas sobre as quais nunca havíamos conversado, como o Super Bowl. Dave trouxe isso à tona e acabou sendo um momento realmente poderoso na história deles. Fiquei feliz por podermos revisitar aquele momento. Então, foi algo que nos tirou um pouco da zona de conforto, mas acho que estamos felizes pela viagem.

Awards Daily: Isso poderia ter sido apenas um comercial para o U2, mas é muito mais do que isso. Você pensou nisso quando estava fazendo isso? Como evitar que isso pareça algo do tipo teaser?

Morgan Neville: Ah, totalmente. Não é isso que eu faço. Eu apenas penso em mim mesmo tentando contar a melhor história que posso. Eu penso que há uma referência que Dave fez ao fato de que há um álbum saindo. Fora isso, acho que não há nenhuma outra menção ao álbum ou nada disso. Mais uma vez, isso não estava realmente em minha mente quando comecei a fazê-lo. O que eu realmente percebi foi esse relacionamento entre esses dois caras, que é tão incomum. Já fiz muitos projetos musicais e lidei com pessoas que estão em bandas há muito tempo. Normalmente, quando você está em uma banda, você começa quando é adolescente e fica preso a uma espécie de relacionamento adolescente pelo resto da vida e sente isso. De alguma forma, esses caras não. É realmente único pelo que vi em minha experiência. Eu acho que eles realmente gostam mais um do outro agora, estranhamente. Parte disso é que eles reconhecem o quão perfeitamente eles se complementam. Mesmo quando começamos a falar sobre o show e como iríamos fazê-lo, estávamos no Zoom e Bono estava lançando todas essas ideias malucas. Ele disse que eu tinha que correr e Edge disse ok, bem, aqui está o que realmente vamos fazer. Eu senti como oh, é assim que essa banda funciona. Bono joga muita coisa no ar com muitas ideias mágicas e então Edge é deixado para resolver o que é realmente possível.

Awards Daily: Os fãs do U2, os tipos realmente hardcore, podem ser muito sensíveis. O fato de Adam e Larry não fazerem parte do projeto, por motivos realmente legítimos, obviamente, criou um tipo de reação. Isso afetou você em termos de como você estava filmando?

Morgan Neville: Tornou tudo diferente. Também sou fã de Adam e Larry. Eu sou um grande fã do U2. Não para tirar a importância de Adam e Larry, mas eu sinto que o motor da composição realmente se resume a Bono e Edge. Sou um grande fã de composição e fiz muitos projetos sobre canções e composições e acho que foi uma chance de personalizar um pouco mais a história. Na verdade, acho que parte do motivo pelo qual o U2 geralmente não é visto da maneira como os Stones ou os Beatles ou muitas outras bandas são vistas como equipes de composição é que eles são esse tipo de quarteto de compositores e são tão fortes ao vivo como banda. Eles são uma banda de som tão forte que eu sinto que a composição pode se perder. Eu direi às vezes que acho que é culpa deles também. Acho que às vezes eles perdem um pouco o fio. Não sei se eles concordariam comigo.
Quando estávamos conversando sobre as escolhas de músicas para fechar o especial, Bono havia sugerido "Invisible" e eu não tinha certeza. Voltei e ouvi a versão original e ainda não amo a versão original de "Invisible". Mas o que eles fizeram com ela é uma das minhas músicas favoritas agora. Isso sempre foi uma coisa com o U2. Essas músicas você pode cantar em volta de uma fogueira ou não? Às vezes, eles sentem que não há como você conseguir, mas então você entende que não, há uma música brilhante escondida ali. Na maioria das vezes, há uma música brilhante escondida dentro de cada música do U2. Às vezes é mais aparente do que outras. Foi essa coisa de simplificar que me pareceu emocionante. Ao torná-lo menos um projeto democrático de quatro vias do U2, apenas nos permitiu ficar um pouco mais microscópicos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...