PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 26 de junho de 2022

O que foi aprendido com Bono no Desert Island Discs - Parte II


5. Os primeiros ensaios do U2 foram difíceis – mas o baterista os salvou

Em setembro de 1976, Bono fez um teste para uma banda com o baterista Larry Mullen Jr, com The Edge que tocava guitarra e Adam Clayton, o baixista.
"Larry postou uma nota no quadro de avisos da Mount Temple. É uma escola gratuita, não-confessional, uma escola bem experimental, então pessoas elegantes podem conhecer pessoas não tão elegantes - como eu. E Adam aterrisou lá.
Ele foi expulso de um internato chique e ele entrou e as pessoas estavam dizendo 'Opa, uau, quem é esse?' E ele dizia: 'Onde é a sala de fumantes?' Que sala de fumantes?'
Edge estava com ele porque ele era seu amigo, e Edge, portanto, não nos disse que Adam não podia tocar. Mas Larry podia, e apesar de sermos uma porcaria, foi simplesmente brilhante.
O barulho, o som de uma bateria de verdade, a prata e o ouro dos pratos, o som orquestral desses pratos. Você sabe, uma espécie de extraordinidade desafinada, ainda era extraordinário e mesmo quando finalmente conseguimos um contrato com uma gravadora, ainda estávamos com muitos, muitos erros".

6. A campanha de alto perfil de Bono às vezes levava a conflitos com seus companheiros de banda

"Foi muito difícil para a banda me ver em determinada companhia", diz Bono. "Eles ficaram aflitos, mas eles me deram sua bênção. Lembro-me de Edge muito no começo me dizendo 'mas, por favor, não o senador Jesse Helms', que era uma espécie de incendiário de direita", explicou Bono.
O falecido senador norte-americano Jesse Helms havia introduzido uma legislação para proibir o uso de financiamento do governo central para material educacional sobre HIV/AIDS que pudesse "promover atividades homossexuais", mas depois apoiou a educação e os cuidados com a AIDS na África.
"Ele foi muito prestativo", explica Bono, "E Edge disse: 'Mas você nunca o convidaria para um show do U2 não é?', e eu disse: 'Sim', e ele veio com sua esposa.
Ele me deu a bênção como disse, se arrependeu da maneira como falou publicamente sobre a AIDS nas escadas do Senado.
Há uma foto de Edge se esquivando dele no backstage. Mas você não precisa concordar com tudo e com todos, se a única coisa em que você concorda com eles é importante o suficiente".

7. A escolha final de Bono no Desert Island Discs vem de uma banda que foi uma influência vital no início

"Lembro-me de conhecê-los em nossos 20 anos e lembro-me de pensar onde quer que estivessem, onde quer que estivessem sentados, onde quer que estivessem hospedados, em qualquer cidade em que estivessem tocando, eles estavam inteiramente no totalmente.
Pouquíssimas pessoas conseguem ter um som e acho que no U2 nós conseguimos ter certas cores do espectro que possuímos, ou certos sentimentos que eu acho que são nossos. Bem, alguns deles são [desta banda].
Você sentirá um pouco do antigo U2 nisso e aprendemos com eles".
A música é "Someone Somewhere (In Summertime)" e a banda é o Simple Minds. É uma música que Bono sente que expressa uma grande esperança, algo que ele iria querer com ele se fosse náufrago em uma ilha deserta.

8. A vida sozinho na ilha lhe dará muito tempo para praticar violão

A escolha de um item de luxo de Bono é um violão – um violão espanhol que foi um presente de sua sogra.
E ele diz que pretende melhorar sua forma de tocar, lembrando que tem lutado com o instrumento nos últimos anos depois de lesionar os dedos em um acidente de bicicleta.
"Lembro-me de dizer à banda após o acidente: 'Acho que não sei tocar guitarra mais. E eles estavam olhando para mim [dizendo] 'Quando você soube?'", ele ri.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...