PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 13 de março de 2022

62 Anos de Adam Clayton - Parte II


Adam Clayton completa hoje 62 anos de idade, e tem agora mais de 45 anos de carreira tocando em uma das maiores bandas na ativa, um grupo de amigos de infância que uniram forças para dominar o mundo da música. 
Parte do sucesso do U2 resulta de sua incansável exploração de novos terrenos – estilos tão variados quanto punk, R&B e eletrônica. Uma banda que mudou sua trajetória sonora muitas vezes em seu caminho.
"Não tenho o tipo de técnica que me permite passar ideias rápida e facilmente. Sou instintivo quando se trata de procurar um som diferente. Eu começo com o oposto do que eu sinto que já foi feito antes, e muitas vezes isso é algo que eu não acho fácil de interpretar. Então, a partir dessa posição extrema, eu a trago de volta ao centro e gradualmente a refino até ficar mais normal ou convencional. Se você começar no lugar óbvio, é muito difícil entrar em um novo território.
Eu sempre tenho um ponto de partida na minha cabeça. Muitas vezes é como eu ouço a bateria. Quando ouço uma parte de bateria, reajo instintivamente: ou empurrando contra ela, passando por baixo ou contornando-a. Baixo e bateria precisam ter química – para falar um com o outro.
Às vezes fico um pouco frustrado por sempre tocar eighth-notes. Mas no final do dia, tocamos músicas ao vivo, e é isso que funciona. As eighth-notes conduzem a banda, são propulsivas e formam uma base para o que Edge e Bono estão fazendo. Há muitas maneiras diferentes de fazer isso.
Se estou preocupado com outras coisas antes de entrar no palco, não é uma coisa boa. Seu estado emocional antes de subir ao palco pode determinar o resultado do show, e é crucial continuar no estado de espírito certo para projetar confiança. Eu gostaria de poder ser mais específico, mas apenas limpo minha cabeça e foco.
Geralmente procuramos músicas rápidas para nossas apresentações. Midtempo é um inferno - você não pode ter um log-jam dessas músicas. Começaremos com tempos mais rápidos e depois entraremos em algo lento, em vez de midtempo. Isso é difícil, porque músicas rápidas são muito mais difíceis de escrever. Tentamos definir um contorno - construímos o ritmo, depois trazemos as pessoas de volta para baixo, depois força para o bis. A essa altura, temos um pouco de licença para tocar músicas acústicas.
Às vezes não sinto que progredi muito como músico e baixista. Mas eu sinto que há uma precisão que entrou no meu jeito de tocar que não existia antes. Às vezes não tenho certeza se essa economia é crescimento ou atrofia. Mas Edge sempre diz que as notas soam diferentes quando eu as toco. Acho que é isso — sem pensar, só sei quais notas tocar, com que força tocá-las e por quanto tempo segurá-las. Agora eu apenas tomo decisões melhores mais rapidamente. O que faço provavelmente não é tão extraordinário ou incomum — tenho certeza de que outra pessoa poderia fazê-lo. Mas eles fariam escolhas diferentes. No final, é apenas personalidade.
Às vezes somos fotografados um pouco demais, e para os tipos errados de papéis. Você sente vontade de dizer: "Eu só toco baixo! Você não precisa de mim no seu jornal!" Mas é uma cultura de celebridades, e não sofremos muito por isso. Somos bons em nos esconder atrás da música, mas às vezes as pessoas ficam animadas pelas razões erradas.
Quanto às partes boas, temos grandes fãs. Eles nos acompanham em todos os tipos de mudanças e, de muitas maneiras, nos encorajam a continuar buscando a música que nos excita. Mas a melhor coisa realmente é que eu posso sair com três amigos e músicos. E se eu ficar preso, de qualquer forma, tenho três caras que estão dispostos e são capazes de ajudar. Isso é uma grande coisa".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...