PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

The Edge relembra como 'October' e 'Achtung Baby' ajudaram o U2 a forjar e refinar sua identidade - Parte III


Como você superou o desafio?

"Eu lembro que havia uma divisão clara - Bono e Edge estavam avançando com esses novos pensamentos e ideias, musicalmente. Adam e Larry estavam abertos à isso logo no início, e então como as coisas não começaram a se encaixar, começaram a ficar muito céticos. Então era esse tipo de sensação de: 'Temos mordido mais do que podemos mastigar como uma banda? Estamos tentando fazer um grande ajuste em um espaço de tempo muito curto, talvez além da nossa capacidade de realmente nos reinventar e fazer uma curva tão difícil onde realmente corremos o risco de sair da curva?'
Persistimos durante algumas semanas difíceis, e a faixa inovadora, que meio que nos trouxe de volta aos trilhos, foi na verdade 
"Mysterious Ways". Eu criei um som de guitarra incrível, que coloquei em cima de uma faixa muito rítmica que havíamos trabalhado. Acho que era, naquele ponto, chamada de "Sick Puppy" porque era uma coisa muito ritmada. Inicialmente era uma bateria eletrônica, um baixo e então um som louco de guitarra, mas não era realmente uma música.
Para ser justo com Adam e Larry, era uma espécie de ideia para uma música. Então eu estava lutando muito para fazer o álbum. Eles estavam olhando para mim como, o que é isso? É apenas um verso muito funky, mas é só isso. E então, eu estava tentando criar partes que pudessemos adicionar a esse verso para transformá-la em uma canção completa.
Algumas ideias foram testadas, mas realmente não funcionaram. E então eu fui para outra sala e trabalhei com algumas opções diferentes, voltei para a sala e pensei: 'Ok, aqui está a opção A'. E eu toquei uma sequência de acordes um pouco estranha (A minor, D, F, G), mas todos, 'Oh, isso é interessante'. E então eu disse: 'Opção B'. Toquei outra sequência (C, A minor, F, C). E Danny apenas disse: 'Ei, toque uma após a outra. Esqueça a outra música, apenas toque aquelas duas progressões de acordes'.
Então, toquei uma e depois a outra. E ele tinha ouvido algo e estava totalmente envolvido, por isso é muito importante trabalhar com grandes produtores. E todos disseram: 'Sim, isso é interessante'. Então, eu acho que apenas peguei o violão na sala e começamos a tocar em torno dessas duas sequências de acordes, e todos disseram: 'Uau, isso é realmente bom. Isso tem - seja o que for que estamos procurando - essa qualidade'.
Tocamos por cerca de 10 ou 15 minutos, e Bono começou a cantar na sala conosco, e efetivamente, quase em tempo real, a música "One" surgiu junto, na composição. Liricamente demorou um pouco, mas rapidamente a ideia de "One" surgiu. Parecia quase que aquela música foi escrita em uma base universal, mas era quase nossa própria história. Era a música que precisávamos como banda para nos manter meio que juntos, no caminho certo e unidos. Foi um pouco autobiográfica, tanto quanto foi uma tentativa de explorar algum tipo de verdade universal.

Como "One" se desenvolveu em sua versão final?

Aquela música foi com violão por muito tempo porque era o tipo de ponto de partida. Mas quando Brian algumas semanas depois chegou em Berlim, ele adorou. Ele adorou muito o que estávamos fazendo, adorava todas as coisas rítmicas experimentais e achava que estávamos realmente em algo novo.
Mas na verdadeira forma de Brian, ele é contraditório, honesto. Ele disse: 'Bem, a única música que eu realmente odeio é "One". E ele disse: 'Não é a música, mas acho que é apenas o arranjo errado. É apenas por não existir uma dualidade. Tem isso ... Soar exatamente como você imaginaria que uma música como essa soaria, deveria soar'. 
E para ser justo, quero dizer, John Lennon foi um pouco inspirador para a maneira como eu estava ouvindo isso. E você sabe, alguns de seus clássicos são tão simples. Então, de volta a Dublin, mais tarde, tive outra chance de entrar em meu estúdio e pude montar a ideia composicional de "Until the End of the World", que foi outro marco importante.
E então, nós voltamos. Todos nós voltamos depois de uma pausa para trabalhar juntos nesta casa chamada Dog Town - foi assim que a batizamos. Ocupamos todos os diferentes cômodos da casa no porão e primeiro andar. Nós os transformamos na sala de controle, e outros espaços se tornaram cabines de guitarra, cabines vocais e salas de bateria.
Nós realmente tentamos definir a personalidade sonora dessas músicas, algumas das quais tinham uma personalidade forte, como "Mysterious Ways". Mas algumas realmente não tinham. Portanto, há muitos experimentos e muita criação de sons de guitarra. E se você colocar essas multi-tracks, é o que fez a mixagem final, mas há tantas outras coisas que não entraram no corte final. Muitos sons realmente extraordinários, porque esse era certamente o meu lance na época - tentar encontrar tons completamente diferentes.
Havia muitos efeitos de guitarra mais sofisticados disponíveis pela primeira vez. Eu realmente achei atraente apenas ver o que cada um destes pedais poderia fazer. De novo, tudo através do amplificador, com mais algumas guitarras a bordo. Eu tinha uma [Rickenbacker] de 12 cordas. Foi isso que eu usei para "Mysterious Ways", o que eu espero, talvez não tenha dito, mas era o que aquela música "Sick Puppy" originalmente era. Tornou-se "Mysterious Ways", mas aquele era um som funky.

Quais foram algumas de suas experiências favoritas usando os efeitos de guitarra mais sofisticados que estavam disponíveis para você?

É sempre uma questão de encontrar um som que seja obviamente inspirador - e rapidamente, então pedais excessivamente complicados podem minar a inspiração. Eu fiz algumas experiências com harmonizadores naquela época, mas nada realmente deu certo. Acho que o som que obtive com "Mysterious Ways" foi uma descoberta memorável.
Levamos um protótipo de backing track para Berlim de uma gravação feita em Dublin usando baterias eletrônicas. Era uma base rítmica muito simples que esperávamos construir em camadas, eventualmente para adicionar uma bateria de verdade. Aquele som de guitarra e parte das sessões de Berlim foram o gatilho para muito do que aconteceu mais tarde na faixa. Na época em que Larry tocou em Dog Town, era um número bem funky.

A Rickenbacker de 12 cordas impactou as músicas de maneiras novas e interessantes? Foi sua guitarra principal?

A Rickenbacker de 12 cordas realmente se destacou enquanto estávamos em Berlim, mas usei bastante outros instrumentos. Havia uma Les Paul Custom, que doei para o primeiro leilão de caridade a Music Rising. Havia uma linda Gretsch Country Club e minha Strat de 1974. Acho que a Rick foi útil para me impedir de ir a qualquer lugar óbvio para as partes e sons da guitarra. Foi instantaneamente refrescante e incomum, o que me ajudou quando desliguei o eco. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...