PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 4 de dezembro de 2021

Bono e Garth Jennings conversam sobre 'Sing 2' para o Music for Screens Summit - 1° Parte


Bono não aceitou muitas ofertas para trabalhar como ator, apesar de seus anos sob os olhos do público. Mas quando o roteirista e diretor Garth Jennings apareceu com a oportunidade de uma colaboração no desenho animado da Universal, 'Sing 2', Bono abraçou o desafio de se tornar um protagonista com uma juba de um líder. Ele entrou na cabeça de seu personagem, um recluso leão estrela do rock, Clay Calloway, não apenas como dublador, mas como o principal escritor de uma canção original do U2 composta para o filme, "Your Song Saved My Life".
Bono e Jennings se juntaram à Variety em uma conversa para o Music for Screens Summit. 
O papo entre os dois faz com que Bono entre em contato com suas aspirações profundas e com sua propensão para canalizar a dor, como o personagem recluso do filme. "O que silencia um cantor? O que tiraria sua voz?" Bono perguntou. "Eu queria muito falar seriamente sobre como o luto pode trazer ou acabar com uma voz. É o irlandês em mim".
No filme, Calloway é encorajado a sair da aposentadoria por uma figura central na franquia 'Sing', o roqueiro porco-espinho Ash, dublado por Scarlett Johansson - que tem a oportunidade de apresentar uma favorita do catálogo do U2, "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of", que se conecta com a depressão de Clay. É claro que esses tons adultos oferecem momentos de descanso e reflexão em um filme de família que geralmente se move a 190 km/h; É um cenário interessante para Bono trazer gravidade lírica - e também uma voz de personagem surpreendentemente profunda.
"Você sabe, essa coisa de animação", diz Bono, que adora esses "contos espirituosos de moralidade", "É incrível ver como as pessoas que trabalham comigo viram 'Sing' 20 vezes. As pessoas veem esses filmes mais do que 'O Poderoso Chefão'."

VARIETY: Garth, como você vai até Bono com uma pergunta dessas? Você pede uma música primeiro, e depois diz "Queremos também que você seja um leão que fala, a propósito"?

JENNINGS: Na verdade, nós nos encontramos brevemente durante anos. Uma vez, quando era diretor de videoclipes, apresentei uma ideia de vídeo para a banda. Não funcionou por um motivo ou outro. E então, anos depois, fiz um filme chamado 'Son of Rambo' e, depois de exibi-lo pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, dei de cara com Bono nos bastidores ... Fiquei tão emocionado que você se esforçou para aparecer e dizer olá e ser tão positivo quanto a isso. Então, aqui estamos, anos depois, e estou tentando dar um início para 'Sing 2' e tive a ideia para o personagem ... mas não cheguei nessa parte do processo com a ideia de que Bono poderia escrever uma música. Tivemos uma conversa fantástica desde o início sobre música e o que ela significa e o que significaria para esse personagem. E Bono, você provavelmente pode descrever melhor do que eu, mas a música meio que saiu dessa conversa.

BONO: Esse assunto é muito importante para mim ... O que é que faz um cantor? E o que é que silencia um cantor? O que tiraria sua voz? Que (é o que aconteceu com) o personagem Clay Calloway, o leão que perdeu seu rugido, por assim dizer. Eu amo esses filmes. Os filmes de crianças podem trazer muita coisa para fora em um adulto, como você sabe, e é por isso que todos nós os assistimos o tempo todo, fingindo que são para nossos filhos. Sim, eu queria interpretar um leão mau que atira com arma paintball com bolas de tinta em crianças e vive atrás de uma cerca elétrica. Eu costumava andar de moto, uma Harley Davidson, quando tinha 20 anos. Já passei por todos os clichês (estrela do rock) e gostei deles, devo acrescentar. Mas eu queria muito falar seriamente sobre - este é o irlandês em mim - como o luto pode trazer ou acabar com uma voz, e essa ideia de que você vê a dor literalmente mudar a forma de uma pessoa, o peso dela. E posso absolutamente imaginar isso calando uma voz. Não calou minha voz. Isso me deu minha voz, eu acho, de uma forma engraçada. Mas isso é para a história de outro dia.

JENNINGS: Lembro-me de você no final dessa conversa dizendo: "Tenho uma música disso". E eu acho que sua intenção era ir embora e talvez pensar sobre isso. E eu honestamente não sabia o quão sério você estava falando sobre isso. Sabe, é como quando você conhece alguém e não o vê há um tempo, e diz: "Puxa, você deveria vir jantar", e então nunca convida realmente, não porque não gosta dele, mas porque no momento parecia uma coisa boa a se dizer ... E eu pensei, bem, talvez a realidade vá fazer essa ideia ir embora. Mas então, Bono, quando nos encontramos para gravar (a voz do filme), você já tinha escrito e gravado a música. Foi um presente dos deuses.

BONO: Bem, eu não deveria sugerir que você co-escreveu a música, porque você pode nos processar. Não nos conhecemos muito bem.

JENNINGS: Ah não, com certeza vou processar, sim.

BONO: Eu fiz anotações antes, ao longo dos anos, sobre esta ideia de: Algumas pessoas cantam para viver, algumas pessoas cantam para se manterem vivas. ... Existem todos os tipos de razões pelas quais as pessoas cantam, e eu estava com isso na minha cabeça. Mas só quando consegui esse personagem, Clay Calloway, pensei: "Ok, esse é o cara que pode falar sobre isso e eu posso usar a carona desse personagem". E então, talvez em nossa segunda sessão dando voz ao personagem, estávamos sentados do lado de fora, tendo algum tipo de libação, e eu produzi a música e disse: "Olha, é isso. Você provavelmente só usa ... músicas que são familiares ao seu público. Mas esta é a música de Clay". E pode ter sido porque bebemos duas garrafas de uísque, mas Garth ficou bastante emocionado com isso.

JENNINGS: Sim, eu fiquei com os olhos muito marejados ... não apenas porque amei a música, mas foi como: este é o final do filme. Tudo o que falamos foi destilado nesta música, e isso nunca acontece. Fiquei muito emocionado com isso em muitos níveis - e sim, provavelmente bebi demais também, mas foi um momento maravilhoso que eu nunca deveria esquecer.

VARIETY: Sobre a letra da música, ela produz um momento de melancolia no verso antes de você chegar à elevação do refrão. E há um toque de melancolia no filme por causa do personagem, mesmo que ninguém vá assistir a este filme e achar que é uma chatice. No verso você tem coisas que são tocantes: "Por que você está se escondendo atrás daqueles olhos? Não há ninguém procurando por você lá". É uma coisa meio assustadora de se pensar: "Posso me entregar tanto para a depressão que as pessoas simplesmente desistam de mim". E então você diz: "Eu não canto para que eu possa apenas viver, eu canto para sobreviver". Isso fala sobre as diferentes maneiras pelas quais as pessoas experimentam a música; para alguns, é escapismo, e para outras pessoas, é uma tábua de salvação completa, talvez, entre a vida e a morte. Como você juntou tudo isso em uma música que virá no meio de um monte de caos animado?

BONO: Talvez para falar sobre isso fora do filme por um segundo, se eu puder. Você está familiarizado com a versão cover de Sinead O'Connor de "Nothing Compares 2 U" do Prince? Então, você sabe, Sinead, não tenho certeza se ela gosta mais de mim, mas ela é realmente um talento extraordinário e uma das grandes cantoras da época. E quando ela canta, ela não está cantando para viver. E quando você ouve aquela música, ou se você assiste ao vídeo, você simplesmente sente isso. E então foi muito revelador; mesmo que seja uma versão cover, as pessoas se descrevem em qualquer situação.
Bem, eu não tenho muitas características de um recluso, meus amigos podem dizer. Eu gosto de sair, gosto de conhecer pessoas e me interesso por pessoas. E eu gosto de ir a bares lotados e gosto de me perder lá. Mas é um tipo diferente de estar perdido. (…) Você pode perder o caminho para o silêncio. Você pode se perder no barulho. E as pessoas que desaparecem de vista sempre querem que alguém vá atrás delas. E acho que esse é o segredo de todo o filme é essa linda história de amor entre Clay Calloway e Ruby, sua falecida esposa. Minha esposa está muito viva, tenho o prazer de informar. Mas entendo o luto, como disse antes, e entendo a razão pela qual as pessoas cantam para preencher esse vazio que sentem. Às vezes, é a dor que abre isso, ou um irmão desaparecido ou um amigo desaparecido, ou pessoas que acabaram de deixar o país ou deixaram o estado. Mas algumas pessoas cantam apenas para preencher esse vazio, e eu sou definitivamente uma delas. E, sim, eu escrevi essa música de um lugar muito verdadeiro. E sim, claro que não sou - será choque, uma novidade! - um leão. Minha esposa está muito viva. Eu dirigia uma Harley Davidson - na casa dos 20 anos. Não sou malvado. Não sou um misantropo. Mas, na verdade, há muito de mim nesse personagem.

VARIETY: Você canta "querida" no refrão. Então, de certa forma, talvez também seja a música como uma metáfora para o amor? Pode ser uma canção de amor, assim como uma canção sobre música.

BONO: Há esse interesse na minúcia da música, então deve ter notado a influência dos anos 70 nessa música. Há um pouco de Elton John em tudo, e eu me rendi ao meu Elton John interior nos últimos tempos, e você pode sentir isso no Edge, (tocando) aquela parte do piano. Mas há um pouco de John Lennon que esteve comigo toda a minha vida. E quando eu canto "querida", eu ouço John Lennon. E em meus sonhos e fantasias mais loucos - e tenho muitos deles - em meu tipo de megalomania, sempre quero impressionar John Lennon com uma música ...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...