PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Edel Rodriguez, que trabalhou com o U2 na turnê eXPERIENCE + iNNOCENCE, compartilha algumas de suas primeiras memórias da banda


Quando criança em Cuba na década de 1970, Edel Rodriguez estava "completamente desconectado da música Rock and Roll, uma vez que foi proibida ou desencorajada na ilha. As únicas músicas inglesas de que me lembro eram sucessos disco de Boney M., uma banda euro-caribenha que era popular em festas em casa".
Quando ele tinha 12 anos, sua família trocou Cuba pelos Estados Unidos, onde, ele lembra, "não tinha dinheiro para música e nem sabia ir a uma loja de discos. Gravei músicas segurando um gravador diante da televisão ou enquanto a música tocava no rádio. Em algum momento, alguém me deu uma cópia de 'War' e eu fiz uma cópia, que ainda tenho até hoje..."
Várias décadas depois, agora às vezes chamado de 'Illustrator-in-Chief' da América por seu trabalho em algumas das principais revistas políticas do mundo, Edel trabalhou com o U2 na turnê eXPERIENCE + iNNOCENCE e compartilhou mais algumas de suas primeiras memórias da banda.
"Eu tinha uma cópia pirata [cassete] de 'War'. Ali estava uma banda que estava cantando sobre política e guerra e todas essas questões. A razão de eu deixar Cuba foi toda essa política, então eu me conectei com a banda sobre esse tipo de coisa que eu não estava ouvindo em um monte de rock 'n' roll naquela época. Eu os ouvia o tempo todo quando estava trabalhando e pintando. E aqui estamos, 30 anos depois".
O que ele ama no U2 é como "eles sempre estiveram em um caminho diferente".
"Cheguei a Miami em 1980, como refugiado da Guerra Fria, quando tinha oito anos de idade. Minha família deixou Cuba de barco e se estabeleceu na Flórida com outros exilados cubanos. Muito desse tempo para mim é um borrão, enquanto eu tentava decifrar a nova linguagem e costumes. Passávamos os fins de semana em festas familiares dançando Salsa. A primeira música do U2 que me lembro de ouvir foi "I Will Follow". Não tenho ideia de onde ouvi isso, mas a batida forte deve ter causado um impacto, pois eu a reconheci instantaneamente quando fui ao show da banda no Madison Square Garden em 2018, o chão balançando para cima e para baixo com o peso da multidão pulando. É apenas uma canção de rock'n 'roll clássica afiada e curta com uma batida pulsante que o faz acompanhar.
Em 1983, aprendi inglês e assisti mais à televisão americana. As rádios de Miami eram principalmente uma mistura de dance music, ritmos latinos e heavy metal ou rock and roll. Meu vizinho do lado tinha TV a cabo e MTV, então eu ia lá assistir videoclipes. Na mistura de metal, pop e hard rock havia uma banda que soava diferente e tinha um estilo próprio. Os vídeos de 'War' do U2 pareciam ser exibidos regularmente e "New Year's Day" chamou minha atenção. A música tinha uma tendência política que estava ausente em muitas outras músicas que eu ouvia na época. A música combinava com minha formação política complexa, algo que eu estava tentando entender.
"Sunday Bloody Sunday" me lembrou algumas das bandas de rua de Havana com as quais cresci, onde você pode ouvir a presença de cada instrumento como parte do todo. Eu estava estudando Martin Luther King na escola na época e ele se tornou um herói pessoal meu. Achei que a letra da música do U2 fosse sobre as marchas pelos direitos civis do Domingo Sangrento de 1965 no Alabama. Anos depois, descobri que eram sobre o incidente do Domingo Sangrento na Irlanda em Derry. Os dois eventos, e aquele título, vieram juntos como um só. A mistura de política, rock e justiça social é algo que eu ansiava naquela idade, e o U2 preencheu esse vazio com esse álbum todo.
"Pride (In The Name of Love)" é um hino. Parece um grito de guerra pela paz, mas cheio de força, uma canção sobre dignidade. Penso nas centenas de homens negros em pé, protestando, segurando centenas de cartazes que dizem 'Eu sou um homem' quando ouço isso. Ela conecta você com a linha de baixo e o mantém dentro dela o tempo todo.
Eu ouvi "Where The Streets Have No Name" pela primeira vez quando estreou na MTV. Foi um pouco confuso porque o vídeo começou como um segmento de notícias, uma performance improvisada em um telhado, um policial discutindo com a equipe de produção. Foi uma abordagem bem diferente de um vídeo de rock, que me chamou a atenção. Em seguida, mudou para o que parecia ser o início de um hino e decolou a partir daí. Veio cenas de Bono no telhado e sem camisa, estilo bem diferente da maioria das bandas de solistas de guitarra / hair metal da época. Nenhuma outra banda na época se apresentou dessa maneira. No final do vídeo, eles foram interrompidos pela polícia. Foi emocionante e imprevisível, um vídeo e uma música memoráveis. Sempre fui uma pessoa visual. A música cubana é uma experiência multissensorial, dança, fantasias e maquiagem fazem parte da performance. O U2 parecia preencher essa lacuna como uma banda de rock and roll. Uma banda que se esforça tanto em sua narrativa lírica quanto visual".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...