PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

The Edge relembra como 'October' e 'Achtung Baby' ajudaram o U2 a forjar e refinar sua identidade - Parte I



Desde que entrou para a banda há cerca de 45 anos - The Edge tem procurado ser econômico em suas escolhas composicionais. Cada nota que ele toca tem um propósito e é ditada por tudo o que a música pede.
"Gosto de temas musicais que criam o maior impacto com o mínimo de esforço, seja [o compositor inglês Edward] Elgar ou o Velvet Underground", diz ele. "Para meus ouvidos, economia é elegante".
The Edge usou seu tempo inesperado e influenciado pela pandemia fora da estrada para reafirmar essa crença e manter suas habilidades afiadas. Ele trabalhou em novas músicas e continua trabalhando em suas habilidades de composição.
Ele utiliza guitarra, teclado e piano em um esforço para "aprimorar minha compreensão e habilidade de usar alguns desses sistemas de gravação digital. Hoje em dia, seu laptop vira um estúdio de gravação, então tem sido muito libertador, de certa forma, poder desenvolver música no meu computador em casa", diz ele. "Tem sido realmente divertido entrar nisso".
E depois há seu fascínio recente pelo delay digital. "O delay digital para mim foi uma forma de adicionar coloração, dimensão, ritmo adicional e uma certa qualidade da era da máquina", diz ele. "Sei mais sobre matemática hoje em dia, mas é sempre sobre a parte e o tratamento que evoluem em conjunto. É um processo instintivo e lúdico. Eu nunca 'uso' efeitos".
Não importa o quão elaborado suas guitarras e equipamento tenham se tornado ao longo dos anos, muito menos o nível de estrelato que a banda atingiu, The Edge não esqueceu o sangue, suor e lágrimas que a banda derramou ao longo das décadas - e a alegria desenfreada de criar música.
Com o álbum da banda de 1981, 'October', completando 40 e seu álbum de 1991, 'Achtung Baby', celebrando seu 30º aniversário em 2021, é algo que tem estado em sua mente ultimamente. Ele não esqueceu as lições que aprendeu fazendo esses álbuns - e as jornadas dos membros da banda para descobrir e refinar o que é o U2. Embora muita coisa tenha mudado desde o lançamento desses álbuns, muito do que foi aprendido nesses álbuns ainda aparece na música da banda.
"Continuamos nossa exploração da essência melódica", diz ele. "É onde todas as outras considerações estéticas desaparecem e você pode chegar a algo verdadeiramente atemporal".
Nesta entrevista exclusiva para a Guitar World, The Edge reflete sobre a criação de 'October' e 'Achtung Baby' - e como esses álbuns de transição ajudaram o U2 a encontrar e refinar sua identidade.

A criação de 'October' foi um verdadeiro teste para a banda - e para você pessoalmente. Como foi essa busca por direção, e como você e a banda canalizaram isso para a música?

Estávamos saindo de um período extremamente movimentado e corremos direto para o clichê de todos os clichês quando se trata de novas músicas: você tem seis anos para escrever seu primeiro álbum - e depois seis semanas para escrever seu segundo álbum. Saímos da estrada e sabíamos que queríamos dar uma sequência ao álbum 'Boy' o mais rápido possível, mas realmente não tínhamos conseguido escrever muito na estrada.
Bono teve algumas ideias iniciais para letras enquanto estávamos em turnê, e então ele perdeu sua pasta - ou sua pasta foi roubada do camarim. Nunca descobrimos onde ou como ele perdeu, mas ele perdeu. Então acabamos voltando para Dublin, exaustos, esgotados e sabendo que havia um gigante esforço necessário para criar músicas para este álbum seguinte.
Felizmente, persuadimos Steve Lillywhite a produzir. E eu acho, de verdade, ele salvou nosso rabo de algumas maneiras, porque Steve é muito prático e positivo. Nós meio que confessamos e dissemos: 'Steve, olha, temos alguns esboços, mas é só isso. Alguns riffs de guitarra, basicamente. Algumas ideias para músicas em vez de até mesmo o início das músicas'. Então, entramos no estúdio com Steve e ele disse: 'Vamos, vamos começar com o que você tem'.
Nós literalmente entrávamos, e eu trabalhava com Larry às vezes, ou às vezes Adam e Larry. Nós apenas colocamos um monte desses rascunhos iniciais de composições e lentamente começamos a tentar juntá-los em faixas coesas.
E Bono realmente se destacou, eu acho, improvisando no microfone naquela sessão. Felizmente tínhamos uma música chamada "Gloria", que nos deixou muito felizes, e acabou sendo um tipo de faixa principal. Mas muito desse álbum foi realmente escrito no estúdio em um estado de espírito muito experimental. E foi nossa primeira entrada no que se tornou um tipo de estratégia criativa importante para nós ao longo dos anos, que é transformar o estúdio de gravação em uma ferramenta de composição.

Como você enfrentou o desafio de trabalhar com tão poucas ideias?

Acho que seria justo dizer que tudo o que tínhamos no início eram alguns riffs de guitarra. "I Threw a Brick Through a Window", "Gloria" ... Estou tentando pensar nas outras. "I Fall Down" provavelmente foi escrita em piano, porque naquela época nós tínhamos um piano elétrico que eu costumava usar ao vivo. Então, realmente, tratava-se de compor uma música que parecia que poderia sustentar uma música, o que eu sei que é uma coisa estranha, mas tendo acabado de sair da estrada, nossos instintos estavam bastante afiados para o que era uma música potente.
E então isso meio que colocou Bono na berlinda. Ele ficou tipo: 'Ok, nós temos essa faixa agora - o que você vai fazer nela? O que você vai cantar nela?' Que realmente não é a forma como as músicas são escritas. Quer dizer, a melhor maneira de escrever uma música é começar com os acordes e a melodia e construir o arranjo. Estávamos fazendo exatamente o oposto.
Estávamos construindo um arranjo que não tinha uma música e contando com os ótimos instintos melódicos de nosso cantor para encontrar um caminho para ela vocalmente. Do ponto de vista do som da guitarra, naquela época, quase ao ponto de ser uma liberdade, tínhamos uma quantidade limitada de guitarras e equipamentos.
Nós realmente nos especializamos. Passei muito tempo estudando os sons da guitarra, fazendo os tratamentos na guitarra como eu queria. E todos os efeitos, todos os ecos, tudo foi colocado no amplificador. Não havia outboard; bem, há muito pouco tratamento outboard ao som da guitarra. Então, tudo era reverbs mono, ecos mono e distorções através do amplificador.
E, de certa forma, a beleza disso, claro, é que você está tomando sua decisão bem ali, e então no início do processo, e meio que se inspira nos sons que está criando. Eu certamente, como guitarrista, sempre toco 100% melhor se tiver um som que me empolgue e que eu ache incomum e original, e uma espécie de entrada em alguma outra oportunidade com uma guitarra.
Então, por exemplo, as partes de guitarra de "Gloria", essas ideias nascem do som que eu criei com aquele eco, aquele eco slapback. Uma das bandas que definitivamente fui influenciado por essa música foi uma banda chamada The Associates. Eu amei o que eles estavam fazendo com seus arranjos. Mas era uma coisa bem simples.

Quais guitarras você usou no álbum? Como elas impactaram as músicas?

Minha primeira guitarra padrão profissional como membro do U2 foi uma Gibson Explorer, que comprei quando tinha 17 anos. E essa era a minha guitarra. E lembro que enquanto grvava 'Boy', o primeiro álbum, Steve Lillywhite disse: 'Você tem outra guitarra [para] podermos tentar algum tipo de overdubs com um tom diferente?' E eu disse: 'Desculpe, não posso te ajudar. Não temos outra guitarra'.
Tínhamos uma guitarra elétrica na banda, um baixo elétrico e uma bateria. É assim que era, simples, despido. Quando gravamos nosso segundo disco, eu tinha comprado uma Fender Strat, mas não fiquei muito feliz com o som do pickup da ponte. Acabei trocando aquele captador por um captador de som com mais preenchimento.
Na verdade, fui a uma loja em Nova York e disse: 'Olha, quero que soe mais encorpada, está um som muito limpo, muito estridente no meu amplificador - e não vou trocar meu amplificador. Este é um amplificador com o qual estou em uma espécie de casamento. O que você pode sugerir?' Foi um [DiMarzio] FS-1, eu acho, que eles colocaram na Strat. E isso fez uma grande diferença. Essa foi a fórmula por anos. Acabei comprando uma segunda Strat preta de reserva e fiz o mesmo ajuste.
Esses são os instrumentos principais - aquela e o [Yamaha] CP-70, e acho que naquele momento eu tinha acabado de comprar um lap steel. Eu estava tão intrigado. Eu estava na Gruhn Guitars [em Nashville], eu acho, e me deparei com esse lap steel Art Déco, provavelmente dos anos 30 ou 20. Eu nunca tinha visto nada parecido. Não tinha pedais, obviamente, mas toda a técnica era sobre slide.
E realmente me pegou. Essa foi a primeira vez que eu realmente fiquei animado com a guitarra slide. Isso apareceu em algumas faixas em 'October'. Fora isso, há violão, provavelmente. Acho que tínhamos um conosco. Nós éramos realmente um grupo muito básico naquela época.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...