PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 26 de dezembro de 2021

Morre Desmond Tutu, arcebispo da África do Sul e vencedor do Nobel da Paz, citado em letra do U2 e que aparecia em uma sequência de vídeo na turnê 360°


Morreu neste domingo, aos 90 anos, o ativista Desmond Mpilo Tutu, arcebispo da Igreja anglicana na África do Sul e vencedor do Nobel da Paz em 1984 pela luta contra o apartheid no país.
O religioso foi diagnosticado com câncer de próstata no final da década de 1990 e foi hospitalizado várias vezes nos últimos anos para tratar infecções associadas a doença.
"O falecimento do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto na despedida da nossa nação a uma geração de notáveis sul-africanos que nos deixou como legado uma África do Sul libertada", disse o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa em comunicado.
Ramaphosa descreveu Tutu como "um homem de uma inteligência extraordinária, íntegro e invencível contra as forças do apartheid", mas que foi "também terno e vulnerável na sua compaixão por aqueles que sofreram a opressão, a injustiça e a violência".
Na turnê 360° do U2, o público testemunhava uma sequência de vídeo de uma entrevista apaixonada com Desmond Tutu, contribuindo para a divulgação da campanha ONE, pela erradicação da pobreza e da AIDS. 


O vídeo foi produzido em Londres por Catherine Owens: "Eu e Bono estávamos falando sobre suas conversas durante o show. Eu disse: "Eu acho que podemos colocar outra pessoa para falar em seu lugar na turnê". Ele disse: "O que você quer dizer? Uau, eu posso parar de falar? Diga-me, o que posso fazer?". Eu disse que talvez deveríamos convidar alguém para falar através do telão. Tudo seria sobre o telão. Isso é uma plataforma para um farol. Eu acho que a personalidade viva mais importante que faz totalmente como ele diz e põe seu dinheiro onde sua boca está é Desmond Tutu. Eu acho que ele é o último na linha da verdade, verdadeiro defensor, e eu não tenho certeza se veremos alguém como ele novamente. Achei que deveríamos tê-lo no show. E Bono, tipo: "Oh, nós temos que ter Desmond no show". E a próxima coisa que fizemos foi gravar em Londres com Desmond Tutu. Ele é uma pessoa maravilhosa, ele é realmente adorável".
Em 2011, Bono cantou no 80° aniversário de Desmond Tutu.
Na canção "Silver And Gold" (B Side do single "Where The Streets Have No Name"), o U2 cita na letra da canção o nome Desmond Tutu.
O discurso de Desmond Tutu na 360°: "As mesmas pessoas que marcharam pelos direitos civis nos Estados Unidos são as mesmas pessoas que protestaram contra o apartheid na África do Sul, que são as mesmas pessoas que trabalharam para a paz na Irlanda, e são as mesmas pessoas que lutaram contra a escravidão por dívida no 'Jubileu' do ano 2000 , que são as mesmas pessoas bonitas que eu vejo quando olho em volta deste lugar hoje à noite em 360 graus. Nós somos aqueles povos. NÓS somos a mesma pessoa. Porque nossas vozes foram ouvidas por milhões de nossos irmãos e irmãs que estão vivos graças ao milagre dos remédios da AIDS e remédios contra a malária. Ahhhh! Eles serão os médicos, eles serão os enfermeiros, eles serão os cientistas que vão viver para resolver grandes problemas. Sim, há muitos obstáculos. Claro, sempre há bloqueios de estradas no caminho da justiça. Mas Deus vai colocar um vento na nossa volta e uma estrada que vai em frente, se trabalharmos com os outros como UM ... UM!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...