PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 4 de dezembro de 2021

Bono e Garth Jennings conversam sobre 'Sing 2' para o Music for Screens Summit - 2° Parte


VARIETY: A atuação por voz é um reino muito novo para você. E mesmo sabendo que você estava interpretando o papel no filme, se pensa: "Esse não é Bono". Ouvindo mais de perto, é você. Lembra Robby Benson em 'A Bela e a Fera', onde se ouve a voz baixa e pensa: "Oh, aquele não é aquele ator mirim que eu costumava ver na TV". Com isso, é aquela voz que você já tinha no repertório que guarda para as pessoas que te irritam? Sua voz é mais baixa.

BONO: Bem, deixe-me dizer como meu processo (funciona) ... você sabe, eu verifiquei o método Stanislavski anos atrás. A propósito, esses atores ... e você está falando com um deles aqui, com Garth, ele pode fazer todas as vozes naquele filme. Ele é um ator incrível, e é assim que ele pode escrever tão bem para atores. Mas ouvir Matthew McConaughey, Scarlett (Johansson), Reese (Witherspoon), qualquer um deles, você sabe, eles são simplesmente incríveis ... Eu não sou um ator, mas passei algum tempo com leões. Não é como se Garth me mandasse em um safári, mas sou fascinado por leões no sentido mítico e no sentido muito real. E você notará que eles têm um rugido bem baixo, esse tipo de ronronar baixo. Suas frequências graves são extraordinárias. Quer dizer, é muito assustador estar por perto. E eu queria tentar trazer minha voz de tenor para esse tom baixo, através do barítono e do baixo. E passei muito tempo no zoológico de Dublin.

VARIETY: Garth, você sabia que ele era capaz de soar assim?

JENNINGS: Eu sempre pensei ... que você tinha essa voz. Mas não aconteceu até que ficamos juntos pela primeira vez ... Você se lembra quando estávamos apenas brincando com isso ... porque a coisa era, tinha que ser baixo. Tinha que sentir que poderia preencher aquele corpo. Mas também, o mais importante, tinha que ser autêntico. Não podia parecer como Bono fazendo uma voz ... E você encontrou esse tom e essa forma que permitia que todo o sentimento viesse, e ainda assim era realmente um tipo de tom que soava em widescreen. Foi simplesmente fantástico quando descobrimos isso. E para ter a confiança de apenas tomar nosso tempo com isso, adicionar a respiração, não correr com nenhuma linha. O filme segue em um ritmo bastante acelerado, mas Clay Calloway pode ter seu próprio ritmo e sua própria forma muito mais lenta e ponderada de expressar todos os seus pensamentos e sentimentos.

BONO: Estar em uma sala com Garth é muito divertido, porque um dos segredos de sua criatividade é ele ser capaz de transformar qualquer cômodo em um cercadinho. Éramos como crianças de 6 anos, fazendo personagens, trocando ideias. Mas ele quer algo no final. Ele não quer rir ou ficar impressionado. Ele quer ser tocado ... Esta é uma grande extravagância de música e dança. Mas acho que ele queria um pouco de emoção de mim. E eu preferia ser o durão, em vez de fazer a melancolia irlandesa. E eu tinha meu Jack Nicholson perfeito pronto para ele. Eu estava tentando ser Jack e você disse: "Sim, isso é muito engraçado, mas não é Clay".
Você sabe, foi como um dia festivo para mim em primeira pessoa. Ou pelo menos pensei que fosse. Com o U2, há muito de um tipo de bagagem moral que podemos carregar. E foi muito divertido ser uma criança no cercadinho e ainda assim explorar esses temas interessantes.
Na verdade, tenho escrito sobre o perigo de ser um adolescente que não sabia o que poderia fazer, que não sabia se eu tinha algo a oferecer ao mundo. E a música foi uma libertação para mim; rock 'n' roll foi a libertação para mim. Quando descobri os Ramones, abri um mundo inteiro para mim que poderia ser capaz de compor. Essas músicas são tão simples que até eu posso conseguir tocá-las. Porque eu não sabia tocar piano e tudo mais. E me senti preso como um adolescente. E ainda acho que é o que você ouve na minha voz quando canto, é alguém que acabou de escapar da vida que deveria ter. Eu escapei e não teria sido uma grande vida. E eu tive esta chance incrível de expressar o que está acontecendo ao meu redor no mundo e na banda e na minha vida e no meu casamento. É uma liberdade louca que as pessoas me deram ... Isso poderia não ter acontecido comigo. Eu não estava em uma família [que incentivava a música]. É simplesmente a coisa mais engraçada - meu pai e minha mãe me deram o melhor presente que você poderia dar a um megalomaníaco iniciante: eles me ignoraram. E então eu estou cantando o mais alto que posso, porque não posso acreditar que sou um cantor!
E eu encontraria uma maneira de entrar no fenômeno 'Sing' de uma forma ou de outra. Porque [cantar é] tudo para mim. E eu amo canções pop; eu amo as canções punk-rock. Quando eu ouvi a música "Holes" do Mercury Rev na trilha sonora, eu tive lágrimas escorrendo pelo meu rosto. Essa música significa muito para mim. E essas músicas, cada uma delas se conecta com pessoas diferentes de maneiras diferentes. E é um formato extraordinário que você criou, Garth, e obrigado por me deixar brincar no seu cercadinho.

VARIETY: Há outras músicas do U2 no filme, nem sempre cantadas por você. Há Scarlett Johannson cantando "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" e pensando sobre quais músicas no catálogo do U2 são mais próximas da nova que você escreveu, que é sobre estar preso em uma depressão, como o personagem está neste filme. Então pareceu uma escolha muito deliberada que fosse uma espécie de gêmea de sua música original.

JENNINGS: Bem, para nós fazermos isso no lado do filme, não poderíamos pensar em outra música que seria melhor do que essa para manter aquela cena, porque não há diálogo. São apenas dois minutos e meio de Scarlett e uma guitarra. … O que foi incrível para mim naquela sessão foi que ela gravou talvez três ou quatro vezes em uma backing track, e então eu pensei: "Podemos tentar uma ao vivo, onde o engenheiro tem uma guitarra, e eu vou diminuir as luzes, então vocês dois ficam olhando um para o outro? Vamos tentar e realmente buscar aquela sensação que você tem quando está tentando fazer isso na hora". E é esse take que está no filme. ... E antes mesmo de te conhecer, Bono, aquela música significava muito para mim. Eu sempre, sempre adorei. Sempre ressoou além de ser apenas uma música de que gosto. E o fato de você nos permitir fazer isso no meio do filme realmente significa o mundo para mim de muitas maneiras, não apenas para o filme, mas para mim pessoalmente também.

BONO: Sim. Eu mesmo agarro essa música com bastante força. Scarlett, quando a conheci anos atrás, quando ela era criança, ela sempre foi obcecada por música ... E ela estava trabalhando com o Dave (Sitek), o cara da TV na Rádio ... Ela é muito ligada à música e isso a mantém, eu acho, muito porosa como atriz. E eu não conseguiria superar sua versão para esta música. E o verdadeiro choque foi tocar para a banda e ouvir a banda também ficar tão nocauteada com isso, porque as pessoas não conhecem esse lado dela.
No começo eu disse a Garth, quando vi aquela cena: "Uau. Clay Calloway parece realmente destruído. Tem certeza de que o quer assim tão destruído?" E desde aquela conversa, Garth… me desculpe por trazer uma conversa realmente divertida. De volta ao luto novamente! Típico irlandês, chorando com sua cerveja. Mas eu estive em um funeral recentemente, não há muito tempo. E quando o carro fúnebre chegou, a jovem família, quando tiraram o caixão - espero que não haja problema em dizer isso - a família toda desabou. Eles literalmente caíram. E eu já vi isso antes, em lugares distantes na África e lugares como este, e é o peso da tristeza. Literalmente muda a forma de alguém. E então eu acho que é isso que essa cena tem. E eu meio que me opus a isso, porque eu prefiro ser um leão malvado que está atirando bolas de tinta em crianças e acelerando sua Harley Davidson.
Mas, na verdade, a coisa inteligente sobre esses filmes é que você realmente os desenha com muito cuidado e com muito amor. E você sabe, essas coisas de animação, eles são como uma espécie de contos morais espirituosos. As pessoas veem mais esses filmes do que 'O Poderoso Chefão'. Quer dizer, é incrível ver como as pessoas que trabalham comigo viram 'Sing' 20 vezes. Esses filmes entram na pele de uma família jovem, mas são os mais velhos que realmente prestam mais atenção. E devemos realmente entender sua posição em nossa cultura. É como os contos de fadas de Hans Christian Andersen ou os contos de fadas de Grimm. Há uma ótima narrativa neles e são essenciais. E os famosos contos de fadas que você costumava contar aos seus filhos, esses, se você olhar os contos de fadas de Grimm, eles são muito sérios.
Desculpe, acabei de voltar para a Irlanda nisso. Pague a próxima rodada, alguém! Uísque. Obrigado!

JENNINGS: Compre um para mim também. Mas eu concordo com você. Uma das grandes alegrias de fazer um filme como esse é em quantos níveis ele funciona e como você pode se conectar com as pessoas. E é por isso que essas performances são tão importantes, que ressoam. Eles não podem ser apenas espalhafatosas. Existem momentos de comédia, é claro, mas quando você vai para as partes emocionais, você realmente tem que sentir.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...