PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Bono fala sobre os mistérios da música em seu trabalho, sua vida e 'Sing 2' - Parte I


Los Angeles Times

Bono está em casa, literalmente, falando sobre seu primeiro papel substancial atuando e o mistério contínuo do que ele faz para viver.
"Fazer música tem sido uma fonte de grande frustração para mim e também de grande alegria", diz ele em uma videochamada. "Eu não tive formação musical quando criança. Então eu tenho que depender de meus três companheiros de banda e outros para conseguir as melodias que ouço na minha cabeça, ou as ideias, que vem através disso. E é aí que reside grande frustração, que você depende dos outros - e a grande alegria, que você depende dos outros - e acontece de eles serem seus melhores amigos".
Quando referido como "um músico de verdade", Bono sorri em uma sala aconchegante em sua residência em Dublin e diz: "Bem, isso pode ser um exagero. É por isso que estou envolvido com isso: estou obcecado com o que é preciso para me tornar um. Mas eu conheço músicos".
Em 'Sing 2', a sequência de Garth Jennings para seu sucesso de 2016 com os animais loucos pela música, Bono dá voz a Clay Calloway, um famoso cantor e compositor superstar (retratado como um grande leão de juba prateada) que há muito tempo está recluso desde o morte de sua esposa. Muito do filme é sobre a busca por Calloway e como a gangue 'Sing' pode persuadi-lo a abraçar seu dom novamente. É uma busca quase tão improvável quanto as esperanças de Jennings de conseguir Bono para o filme.
Mas os dois se conectaram imediatamente. "Eu me encontrei em uma ligação com [Jennings], caminhando nas colinas de Los Angeles", diz Bono. "Eu me perdi falando com ele, de todas as maneiras - eu não sabia onde estava. Ele me fez falar sobre cantar, a natureza do canto, o que era ser cantor, de onde vem o canto. E, claro, sendo irlandês, essas são as perguntas certas!"
Por seu lado, o britânico Jennings diz que considerou a jogada um tiro no escuro. A equipe de 'Sing 2', diz ele, "sabia que precisávamos de uma lenda do rock - não apenas uma personalidade, mas a música que viria com eles. Bono foi a primeira ideia. Ele seria incrível e essas músicas se encaixariam tão bem com esse tipo de história. Mas ele não vai dizer 'Sim'. Quero dizer, este é um leão. Mas ele topou na hora. Ele estava quase me vendendo a ideia de volta para mim quando tivemos esta longa conversa: 'Eu entendo o que esse personagem é; ele tem um sentimento grande e apaixonado pela música e pelo que ela pode fazer pelas pessoas'. Essa história é realmente sobre cura. E os shows do U2 podem ser como uma experiência religiosa".
Bono diz: "O leão perdeu seu rugido. Acabamos conversando sobre o que faria você parar de cantar. Acabamos conversando sobre o luto. O luto pode abrir ou fechar a criatividade. Este é um assunto sobre o qual, infelizmente, conheço um pouco. Estou conversando com esse cara sobre um filme infantil; estamos realmente entrando nisso pelo luto? Mas esse é o ponto principal dessas animações, que você usa esses personagens divertidos para brincar com temas mais profundos e sombrios.
Crianças e seus pais os assistem continuamente. Muito mais do que outros filmes que ganham o Oscar, esses se tornam parte de nossa consciência. Eles ajudam a moldar a maneira como vemos as coisas.
Algumas das músicas que ouvíamos quando eu era criança eram superficiais e não deviam ser levadas a sério, mas tornaram-se algumas das músicas mais importantes da minha vida. Na época do punk rock, não estávamos ouvindo a disco", diz ele com um sorriso. "Mas disco é um toque leve - apenas uma hora atrás, estávamos ouvindo Sister Sledge com "Lost In Music". Comédia, para mim, é um toque leve".
Jennings diz que apesar de Bono ser um novato em atuação, pouca orientação foi necessária.
"Ele entendeu o que o personagem era e você tinha que sentir por ele, que ele era rabugento e provocador e um pouco intimidador, mas no fundo era muito, muito triste. Repleto de tristeza. 'Seja apenas o vizinho rabugento, velho e desagradável'. E quando se trata de chegar à raiz de tudo isso, 'Não tenha medo de desmoronar um pouco'."
Ainda assim, há alguns momentos animados rompendo essas paredes de luto. "Travessura foi o primeiro instinto", diz Bono. "Clay Calloway era um pouco durão. Ele estava andando de motocicleta e atirando bolas de tinta nas crianças que escalavam seu portão. Eu gostei disso".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...