PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Como The Edge mudou o som da guitarra para sempre: 17 guitarristas compartilham seus momentos favoritos do U2 - Parte II


John Petrucci (Dream Theater)
"Lembro-me de ouvir "Sunday Bloody Sunday" no rádio pela primeira vez. Eu nunca tinha ouvido um guitarrista orquestrar antes - e foi muito legal. Ele tem uma voz muito grande, única e inconfundivelmente identificável na guitarra.
É a maneira como ele orquestrou suas partes de guitarra; não era a maneira típica de um guitarrista tocar no rock. Às vezes, ele tocava acordes poderosos e coisas assim, mas também fazia coisas mais rítmicas, usando harmônicos e notas silenciadas para ritmos.
A forma como a guitarra foi usada em "One" foi tão única; a progressão e as letras eram o foco, com a parte da guitarra apenas sustentando as notas altas - e então a maneira como o delay apareceu mais tarde na música para construí-la foi incrível. É uma das músicas mais incrivelmente construídas, meio que tipo bolero. No final da música, é tão grande, mas é tão repetitivo de uma forma realmente hipnótica.
E " Love Is Blindness" é outra grandiosa, com certeza!"

Dave Keuning (The Killers)
"'Achtung Baby' é provavelmente o meu favorito, e eu costumava tocar junto com todas as músicas do álbum. Tem delay e essas grandes evocações de acordes - e é uma coisa totalmente diferente. Isso meio que abriu meus olhos para uma maneira diferente de pensar e tornou os pedais de delay uma coisa legal de se ter na sua pedaleira.
"Ultraviolet (Light My Way)" foi a que mais influenciou meu jeito de tocar. Curiosamente, eu acho que é aquela que o The Killers coincidentemente gravou para um CD em que cada banda toca uma música deles.
Um tipo de influência da maneira como eu fiz as coisas, também. O tipo de mudança na avocação do acorde conforme você avança - tipo, ele está tocando off a terceira e a segunda. Isso é algo que eu levei comigo, com certeza.
Numa época em que acrobacias de guitarra eram a norma, quando Eddie e Yngwie e Vai e incontáveis deuses da guitarra tocavam tantas notas quanto o ouvido humano conseguia registrar em um solo, lá estava o Edge. Menos notas, mais espaço. Notas incríveis. Tons incríveis. Vibes.
Eu não acho que houve qualquer guitarrista que ouviu o Edge naquela época que não se inspirou. Quem não queria tocar 'menos' depois de ouvi-lo? Ele veio com riffs de duas ou três notas que eram o som do U2 - um dos sons definidores dos anos 80 e 90 também.
'October' está cheio de riffs e sons clássicos do Edge. "Gloria" é um dos riffs de guitarra mais memoráveis da época, mas cada música é uma masterclass sobre o uso do espaço. Ouça os tons intensos de "I Threw a Brick Through A Window" e como ele apresenta os versos em todos os pontos perfeitos.
"Scarlet" dá uma amostra de onde ele está indo com seu uso genial do delay. Ele é um dos poucos guitarristas na história do rock que definiu seu som de forma tão clara. Ele é o cara que faz você perceber que não são os seus dedos que estão segurando você - é a sua mente".

Timothy Showalter (Strand of Oaks)
"Há um fator emocional em tudo o que o U2 faz; ele se encaixa em tudo que eu amo. Não sou um shredder e nunca foi meu objetivo ser um acrobata na guitarra. Eu quero transmitir emoção - e é isso que o Edge faz.
Ele forneceu muita inspiração para guitarristas que podem nunca ser os melhores shredders do mundo - mas [eles] são guitarristas que sabem tocar e querem desesperadamente captar as emoções em seus corações e movê-las para seus dedos e para fora do amplificador e para os ouvidos das pessoas". 

Josh Kennedy (The Black Moods)
"É difícil ser guitarrista e não ter pelo menos um pouco de inspiração do Edge, mesmo que seja subconsciente. Ele não está lá sendo chamativo e tocando um milhão de notas. Seu 'flash' está na melodia e nas belas notas que ele escolhe. Seu uso de seus delays e seu autocontrole são incomparáveis.
Ouvir o progresso de seu estilo de 'October' para 'Achtung Baby' - é incrível. É como assistir a um ator de infância crescer no cinema ou na TV diante dos seus olhos e depois se tornar esse artista incrível e ganhar um Oscar".

Scott Holiday (Rival Sons)
"Mergulhar profundamente no ambiente sonoro do Edge e sua abordagem percussiva interessante foi algo para se ver - e realmente saborear em todo o seu 'frescor'. Isso estava no auge do hair metal e grandes e decadentes baladas de power rock. O que o Edge estava fazendo não poderia ter menos a ver com tudo isso. E essa ideia, a ideia de ir para a direita quando todo mundo estava indo para a esquerda - ficou comigo. Isso realmente entrou no meu coração.
'Achtung Baby' é apenas um álbum monstruoso - um belo monstro nisso. Desde os primeiros segundos em "Zoo Station", a guitarra gigante e agressiva no topo, podemos ouvir que algo diferente está para acontecer. Mesmo antes do álbum ter 30 segundos de profundidade, eu estou pensando: 'Teríamos um Radiohead sem este álbum? Não é provável'.
Então, novamente em "Even Better Than The Real Thing", logo de cara, há aquele riff enorme do Whammy, algo muito novo e progressivo neste ponto do jogo. Há tantos tons e riffs interessantes, radicais e com visão de futuro apenas nas duas primeiras músicas!
Sempre gostei de tentar tocar também "Tryin' To Throw Your Arms Around The World" Um retorno tonal para um tom clássico de Edge - aquele clássico som de delay limpo e vibrante. Sua paleta sônica cresceu exponencialmente. Para alcançar essa extensão de tons, o Edge parecia empregar quase todos os novos gadgets e brinquedos disponíveis, ao mesmo tempo incorporando todas as coisas boas e velhas também.
Deixando as coisas técnicas de lado, sempre considerei o Edge um 'pintor de som' - uma descrição que apontei descaradamente em meu próprio trabalho. Eu digo 'pintor de som' porque ele não é tanto um "virtuoso técnico" da maneira que não ouvimos escalas ou execuções complicadas, modos ou arpejos. No entanto, ele está usando sons como cores. É essa atmosfera sonora em que nadamos quando ouvimos U2".

Zac Barnett (American Authors)
"Não há como negar que The Edge é um dos maiores guitarristas de todos os tempos. E quando você o ouve tocando em 'Achtung Baby', pode-se argumentar que é o seu melhor. The Edge não apenas traz seu clássico som U2 que todos nós amamos do 'The Joshua Tree', mas a maneira como ele experimenta melodias, efeitos e um tom geral mais sombrio eleva sua forma de tocar a um novo nível.
Das melodias de contraponto em "One" ao tom excessivamente único que você encontra na abertura de "Mysterious Ways", o Edge leva a guitarra e a composição de riffs a um novo nível épico. Autores americanos sempre idolatraram seus sons icônicos, mas o mais importante, suas partes atuam como outra melodia vocal, provando que cada elemento de uma música é igualmente importante".

Sammy Boller
"The Edge tem uma das marcas mais raras na música: não importa quantas vezes você o tenha ouvido tocando em discos, você sempre pode pegar algo novo. Há muita profundidade e nuance em tudo o que ele toca, é infinito. Eu me apaixonei pelo U2 quando comecei a tocar em uma banda e a escrever músicas pela primeira vez.
A forma como o Edge compõe e orquestra as partes de guitarra é algo que olho e admiro. 'October' é meu álbum favorito do U2, e o riff principal de "Rejoice" é um dos meus timbres de guitarra favoritos de todos os tempos. 'Achtung Baby' é outro favorito; seu modo de tocar e composição brilham por toda parte. "One" é uma das primeiras canções que aprendi na guitarra".

Jon Foreman (Switchfoot)
"Lembro-me de sentar no banco de trás do carro de nossos pais enquanto meu pai dirigia pelos subúrbios ao norte de Boston. O rádio estava ligado e " I Still Haven't Found What I'm Looking For" tocou. Meu pai parou o carro, olhou para mim e meu irmão e disse: 'Isso é música de verdade'. Deve ter causado um impacto porque, anos depois, convenci os outros caras de nossa banda cover do Led Zeppelin a dar um passo fora do catálogo Zep para tocar "Sunday Bloody Sunday".
Avance alguns anos para quando 'Achtung Baby' foi lançado. Eu era um garoto que supostamente estava se preparando para a minha bateria em uma competição de surf local. Mas, em vez de me vestir, fiquei paralisado com o que estava ouvindo. Estupefato. Parado ali no frio, deixando a música passar por cima de mim.
Nunca tinha ouvido tons de guitarra assim. Tão intencionalmente irresponsável, tão perfeitamente irreverente. Havia distorção e consonância, caos e beleza. Esse riff de abertura! Que sensação! Eu poderia fechar meus olhos e imaginar um piano caindo de uma escada distorcida. "Zoo Station", "Until The End Of The World" e "The Fly" foram canções que pareciam uma bela colisão".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...