PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Bono na fase 'The Joshua Tree': "Estou farto de política partidária. Estou farto da esquerda, estou farto da direita. Até os liberais estão me dando no saco. Precisamos de novas soluções para novos problemas"


Apesar do forte apego do U2 à Irlanda, 'The Joshua Tree' veio repleto de imagens da América - um local que também entrava e saía de foco em meio às sombrias paisagens de sonho de 'The Unforgettable Fire'. 
A beleza selvagem, a riqueza cultural, a vacância espiritual e a violência feroz da América são exploradas com um efeito atraente em praticamente todos os aspectos de 'The Joshua Tree' - o título e a arte da capa, o blues e os empréstimos country evidentes na música, as imagens que permeiam canções como "Bullet The Blue Sky", "In God's Country" e "Exit" (que teve sua inspiração original em 'The Executioner's Song', o livro de Norman Mailer sobre a odisséia assassina de Gary Gilmore no oeste americano). 
Na verdade, Bono disse que "desmantelar a mitologia da América" foi uma parte importante do objetivo artístico de 'The Joshua Tree'.
"Você sabe, a América é a terra prometida para muitos irlandeses", disse Bono em 1987. "Eu sou um em uma longa linha de irlandeses que fizeram a viagem para os EUA e me sinto parte disso. É por isso que abracei a América no início, quando muitas bandas europeias estavam levantando seus narizes. E a América, de fato, parecia nos abraçar. Claro, minhas opiniões mudaram com estrelas nos olhos".
The Edge foi mais direto sobre como a visão da banda da América se tornou mais complexa desde os dias em que ganhar público neste país parecia tudo o que o U2 poderia esperar. "A América se abriu para nós", diz ele. "A América parece ser tudo o que há de bom no mundo e tudo o que é terrível no mundo reunido em um só. . . . Para nós, são as contradições do lugar, os paradoxos, a estranheza - é disso que se trata "Bullet The Blue Sky".
Há uma tradição na América, que por muito tempo parecia estar praticamente morta", diz ele, "de pessoas no rock & roll segurando um espelho para o que estava acontecendo ao seu redor. Fazendo perguntas embaraçosas, apontando coisas. Suponho que 'The Joshua Tree' segue esse tipo de tradição".
Bono às vezes parecia sobrecarregado pela tarefa de enfrentar os problemas monumentais na América e no mundo. "Eu luto com tudo", disse ele, balançando a cabeça. "Talvez eu seja apenas uma dessas pessoas. Politicamente, estou olhando ao redor - há eleições chegando em todos os lugares, na Inglaterra, nos EUA. Estou farto de política partidária. Você sabe, a esquerda, a direita - estou farto da esquerda, estou farto da direita. Até os liberais estão me dando no saco. Precisamos de novas soluções para novos problemas". Ele citou "In God's Country" de 'The Joshua Tree': "Precisamos de novos sonhos esta noite. Onde estão os novos visionários - as pessoas que sonham novos sonhos?
Estamos entrando em uma nova era aqui, uma nova era assustadora, provavelmente semelhante ao que foi a Revolução Industrial. Desemprego massivo - as máquinas não pedem aumento de salário, não fazem greve, trabalham sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Eu posso ver que haverá muitas pessoas desempregadas. É isso. Existem questões espirituais, as complicações de sua vida espiritual. Então, o que você faz?
Estou quase com vontade de dizer 'Tutti frutti' no momento, 'be-bop-a-lula'", diz ele, rindo. "Estou começando a pensar que isso realmente diz mais, porque as palavras estão falhandono momento, elas estão realmente falhando. Esse álbum está lutando não apenas comigo, mas lutando com tudo. Procurando e tudo mais - em todos esses níveis, estou infeliz. Não há um nível em que eu esteja feliz, de verdade. Estou descobrindo que o mundo real é muito mais sombrio, muito mais perigoso. Sair disso é covardia".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...