PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Willie Williams surpreso com a resposta de 'U2:UV Achtung Baby Live At Sphere'


O diretor criativo e designer de iluminação Willie Williams falando sobre 'U2:UV Achtung Baby Live At Sphere':

"Estamos todos um pouco surpresos com a resposta. Eu me conecto fazendo o que acho interessante. As três turnês que fizemos nos cinco anos anteriores à pandemia – iNNOCENCE, eXPERIENCE, e Joshua Tree, e tudo aquilo, eu realmente achei que foi um dos melhores trabalhos que já fizemos em termos do que um show ao vivo pode ser. Eles causaram uma onda dentro de certos círculos, mas então fazer algo como esse show onde está pegando fogo, é uma coisa totalmente diferente. Obviamente, estamos absolutamente encantados. 
Nós realmente tivemos que confiar no processo e acreditar no que estávamos fazendo, e não vacilar diante disso. O que era muito incomum porque normalmente a marca registrada das turnês é que as coisas mudam o tempo todo no último minuto. Mas eu disse aos caras do U2 logo no início: 'Este é um transatlântico, não um bote. Precisamos nos comprometer com o show e depois construí-lo'. 
É claro que saber qual era o material foi muito útil. Ter 'Achtung Baby' como núcleo central foi muito útil. Eu tenho um storyboard de abril, que é basicamente onde finalizamos esse show. Obviamente, com algumas variações, mas a intenção certamente esteve lá, e as grandes coisas com as quais eles se comprometeram não vacilaram, o que é notável, visto que são músicos. Esse compromisso foi muito útil, acho que foi isso que tornou possível conseguir isso.
Eu não estava muito interessado na ideia de começar um show com o local ou com a tela. Parece muito retrógrado para mim. Todas as coisas com o U2, e com todos os outros, todos os shows que eu fiz que envolvem grandes imagens, a própria superfície do vídeo, por assim dizer, sempre nasce da ideia e é sempre uma coisa única. Seja iNNOCENCE / eXPERIENCE, a coisa das barricadas, vem da ideia e então o hardware evolui a partir disso. Sempre digo aos alunos: 'Não comecem com uma lista de equipamentos. Essa é absolutamente a maneira de matar qualquer criatividade'. Nisto parecia que estávamos começando com uma lista de equipamentos da maior forma possível.
Claro, somos as primeiras pessoas a trabalhar no Sphere, então há uma sensação de que ele é único, até certo ponto. E, quando começamos, trabalhávamos num edifício que ainda não existia, por isso, além de termos de imaginar um espetáculo, temos de imaginar um edifício. Como tudo funcionaria e como seria a experiência – 'vai parecer um galpão? Será que vai parecer um teatro?' Mas tínhamos o suficiente para continuar e, como sempre, começamos a imaginar que tipo de espetáculo eles queriam fazer. Inicialmente, eu não tinha certeza se revisitaríamos a Zoo TV. Eu sabia por ter feito o show do Joshua Tree, e vi a maneira como eles fizeram isso, onde conseguiram fazer um show de aniversário, um show de álbum, que não foi nada nostálgico. Eles simplesmente pegaram o álbum e olharam para ele como se fosse seu novo álbum e encontraram uma maneira de apresentá-lo com olhos do século XXI. Achei que talvez fosse isso que faríamos; talvez fosse sobre 'Achtung Baby', e não sobre a Zoo TV".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...