PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Diário de Willie Williams, Janeiro de 1998: Popmart no Rio de Janeiro - Página 1

O Diário de Willie Williams - Turnê Popmart No Brasil

25 de Janeiro de 1998 - Pré Show

"Realocação geral. A banda tem que mudar de hotel por causa do cerco dos fãs. O show muda de local por razões técnicas.
Peguei um vôo noturno do JFK em Nova York, saindo de uma temperatura de - 1°, chegando no Rio De Janeiro no final da manhã, +35°.
Rio De Janeiro é a cidade mais bonita, e estamos hospedados no Copacabana ("her name was Lola, she was a show girl"). Ele é voltado para uma extensa praia dourada.
Não muito abaixo da superfície, o Rio também oferece muito em termos de crime e pobreza. A banda chegou aqui ontem para ter um dia extra e absorver a atmosfera.
Esta era a teoria, pelo menos, mas no tempo que eu cheguei, eles já tinham deixado o hotel devido ao lugar estar cercado de fãs. O U2 normalmente não teme um desafio, mas este claramente era incontrolável, por isso eles foram levados para um local secreto em uma ilha em algum lugar para tentar acalmar a multidão.
Nós deveríamos tocar no Maracanã - um estádio de futebol colossal - mas o show foi transferido para uma pista de corrida nas proximidades, devido ao estádio não ser capaz de ter um guindaste, que precisamos para construir o palco do show. Em outros lugares do mundo isso pode constituir uma crise, mas ninguém aqui parece particularmente incomodado por esta mudança de plano.
Muito quente. Muito quente. Muitos dos caras da equipe estão irreconhecíveis desde sua última aparição em Seattle, com a pele vermelha por causa do sol, e descascando. Três pessoas acabaram sendo levadas embora sofrendo de insolação, então a lição parece ser de 'aguentar firme'.

26 de Janeiro de 1998 - Dia de Ensaio

"Rio De Janeiro. Dia de ensaio. Fomos acordados esta manhã no hotel, com os fãs uivando, com toda a força de suas vozes. Bem, pelo menos eles estão ansiosos.
Fomos até o local para nos familiarizar com esta volta ao trabalho, e tentar lembrar como um show da Popmart deve ser.
A banda apareceu e nós fizemos um ensaio respeitável, com 30 graus no meio da noite."

27 de Janeiro de 1998 - Dia do Show

"Por razões muito longas e complicadas de explicar, eu acabei viajando para o show em um helicóptero com Bono e Edge. Isto foi uma experiência fora do corpo em vários níveis, não menos porque o Rio é tão bonito de se ver do alto - as praias, o azul do oceano, areia branca. Como se isso não fosse bastante extraordinário, nosso piloto decidiu nos dar um deleite, circulando o 'Corcovado' e nos dando uma vista close-up da enorme estátua do Cristo Redentor que olha para baixo, a partir do ponto mais alto no Rio de Janeiro. Ficamos de frente, olho a olho com Jesus, como um teste de som para o dia do Juízo Final. Eu tive que me dar um choque de realidade. Só mais um dia maçante com uma dupla de estrelas do rock em um helicóptero sobre o Rio.
No show, atingiu 40 graus, então todo mundo ficou mais cansado, com exceção da platéia que não parecia muito preocupada com o calor. Uma adição de última hora para o show foi um grupo de cinqüenta integrantes de uma escola de Samba, que Bono tinha visitado algumas noites atrás. Ele e Edge tinham tido o que pode ser chamado de um ensaio de "Desire", e antes de nós sabermos onde estávamos, era hora do show."