PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Segredos Revelados: produtor e engenheiro de som Stephen Harris fornece detalhes de seu trabalho para o U2 - Parte 2


"Eles são uma banda brilhante. Eu gostaria de pegar todas as bandas jovens com quem trabalho, e torná-los moscas na parede em uma sessão do U2. 
Eu diria a eles: 'É assim que você faz, isso é a profundidade de pensamento e paixão que você deve colocar em todas as suas gravações'. 
É um grande privilégio estar no estúdio com eles. Pode causar nervosismo porque eles trabalham muitas horas e te pressionam, mas isso é a melhor coisa. Eles te inspiram a fazer isso. Eles são muito apaixonados por tudo isso e pela maneira como trabalham por instinto. É bom agir por instinto. 
Levamos sete dias para mixar "The Sweetest Thing", incluindo todas as regravações e a seção de cordas nela, e Bono ouviu e disse: 'Essa é a melhor mixagem que eu já ouvi dessa música, pronto. Dê-me um microfone vocal e eu farei o vocal novamente'. Porque o que acontece é que a faixa está soando ótima, e isso o inspira a fazer um vocal melhor. 
Na primeira vez que gravei Bono, ele disse: 'Bem, é assim que fazemos': monitores grandes, explosão total, SM58. Eu disse 'Droga!' Mas quando você entra nisso, faz parte da vibe.
Quando terminamos "The Sweetest Thing", eles começaram o álbum na semana seguinte, e quando compraram RADARs, eles me trouxeram porque ninguém sabia como usá-los. Eu pensei 'Dois dias em Dublin às custas do U2, vai ser ótimo!' E eu tive a sorte de testemunhá-los ensaiando e escrevendo. 
Quando eu entrei, eles estavam apenas testando uma ideia e disseram 'Oh, nós vamos tocar por algumas horas, apenas espere'. E o que eles estavam tocando era uma bagunça absolutamente terrível. 
Eles estavam tentando ter essa ideia, e estava tudo fora do tempo, e continuava assim. Não era apenas ruim, era muito, muito ruim. 
Não sabia para onde olhar ou o que fazer. Eu estava perguntando 'É sempre tão ruim assim?' E foi a coisa mais mágica que eu já conheci - simplesmente aconteceu, se transformou em U2 e se transformou em uma seção rítmica que era o groove filho da puta mais sexy que você já ouviu. 
E eles tiveram a ideia. Eles estavam procurando por essa ideia e sabiam que ela estava em algum lugar, e passaram muito tempo fazendo isso e de repente se encaixou. É aquele grupo de pessoas que torna a música incrível.
Então Steve estava fazendo algumas mixagens no álbum, e então ele ligou e perguntou se eu queria ir nas últimas duas semanas e terminar algumas faixas, então fizemos "Beautiful Day" e "Walk On". 
"Beautiful Day" levou cerca de seis dias. Quando eu peguei e comecei a montar a mixagem, não me atingiu, eu estava pensando 'Tudo bem, não é uma música ruim ...' e então eu fiz isso mais 'rock'. 
A questão é que, quando você começa uma mixagem, você sempre tenta animar a coisa toda, usa todos os truques do mercado para fazer com que soe forte, brilhante e matadora, e diz 'Eu não sou um engenheiro brilhante!'
Daniel Lanois entrou e a expressão em seu rosto dizia 'Isso é muito impressionante, mas não está certo'. E eu percebi que tinha mixado toda a música que existia. A beleza dessa música está nos backing vocais, e se você ouvir a mixagem final que fizemos, é quase tudo vocal!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...