PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Segredos Revelados: produtor e engenheiro de som Stephen Harris fornece detalhes de seu trabalho para o U2 - Parte 1


O produtor e engenheiro de som Stephen Harris, com Steve Lillywhite, mixou os singles N°1 do U2, "The Sweetest Thing" e "Beautiful Day".
Harris não é fã de Pro Tools, preferindo o som e a interface estilo fita de gravador digital RADAR da Otari. 
Seu evangelismo RADAR veio à tona quando Steve Lillywhite pediu-lhe para ajudar em uma sessão com o U2, que estava planejando revisitar um antigo lado B que sobrou de seus dias em The Joshua Tree. "Recebi um telefonema de Steve, ele disse: 'Estou fazendo uma música chamada "The Sweetest Thing", vai levar dois dias - gravar o vocal em um dia, mixar no outro - eu realmente não me importaria se você me ajudasse'. Eu disse 'Fantástico!' 
Eu fui até lá e eles têm um ótimo lugar em Dublin com uma velha mesa Neve, é um verdadeiro estúdio. Eles construíram o estúdio com uma sala de controle e um estúdio, quando fizeram 'POP', e não gostaram. Então eles apenas mudaram e colocaram a sala de controle na área do estúdio, que é muito maior - e então se eles quisessem gravar alguma bateria, eles iriam para o que tinha sido a sala de controle. 
O motivo pela qual a bateria estava um pouco "morta" no álbum 'All That You Can't Leave Behind' foi porque tudo foi feito em uma sala de controle, com a acústica de uma sala de controle!
Então a regravação do vocal foi uma edição, tiramos o baixo e refizemos a maior parte das guitarras, refizemos os vocais e os backing vocais. 
No final, tudo que mantivemos foi a bateria, um pouco do baixo, uma faixa com palmas e uma parte do teclado. 
Estávamos trabalhando no analógico, e eu o copiei, porque eu não queria trabalhar no original - demorei muito para encontrar alguma redução de ruído do Telefunken, que é o que foi feito originalmente. Abbey Road resolveu para nós no final. 
Eventualmente, precisávamos fazer algumas edições, e eu não iria cortar a fita, porque era muito difícil, então eu estava pensando 'Eu realmente gosto desses RADARs Otari, posso pegar um destes para fazermos as edições nele?' Edge disse: 'Passamos maus bocados com o digital, o último álbum foi feito em digital e não ficamos muito felizes com ele'. Eu disse 'Olha, confie em mim, deixe-me transferir e você pode fazer o A / B'. 
Não havia um RADAR 2 na Irlanda, então pegamos um de Londres, transferimos - Lillywhite também nunca tinha visto um antes - e Edge ficou sentado lá por cerca de duas horas no A / B. 
Eles saíram e compraram dois na semana seguinte, e eles começaram o álbum depois de terminarmos "The Sweetest Thing"."

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...