PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Os álbuns e a canção do U2 que tiveram grande importância para Michael Stipe no REM


Michael Stipe, do REM, falando sobre a canção "What's The Frequency, Kenneth?" de 1994, falou da importância do U2:

"Isso é do 'Monster'? Sim, era sobre um cara que estava tentando muito se "conectar" com uma geração mais jovem e simplesmente falhando nisso. É um comentário sobre a incapacidade da minha geração de crescer: as pessoas não conseguem se olhar no espelho e se ver como outra coisa que não uma criança no corpo de um adulto. Então eu fiz um personagem que veste uma camisa realmente horrível para tentar se encaixar em alguma pista de skate e as crianças ficam tipo, "Quem é o vovô? O que ele está fazendo?" Eu vi isso em todos os lugares ao meu redor e em mim mesmo, tenho certeza.
A essa altura, Peter deixou Atenas para sempre e se mudou para Seattle, comprou uma casa e começou uma família. Kurt e Courtney compraram a casa ao lado dele, e havia toda a influência de Seattle no início dos anos 90. Falamos sobre isso quando nomeamos Out Of Time. Era uma piada interna da banda: Não importa o quanto tentássemos estar no momento legal, estávamos sempre à frente ou atrás dele.
Com o 'Monster', tentamos escrever um disco de rock porque estávamos saindo em turnê pela primeira vez em cinco anos, e precisávamos de músicas que não fossem música de câmara orquestral como [Out Of Time e Automatic For The People] - essas coisas precisam não tocam bem para um campo de futebol de 50.000 pessoas na Itália. E o que acabamos fazendo foi escrever esse álbum de efeitos sonoros com ótimas canções que representavam o que um álbum de rock poderia ser. Havia uma distância irônica.
Éramos amigos do U2 desde os anos 80, mas foi depois de 'Achtung Baby' e 'Zooropa' que entendi o apelo daquela banda. Foi então que eles se tornaram muito interessantes para mim e assim permaneceram. E essa distância que eles forneceram com esses dois álbuns é o que eu precisava realmente entendê-los e dizer: "Uau, esses caras querem dizer isso. Eles são realmente bons". Falo muito sobre isso em mim mesmo, mas mesmo na natureza humana, somos todos criaturas completamente e totalmente contraditórias. Todos nós basicamente queremos e precisamos da mesma coisa e nos movemos da mesma maneira, mas cada um de nós tem essas contradições insanas que são tão bonitas e incríveis".

Sobre "Leaving New York" de 2004, Michael falou da canção do U2 que o tocou:

"Após o 11 de setembro, fiquei chateado com a forma como as pessoas de fora de Nova York ainda estavam com isso fixado na memória. Tentei escrever uma música sobre Nova York que não fosse piegas, mas não consegui. Estou muito orgulhoso dessa música, mas a demo é realmente surpreendente. Esperançosamente, algum dia isso será disponibilizado. Acho que finalmente achei esse sentimento com "Discoverer" de 'Collapse Into Now'.
Eu sou um cara sentimental e triste, e parte da minha contradição inerente é que estou constantemente lutando contra um lado meu, assim como a minha parte que é pedante e professoral. Mas eu venho de uma longa linha de pregadores metodistas, venho de algum lugar. Eu reconheço - talvez eu seja mais autoconsciente do que as pessoas pensam que sou. Eu me considero bastante autoconsciente - e meu namorado acha que estou diminuindo muito o que fizemos como banda nessas entrevistas, então ele me disse para ser um pouco mais ativo.
É a beleza do empurra/ puxa de não apenas estar em uma banda, mas também ser um letrista ou um artista ou um escritor ou criador ou artista ou o que você quiser chamar: reconhecer o que está em você, consciente ou inconscientemente. Isso é o que o torna realmente humano e atraente além de alguém dizer: "Oh, é o cara careca com a voz nebulosa", ou o que seja. Toca as pessoas da mesma forma que "Stay (Far Away, So Close!)" do U2 me tocou".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...