PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 20 de abril de 2021

Guitarrista relembra a noite de 1979 em que o U2 tocou no Nashville Rooms em Londres


Alan Cross, radialista canadense e escritor de música:

"Parece difícil de acreditar agora, mas quando o U2 foi formado, eles foram virtualmente ignorados por todos. Eles lutaram para obter o interesse da gravadora e receberam uma rejeição após a outra. 
Seu primeiro EP e o single seguinte foram desastres fora da Irlanda. Mesmo sua gravadora, que tinha pouca fé na banda, não se preocupou em lançar seu material na Grã-Bretanha.
Como resultado, quando o U2 fez seu primeiro show em Londres em 2 de dezembro de 1979, em um lugar chamado Nashville Rooms, apenas nove pessoas compareceram.
Para adicionar ainda mais insulto a todo o caso, o promotor e o local até erraram o nome. A marquise na frente dizia "HOJE À NOITE: V2"."

Este show que Alan Cross cita foi para apoiar o single 'U2-3', e na noite tocaram Back To Zero e Secret Affair.
Sam Burnett do Back To Zero relembra: "Ninguém acredita em mim quando digo que o U2 abriu para nós no Nashville. Bem, aqui está a prova, e que ótimas lembranças eu tenho daquela noite. Sou guitarrista e compositor do Back To Zero e fomos escalados no último minuto após o cancelamento da banda principal. 
Estávamos navegando na crista de uma onda, o mod estando em pleno andamento em 1979. A vida era empolgante para um jovem de 17 anos. Então, esses caras de Dublin apareceram e nós ficamos um pouco confusos porque eles não se pareciam com as bandas com as quais tocávamos normalmente.
Especialmente o guitarrista que tinha esse estranho corte de cabelo triangular. Havia uma discussão entre o baterista deles e o nosso sobre qual bateria usar. Estava ficando desagradável.
Então eu fui para o bar e voltei após a passagem de som para ouvir essa banda por cortesia. Tinha esse cantor que estava fazendo algumas coisas estranhas de mímica enquanto cantava. O guitarrista estava tocando uma Gibson. Ele não estava emitindo grandes acordes de energia, mas fazendo aquele delay melódico que soava incrível. O baixista e o baterista estavam amarrados a algumas coisas bastante sólidas e fiquei impressionado. 
O público estava, não surpreendentemente, um pouco desinteressado porque eles queriam uma banda mod e nada mais iria servir. 
Mas eu percebi que as pessoas começaram a prestar atenção quando os compassos de abertura de "I Will Follow" preencheram o espaço entre nós. O resto de 'Boy' foi tocado, embora não tenha tido um encore, e eu saí me sentindo um pouco diferente sobre o jeito que queria que o Back To Zero fosse. 
Eu me separei do Back To Zero em 1980 e formei uma banda que chamei de Berlin (mais tarde o nome mudou para Kindergarten). 
Eu me peguei escrevendo canções que remetiam aos sons que ouvi naquele show. Estranha coincidência - o baterista do Berlin era primo de Larry Mullen, ao que parece. Eles devem ter se esquecido de nós agora, mas muitas vezes me pergunto o que aconteceu com aquela pequena banda de Dublin". 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...