PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Um papo com Phil Docherty, técnico de palco de Bono nas turnês Vertigo e 360°


Durante a Vertigo Tour em 2005/2006, foi realizada uma entrevista com Phil Docherty, o técnico de palco de Bono. Ele era o responsável por todos os requisitos técnicos de Bono no palco - bem como todos os instrumentos que ele usava: guitarras, gaitas, pandeiretas, ou qualquer coisa que ele precisasse usar nos shows, como os monitores de ouvido.

"Em 1976 eu fui gerente de turnê do The Damned por alguns anos. Depois, houve Fisher Z, Madness, Nazareth, o lendário Hank Marvin, Toyah, Spandau Ballet, Billy Ocean, Paul Brady, The Spice Girls, The Police, East 17, Terence Trent Darby, The Corrs, The Waterboys, Johnny Thunders - A lista é infinita. Quando comecei, eu era um "Jack-of-All Trades" (pau pra toda obra), mas sempre tive uma grande afinidade com as guitarras. Eu acho que deve ter sido a diferença que a guitarra tinha feito na minha vida. Crescendo no extremo leste de Glasgow, tudo parecia um pouco nublado e chuvoso e, em seguida, viram as guitarras e elas eram brilhantes e reluzentes e depois houve os Beatles e Sgt Peppers e isso coloriu tudo.
Essas primeiras guitarras para mim, eram de outro planeta, Stratocasters e Candy Apple Reds. Eu toco - mal - mas descobri que meu nicho na vida era cuidar delas. O lado negativo é a separação da família e do lar. No entanto, esse negócio me deu uma ótima vida.
A primeira vez que vi o U2 foi na América por volta de 1982, fiquei maravilhado com eles. Eles eram uma das bandas mais emocionantes que eu tinha visto naquele período. Eu estava em turnê com o 'A Flock Of Seagulls' na época. Eu não queria ir ao show do U2 - pensei que fossem uma banda religiosa de reggae de Dublin. Eu fui arrastado do meu quarto de hotel em um dia de folga. Saí chutando e gritando. Nunca me arrependi disso.
Eu amo "Gloria" porque isso me faz lembrar de um tempo sem preocupações pela América e acho que essa música me manteve acordado enquanto eu dirigia para ir e voltar em toda a América com o 'A Flock of Seagulls'.
Eu não trabalhei com o U2 por tanto tempo. Embora eu tivesse sido abordado antes, basicamente passei 18 anos trabalhando com Sting. Naquele tempo eu também trabalhei com outras bandas - todas, desde The Cranberries até Jane's Addiction, mas isso sempre aconteceu entre as turnês do Sting. Sting sempre esteve na estrada ao mesmo tempo que o U2, então a oportunidade nunca surgiu até quando chegamos ao final de uma turnê de dois anos e meio com o Sting.
Toda a experiência com o U2 é maior do que qualquer outra coisa. Eu fui abençoado, eu fiz um monte de coisas com tantas bandas grandes, mas para realmente trabalhar em uma turnê tão grande quanto a do U2 é algo especial. E, no entanto, também você se sente muito confortável. Eu amo ver 80.000 pessoas lá fora, cantando cada palavra. Quando fomos para Glasgow (minha cidade natal) foi uma noite emocional, a coisa toda, e ver a multidão responder de tal forma foi incrível.
"Where The Streets Have No Name" tocada em minha cidade natal me deu um nó na garganta. Eu devo ficar no melhor lugar dos locais. Você olha para fora e você vê todos pulando para cima e para baixo. Você pode ver a magia e você percebe que é incrível como muitas pessoas ficam tocadas com esta canção. É muito mais do que apenas um show pop ou rock e é ótimo fazer parte disso.
Eu fico de olho em Bono completamente - 110%, esperando por mudanças de guitarra e sinais, para que eu possa executar, coisas diferentes durante o show. Desenvolvemos um pouco de linguagem gestual, e ao ouvir os mesmos monitores que o Bono usa, estou sempre ciente do que está acontecendo. Se ele resolver tocar uma música nova, estamos prontos para isso. Para todos os caras que trabalham com back-up, 95% do trabalho é cuidar de todas as eventualidades para que você não tenha que entrar em pânico se houver uma súbita mudança de direção.
Sua guitarra principal é a Gretch Falcons que a Gretch fez especialmente para ele. Eles foram pulverizadas com um tom especial de verde e são conhecidas como The Irish Falcon. Elas têm pickups e acessórios vintage e precisam de um amável cuidado amoroso, mas usada em conjunto com um Vox AC 30 (também vintage) eles têm um som realmente clássico."

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...