PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Por trás de 'Wise Blood', o livro que Shadow Man recitava um trecho em "Exit" na 'The Joshua Tree Tour 2017'


"Onde o cego não vê, o aleijado não anda e o que está morto assim permanecerá."



Em entrevista para a Rolling Stone no começo do ano, ao ser perguntado como se sentiu ao tocar "Exit" novamente na 'The Joshua Tree Tour 2017', Bono revelou:

"Eu tive um monte de auto-danos ao longo dos anos tocando essa música. Fiquei muito feliz de não tocá-la por muitos anos. Desloquei meu ombro. Entrei em lugares muito sombrios no palco. Eu preferia não voltar para essa música, mas eu encontrei uma maneira de pensar de onde ela veio e voltar para os livros que eu estava lendo na época.
Eu percebi que a influência real era provavelmente Flannery O' Connor, então eu desenvolvi esse personagem chamado Shadow Man (Homem Sombra) e eu estou conseguindo pisar nos sapatos do Shadow Man sem qualquer auto-dano. É um personagem e tanto.
Eu estou realmente usando algumas linhas de 'Wise Blood'. O trecho de Wise Blood é "Where you come from is gone, where you thought you were going is never there. Where you are is no good unless you can get away from it" (De onde você vem, desapareceu, onde você pensou que estava indo nunca está lá. Onde você está, não é bom, a menos que você possa se afastar disso). É o Southern Gothic (Gótico Sulista), que é o que eu acho que você chamaria."

Publicado em 15 de Maio de 1972, e lançado no Brasil como 'Sangue Sábio', a escritora Flannery O'Connor conta a história de Hazel Motes, um jovem ateu condenado a ser ministro da fé cristã como seu avô, saindo do serviço militar, profundamente mudado, que retorna à sua casa, numa área rural do sul dos Estados Unidos, mas a encontra vazia e abandonada. Criado numa família religiosa, porém órfão de tudo, parte para uma cidade grande para recomeçar a vida. Cheio de revolta, Motes tenta esconder e negar suas origens cristãs. Vive repetindo: "Não sou um pregador". Uma vez estabelecido, inicia uma desesperada batalha espiritual contra o fanatismo religioso da comunidade.
Enoque Emery, o porteiro de um zoológico que possui o ´sangue sábio´, fará com que a descrença absoluta de Hazel Motes termine por encaminhar-se para a redenção da qual ele tanto desejava se distanciar.
A certa altura, Motes toma uma decisão: confrontar diretamente a fé cristã e fundar uma nova igreja, a Igreja da Verdade sem Jesus Cristo Crucificado.
Ele sobe no capô de um velho automóvel e começa a sua pregação: "Escutem! Não há Queda, pois não há lugar algum de onde cair e não há redenção, pois não há Queda. E não há juízo final, pois não há os dois. Nada importa senão que Jesus é mentiroso”. No meio do caminho, Motes encontra um pregador frustrado, Asa Hawkes, o pastor que finge ser cego e a sua filha adolescente e degenerada Sábata Lily, e outros que usam a religião para ganhar dinheiro. Motes não tolera esse tipo de farsa e logo os desmascara.
Sem conseguir fundar sua nova igreja, Motes queima os próprios olhos e se torna uma figura solitária, andando pela cidade, tentando se punir e confessando sua condição – um cego tentando guiar outros cegos.
Utilizando elementos do grotesco e do humor, juntando com elementos psicanalíticos e míticos, Flannery O’Connor cria uma história em que religião, violência e graça se unem mostrando a condição humana, a profundidade da Queda e a necessidade de redenção.
Ao morrer, assistido pela senhora Flood, dona da pensão onde mora, Motes parece encontrar algum repouso, um pequeno indício de luz.
Quando o livro foi publicado ele recebeu pouca atenção dos críticos. Contudo, foi lentamente ganhando reconhecimento até se tornar umas das obras mais importantes da literatura norte-americana.

Em 1979, foi lançado no cinema o filme 'Sangue Selvagem', realizado por John Huston, com seu roteiro baseado no livro 'Wise Blood'.
No trailer, aparece a mesma citação que Bono utilizou em "Exit" na turnê do U2!



Agradecimento: Ultimato (Gladir Cabral)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...