PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

'Círculo Completo'


Do site U2.COM

'Círculo Completo'

"Ela se lembra como se fosse ontem: o antigo gravador em um canto do apartamento da sua avó; a pilha de álbuns de vinil, vários deles do U2; seu pai escolhe um, coloca-o no prato giratório, coloca a agulha no início do terceiro grande sulco e se senta no sofá para ver a reação da filha quando a música começa a tocar.
Como uma das passageiras com um grupo de pessoas, onde trovejava, no norte ao longo da Highway 14 na Califórnia, para o Vale da Morte; Amra Merdanovic lembrou a primeira vez que ouviu U2 - "With Or Without You" do álbum 'The Joshua Tree'. "O som era lindo. Obviamente, a primeira coisa que ouvi foi a melodia - o começo - a longa introdução da música", disse Amra, que não tinha nem cinco anos de idade na Bósnia quando seu pai, Kiko, a apresentou à música de U2. "E então, Bono começa a cantar e eu estava tipo: 'Oh, meu Deus. O que é isso? ... O que a letra está dizendo?
Na época, Amra não falava inglês (nem o pai dela. Ele ainda não fala). Foi seu batismo sônico na música do U2 que a inspirou como uma criança precocemente curiosa, aprender a língua para que ela pudesse entender melhor as letras das músicas que haviam capturado sua imaginação. Ela se lembrou disso no primeiro dia de uma peregrinação de West Hollywood para o local no deserto da Califórnia, onde a famosa Joshua Tree uma vez esteve. Ela foi uma de um grupo de fãs que embarcou na viagem no final de setembro, alguns dias antes do show da banda em San Diego - o último na América do Norte na penúltima etapa da 'The Joshua Tree Tour 2017'.
'Meu pai costumava ter este pequeno livro de canções do U2 com tradução. Achei tão fascinante, mas não queria um livro. Eu queria aprender inglês', disse Amra. 'Enquanto cantavam, eu queria saber do que estavam falando. Então eu comecei a aprender inglês... Gostei muito da linguagem. Eu amava o jeito que soava e eu amava o jeito que eu soava quando eu falava'.
Quando Amra era criança, sua Bósnia nativa ainda era parte da República Federativa da Iugoslávia. O inglês não foi ensinado nas escolas da Bósnia. "Infelizmente, quando eu estava conhecendo o U2 e a língua inglesa, começaram os problemas no meu país. Então eu tive que sair da minha casa, deixar tudo. Mas nunca parei minha educação", disse ela.
A Guerra da Bósnia começou na primavera de 1992 e terminou em dezembro de 1995. A família de Amra foi forçada a fugir de sua casa. Uma babá no jardim de infância onde Amra e seu irmão estavam matriculados enquanto seus pais trabalhavam, falava inglês e ajudou a fã do U2 em ascensão a continuar aprendendo a língua. Quando a guerra terminou, Amra estava na quarta série e o inglês era obrigatório no novo sistema escolar pós-soviético.
"Isso me deu mais confiança para aprender mais e, obviamente, entender o que U2 estava cantando", disse Amra. "Mas mesmo hoje em dia, algumas de suas músicas, quando as ouço, mesmo depois de ouvi-las muitas vezes, elas significam algo mais - eu descubro outra coisa que não tinha percebido antes. Mesmo algo tão simples, como uma música de amor. Quanto mais velha fico, mais significativas essas letras são para mim como uma adulta."
Mais de 10 mil quilômetros separam o Estádio Asim Ferhatović Hase em Sarajevo - onde Amra viu seu primeiro show de U2 em 23 de setembro de 1997 - e o local na California State Route 190, onde Anton Corbijn capturou a imagem da icônica árvore yucca para o álbum do U2 de 1987.
Estando a poucos metros de onde a árvore Joshua derrubada descansa no chão do deserto como um cadáver em repouso (a árvore morreu antes de 2003, quando vários fãs instalaram uma placa de bronze que se lê, em parte, 'Have you found what you’re looking for?'), as lágrimas escorriam pelo rosto de Amra, refletindo a luz dourada e brilhante do pôr-do-sol enquanto ela meditava na jornada improvável que a levou até lá. "Esta mulher adulta percorreu um longo caminho", disse ela, "muito, muito longe de casa; mas muito feliz".
O marido de Amra, Harry Kantas, um fã do U2 da Grécia, que ela conheceu durante a turnê 360°, marca a jornada em décadas, contando os momentos de mudança de vida que ele associa com a banda e sua música como contas em um rosário.
"Eu me tornei um fã 30 anos atrás, quando 'The Joshua Tree' foi lançado. Então eu os vi pela primeira vez 20 anos atrás, durante a Popmart. Então me mudei para Dublin há 10 anos", disse Harry. O casal, que ainda vive em Dublin, casou-se em julho de 2013, no vigésimo aniversário de lançamento do álbum 'Zooropa'. Harry, que durante anos levou a sua bandeira grega azul com ele para shows do U2 em todo o mundo, tinha visitado o santuário da árvore Joshua no Death Valley em 2015, mas ficou emocionado ao acompanhar sua esposa em sua primeira visita no mês passado.
Para marcar a ocasião, ele deixou algo para trás: sua bandeira. "Eu acho que foi uma oportunidade perfeita para aposentar ela lá, para descansar no mesmo lugar que tudo começou", disse ele, depois de cuidadosamente colocá-la ao lado da árvore caída, em meio à coleção de outras lembranças -violões, fotos, cruzes, notas manuscritas, obras de arte, e um case de metal destes levados em turnês, lotado com todos os tipos de tributos de inúmeros fãs que tinham feito a viagem antes deles.
À medida que o sol se pôs atrás da Sierra Nevadas à distância, os pensamentos de Amra se espalharam para meninas em partes do mundo, cujas vidas hoje estão sendo interrompidas pela violência, a guerra e medo do que era há quase 30 anos, meninas como Omaima - uma jovem síria de 15 anos que vive no campo de refugiados de Zataari, na Jordânia, aparece em um breve documentário que acompanhou "Miss Sarajevo" durante muitos shows na turnê deste ano.
"Há uma linha em uma música de U2 que diz: 'Onde você mora não deve decidir se você vive ou se você morre', e eu acredito que isso se aplique nesta situação", disse Amra, quando perguntada o que ela diria a Omaima se ela tivesse a chance.
"Eu sei que há muitos, muitos dias e muitos, muitos momentos em sua vida, quando você quer apenas desistir porque você não vê a luz no final do túnel", disse ela, "apenas se agarre neste pouco de fé ... Eu tinha esperanças e sonhos e não estava pronta para desistir deles. Então, se agarre neles [mesmo] quando torna-se difícil. Eu fui apenas tocada por qualquer poder superior.... foi o que me trouxe aqui. Tudo começou com 'The Joshua Tree' e agora estou aqui. Círculo completo."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...