PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A Entrevista: Larry Mullen na Modern Drummer em 1985 - Parte II


Larry Mullen em 1985 em entrevista para a Modern Drummer:

"Essa música, "Drowning Man", simplesmente evoluiu espontaneamente. Foi gravada no Windmill Lane, o estúdio em Dublin que usamos. É um lugar incrível, com sua própria personalidade. Você pode obter um som de bateria imaculado no corredor, que são paredes de pedra sólidas com um teto muito alto. Eu coloquei meu kit lá fora, e eles colocaram os microfones por todo o caminho no alto da escadaria. Gravei muitas músicas lá.
Quando fizemos "Like A Song", Windmill Lane não tinha uma sala ambiente. Estávamos tendo problemas porque não conseguimos gravar no corredor tarde da noite. Então, nós simplesmente cercamos o kit com ferro ondulado e colocamos os microfones no topo, tentando obter um som ambiente, porque eu não gosto de usar o ambiente técnico em tudo. Não acho que seja muito natural. Mas a ideia de realmente construir para si mesmo, eu gosto disso.
Em 'The Unforgettable Fire', há muitos toques orientais, mesmo no design do álbum, com a rica cor púrpura e a caligrafia. Quando fomos para o Japão, evitamos todas as armadilhas "turísticas". A maioria das bandas permanecem nos hotéis do rock n roll. Nós ficamos em hotéis tradicionais japoneses e comemos em restaurantes tradicionais japoneses. Em todo lugar que fomos, ouvimos a música tradicional, e foi fantástico. Obviamente, fomos todos influenciados por isso.
Gravamos em um enorme salão de baile do castelo, com pinturas antigas por toda parte. Nós definimos o kit no meio da sala, com microfones por toda parte, apenas para quebrar todas as barreiras das coisas normais para fazer na gravação - encontrar o lugar "correto" para colocar o kit, obter o "som bom", e todo esse tipo de coisa. Em vez disso, fomos todos ao salão de baile juntos e tocamos. Não houve separação; muitas das faixas foram feitas ao vivo. E quando nós quisemos remixar algumas coisas - quando nós realmente colocamos as trilhas e tentamos separar as coisas - não podíamos; Tudo estava por toda a parte! Todas as guitarras nas faixas de bateria, e tudo isso, foi o que o tornou especial.
Eu estava muito envolvido - muito mais do que eu estava nos outros discos - na escrita, nos sons, e em ter certeza de que a bateria estava correta.
Danny Lanois, que trabalhou conosco durante uma semana como co-produtor, estava muito interessado em padrões de bateria. Nós passamos muito tempo ouvindo música e falando sobre bateria e como elas se encaixam na construção de nossas músicas. Danny e Brian não haviam trabalhado com uma banda como o U2, então eles estavam aprendendo algo novo também, e havia uma vibração real. Todos estavam lutando por algo novo. Foi ótimo. Eu realmente não entendo exatamente o que era, porque você sempre vê os produtores como pessoas sentadas atrás de uma mesa de mixagem, mas estavam na frente, eles estavam tocando conosco. Nós passamos as tardes apenas tocando: Edge na guitarra, Brian nos teclados, Danny na percussão, apenas se divertindo, sendo apenas musical. E essa foi a diferença. Eles também estavam sendo músicos. Não eram produtores. Eles se tornaram parte da banda, e espero que voltemos a trabalhar com eles. Eu realmente aguardo com expectativa. Aprendi muito com os dois.
Gosto de bateria simples e coisas simples. Eu acho que os bateristas estão no palco para manter a batida ao melhor de suas habilidades. E se eles querem ser chamativos, eles também podem ser chamativos, mas eu odeio bateristas "estrela". Eu odeio quando os bateristas saem e jogam suas baquetas todas as noites. Eu realmente odeio isso. Isso realmente me incomoda.
Eu toco bongos, e eu faço muita percussão estranha. Em "Gloria", há uma parte durante o intervalo perto do final quando eu estava fazendo apenas alguns overdubs de percussão simples. No corredor, havia uma mesa com um sino, um pires, e eu simplesmente fui até a mesa e bati o pires com minhas baquetas no tempo com a batida. Isso é o que eu gosto especialmente: percussão experimental, e não os efeitos de percussão realmente tradicionais.
Em "I Will Follow", tivemos os sons de garrafas sendo quebradas e uma baqueta encostando através dos raios de uma roda de bicicleta. Edge, nosso guitarrista, realmente fez isso.
A maioria das vezes não entramos no estúdio com idéias escritas. Adam e eu podemos sentar, e eu posso ter uma linha de bateria. Ele pode ter uma linha de baixo. Nós gravamos em uma fita, e damos isso para Bono e Edge. Então, todos nos juntamos e discutimos. É um processo democrático. Tudo é dividido em quatro partes, e é bastante exigente. Você deve se envolver desde o início, não há espaço para ser descontraído. Às vezes, pode ser chato para um baterista, porque eles definiram suas linhas de bateria e eles estão trabalhando em partes de guitarra, então você precisa se sentar e esperar que eles juntem."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...