PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 22 de janeiro de 2012

A imagem de um gato e um pássaro


Quando o U2 foi formado na Mount Temple Comprehensive School no lado norte de Dublin, Bono tinha iniciado um relacionamento com Ali Stewart que resultaria em casamento. Mas o caminho do verdadeiro amor nem sempre teve um bom desenrolar. Eles romperam por um curto período e Bono - como sempre, agitado e com fome de experiência – teve um caso com outra colega de escola.
“Aquilo é sobre sexo, definitivamente sobre sexo”, Gavin Friday diz, sem a menor hesitação. “Mas eu acho que você deveria perguntar para ele por que ‘An Cat Bubh’? Irlandês não era a dele. Se tivesse sido eu, ótimo, porque eu era Fionán e aquela coisa irlandesa estava ali no fundo, mas não no caso do Bono. Então por que não chamou ‘The Black Cat’? Onde o sexo estava em pauta, Bono era muito precoce na adolescência. Ele era muito mais experiente que o resto de nós em Lypton Village”.
“Isso é definitivamente sobre sexo’, Bono concorda. ”Eu acho que o título está em irlandês porque a garota era um tipo de pessoa um tanto ‘gaélica’. O que aconteceu foi que Ali e eu rompemos por um minuto e eu corri atrás de alguém e me sinto culpado por isso. A imagem é de um gato e um pássaro. O gato mata o pássaro e o sacode – você sabe como eles fazem, eles brincam com a presa morta – e então dormem ao lado dela. Que é de onde a imagem vem. É como se alguém tivesse pegado você, você é jogado para todo lado e então você dorme ao lado dele. Eu acho que por causa da canção, eu mudei as coisas, mas na realidade eu penso que eu era o gato. Eu era a pessoa suja. Aquela letra deveria ser lida ‘and when she is done/she sleeps beside the one’.
Na verdade ‘An Cat Dubh’ foi tão importante por seu silêncio, evocativas passagens instrumentais, como pelo seu – novamente – texto sexualmente ambíguo. A letra talvez tenha sido improvisada, como Bono disse à Neil McCormick da Hot Press durante 1981, mas a música era como se tivesse sido planejada. A retenção na passagem instrumental que leva de ‘An Cat Dubh’ para ‘Into The Heart’ é especialmente impressionante, uma performance de The Edge que antecipou o gênio único que ele se tornaria no rock contemporâneo, como guitarrista.
“Nós gastamos todo nosso tempo na música”, Bono reflete agora, “e trabalhando improvisações por fora. Nós nos viciamos nos sons da guitarra, em linhas de baixo, na bateria. E então quando nós estávamos fazendo isso, nós aproveitamos alguns minutos e escrevemos a canção. Embora muitas dessas músicas tenham sido tocadas ao vivo antes de nós gravarmos, eu nunca aprendi as letras. Tocando no Dandelion Market – ou onde quer que fosse – as letras seriam alteradas. Eu acho que nós podemos culpar Iggy Pop por aquilo. Nós líamos que ele improvisava suas letras no microfone e se isso era bom o suficiente para Iggy, devia ser bom o suficiente para nós. Portanto, não foi como se eu tivesse trabalhado a letra e, em seguida, tido tempo para pensar sobre elas. Elas estavam sempre mudando.”
A seqüência à partir de ‘An Cat Dubh’ para ‘Into The Heart’ tinha mais a ver com as exigências de desempenho do que com o tema. A seqüência trabalhada no palco, portanto, fazia sentido fazê-la dessa forma na gravação. Continua sendo um pedaço de beleza, cintilante, tranqüila. A dinâmica é belamente controlada pelo produtor Steve Lillywhite, e a clareza, tocando a guitarra tem um assombro, qualidade etérea. A letra de ‘Into The Heart’ trai a fraqueza que poderia habitar músicas que foram sendo feitas a medida que a banda ia junto. Sem dúvida a intenção é chorar a inocência perdida e o que mais tarde Bill Graham da Hot Press chamou de destruição do jardim secreto da juventude – e esse efeito é evocado musicalmente com grande ternura e sentimento.
Mas não teria tomado de ofício aprimorar letras que parecem curiosamente contraditórias do papel para o palco onde elas tinham um nível de coerência interna. O ofício viria mais tarde.
“É realmente um período sem letras, em certo sentido”, Bono reflete agora. “Ninguém falava sobre letras de músicas na época. Não estava realmente na agenda. Eu acho que foi somente depois de 'The Unforgettable Fire' que nós começamos dizendo – ou que eu comecei dizendo – espera um segundo, dê-me um pouco de espaço aqui, para pensar sobre essas coisas, para jogar essas coisas no lixo.”
Agora, numa extensão muito grande, foi até onde o instinto coletivo do grupo os levaria. No balanço geral, eles não estavam se saindo mal.....


Agradecimento: Rosa - U2 MOFO
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...