PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 3 de janeiro de 2010

Anton Corbijn, sobre sua versão para o videoclipe de 'One' (The Guardian - Setembro de 2005)

O diretor e fotógrafo Anton Corbijn foi o diretor do vídeo que mostra a banda como drags. Ele falou ao jornal The Guardian em 24 de setembro de 2005: "Eu estava trabalhando com o U2 como fotógrafo há 10 anos, e nós tivemos nossos altos e baixos. Eu tinha feito um vídeo para eles em 1984, quando dirigi uma versão de 'Pride'. Mas foi um desastre e ninguém viu este clipe.


Levou 8 anos para me darem outra chance. Eu realmente queria colocar um grande esforço nele, para provar-me à eles como diretor. Eu mesmo pintei à mão os carros que aparecem no clipe de One.
Eu elaborei o tema em torno de toda aquela coisa de 'One', embora eu não penso que é aquilo que Bono realmente estava cantando.
Filmamos em Berlim, pois o muro tinha acabado de cair. E filmei a banda tocando em um círculo, para dar a idéia de uma coisa única.
Mostrei o pai de Bono em uma extremidade de uma gangorra para sugerir que 'uma pessoa não seja sempre equilibrada'. Eu gostava muito de Bob, mas ele e Bono tinham uma relação muito complexa.
Acho que significou muito para eles aparecerem juntos. Estas foram todas as minhas próprias idéias, mas o U2 é uma banda que gosta muito de se encontrar e conversar sobre as coisas.
Há sempre uma série de reuniões com eles. Eles eliminaram várias idéias, inclusive sobre eles aparecem de drag’s. Mais tarde, porém, eles decidiram que algumas das receitas provenientes da venda do single iria para instituições de caridade que cuidam da Aids.
Eles ficaram nervosos que o elemento ‘drag’ no vídeo pudesse ligar a Aids ao homossexualismo e ser visto negativamente na comunidade gay. Então, eles encostaram o vídeo e resolveram gravar algo para poder mostrar na tela.
Foi muito doloroso para mim este momento. Eles substituíram o vídeo por um com Bono em um bar rodeado de modelos, que eu particularmente não gostei.
Mas uma vez que a música tinha se perdido nas paradas alguns meses depois, minha versão do vídeo foi dada à MTV para começar a ser veiculado.
É por isso que gosto de trabalhar com o U2: eles ficaram muito leal à mim, o que é raro na música."

Segundo o The Guardian, o pai de Bono, Robert Hewson, apareceu no vídeo da canção e mais tarde, ele se queixou a seu filho que ele não havia sido pago.
---------------------------------------------
Vídeo de Anton Corbijn para 'One':

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...