PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

The Edge fala sobre a morte de Tom Verlaine e o legado duradouro do álbum 'Marquee Moon' do Television


O mundo da guitarra perdeu um de seus verdadeiros inovadores, Tom Verlaine, do Television. Influente em escala global, Television foram os condutores do art-rock. Eles nutriram o espírito do punk e da new wave antes do movimento de rock alternativo que se seguiu.
O inovador álbum de estreia dos roqueiros de Nova York lançado em 1977, 'Marquee Moon', é considerado por sua interação de guitarra entre Verlaine e Richard Lloyd.
Lloyd certa vez se referiu ao seu relacionamento musical com Verlaine como "telepático". "Somos como o blues de outro planeta", disse o veterano do CBGB, "como rock para alienígenas".
The Edge escreveu nas redes sociais do U2: "Tom Verlaine foi uma grande influência para mim como um jovem guitarrista. Television me mostrou o quão única a guitarra pode soar se for abordada com um espírito de inventividade. Esse insight tem me guiado desde então. Tom era uma verdadeira lenda. Sua música viverá".
Guitar Player conversou com The Edge, que compartilhou seus pensamentos sobre a morte recente de Verlaine e o legado duradouro de Marquee Moon.
"Tom foi uma grande influência para nós quando éramos uma banda jovem", lembra o guitarrista. "Nunca tínhamos ouvido a guitarra tocada dessa maneira antes. Nunca tínhamos ouvido um som tão único e diferente.
Eu não tinha ideia de por que soava tão diferente, mas pensei: Ok, se Tom Verlaine e Richard Lloyd podem fazer isso com o instrumento, o que posso fazer? Qual é a minha versão do uso novo e diferente do instrumento? Porque acho que eles estavam, assim como eu, tentando evitar os clichês do rock que existiam naquela época".
Inspirado, The Edge se aventurou em um novo território sonoro com sua própria banda.
"A filosofia do punk rock estava sendo praticada em toda a cultura. Era 'começar de novo, reiniciar, algo novo, algo fresco, algo de confronto'.
O álbum 'Marquee Moon' realmente me destacou como músico. Eu ainda amo atrair guitarristas para isso. Todos eles têm a mesma resposta que eu: 'Uau... Esses caras são incríveis!'
Não quero deixar Richard Lloyd fora disso. Ele é um guitarrista imensamente talentoso. A maneira como ele e Tom interagiram foi fenomenal. Não sei se estudaram música modal. Acho que eles estavam no modo dórico na maior parte do tempo; eles não estavam em nossas escalas convencionais maiores e menores ou pentatônicas.
Um dia eu estava ouvindo Country Joe and the Fish, e ouvi uma faixa que eles gravaram chamada "Eastern Jam". Essa deve ser a música que colocou Tom nesse outro modo".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...