PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 1 de julho de 2014

A entrevista em que The Edge conversa com integrantes do Negativland - Parte1

Foi explicado aqui recentemente sobre todos os problemas que envolveu uma banda chamada Negativland que lançou um disco pelo selo SST em 1991, com os caracteres U2 e o nome da banda. Paul McGuinness, Island e a Polygram exigiram a retirada desse artigo das lojas, processaram o Negativland, que acusaram o U2 de serem fascistas.
Chris Blackwell, presidente da Island, ligou para o Negativland dizendo que o U2 retiraria a queixa, mas que ele e a SST teriam que arcar com os custos de todo o processo. Desesperados, um dos integrantes da banda ligou para The Edge pedindo dinheiro emprestado. SST concordou em parar toda a produção relacionada ao single e recolher todas as cópias existentes (estimado em 13.000 cópias) e encaminhá-las à Island Records.

Em junho de 1992 um assessor do U2 em LA contactou a revista Mondo 2000 em nome do guitarrista do grupo, The Edge, com a idéia de fazer uma rara entrevista sobre a turnê Zoo TV e de seu uso da tecnologia.
O editor da Mondo RU Serius então, sem o conhecimento do Edge, contactou Don Joyce e Mark Hosler do Negativland com um convite para participar da entrevista. Então em 25 de junho o Negativland juntou-se à RU Serius para esperarem a ligação de The Edge em Dublin.
Confira as partes mais importantes sobre a polêmica entre Negativland e U2:

Mark: Eu queria te perguntar uma coisa sobre a turnê Zoo TV. Uma coisa que não está muito claro para mim - você tem um satélite para que você possa mostrar transmissões de TV ao redor do mundo?

Edge: Sim, é essencialmente o sistema, como temos os telões no palco, que são a imagem final que é criada. Para a mesa de mixagem, nós temos um mixer Vision que mistura, combina as imagens de câmeras ao vivo, de discos óticos e de transmissões ao vivo via satélite que são retiradas para uma fonte externa. Então a combinação de imagens pode ser qualquer uma dessas fontes. Também incorporamos telecomunicações. Temos um telefone no palco que Bono ocasionalmente faz chamadas do palco e ocasionalmente liga para a casa branca ou para pedir pizza ou sei lá... hum, sexo por telefone...

Don: Então você tem um tipo de sampler do que está lá fora, nas ondas de rádio...

Edge: Sim, é mais ou menos como informação central.

Mark: Uma coisa que eu estou curioso é que cada vez mais e mais há controvérsias sobre samplers e questões de direitos autorais, e pensei que uma coisa que você está fazendo na turnê Zoo TV é que você estava tirando dessas transmissões de TV- material com direitos autorais e então re-transmitindo ali mesmo no local onde as pessoas pagam por um ingresso - e eu me perguntei o que você pensa sobre isso.

Don: E se você teve algum problema, se alguma vez pensou que fosse ilegal.

Edge: Não, quer dizer, eu fiz essa mesma pergunta no começo: vai ser um problema? E aparentemente, eu não acho que há um problema. Quero dizer, em teoria, não tenho problemas com samplers. Acho que quando um sampler torna-se apenas parte de outra obra, então não tem problema. Se o sampler é, roubar uma ideia e repetir a mesma idéia, alterá-la ligeiramente, é diferente. Estamos usando o visual e imagens em um contexto completamente diferente. Se for uma transmissão ao vivo, é como alguns segundos no máximo. Não acho, no espírito, que há qualquer problema...

Don: Então você diria que uma abordagem fragmentária é o caminho a percorrer.

Edge: É. Você sabe, como em termos musicais, nós já sampleamos coisas, as pessoas usam samplers nossos o tempo todo, você sabe, eu ouço um loop estranho de bateria do U2 em uma canção dance ou qualquer outra coisa. Você sabe, eu não tenho qualquer problema com isso.

Don: Bem, isso é interessante, porque estamos envolvidos em uma situação semelhante ao longo destas linhas ...

Rus: Don e Mark, além de ser colaboradores ocasionais da Mondo 2000, são membros de uma banda chamada Negativland.

Don: Fomos processados ​​pela Island por um sampler de uma pequeno fragmento de um dos seus registros.

Edge: Sim

Mark: Nós acabamos mandando alguns pacotes de material nos últimos tempos para você e algumas cartas, e não sei que tipo de comunicação pessoal você tem sobre ele.

Edge: Sim, eu não consigo lembrar a seqüência exata dos eventos, mas ele foi apresentado assim para nós: "Aqui está o registro, aqui está o encarte do álbum, a Island realmente está no caso aqui, e eles se opuseram, porque eles sentem que, devido à arte da capa, este é em um momento em que muitas pessoas estão esperando um novo disco do U2", e eles sentiram que, a partir de seu próprio ponto de vista, em um puro sentido de negócio, nada sobre a arte, eu só acho que eles sentiram que havia uma chance de que as pessoas iriam comprar este registro em uma loja de discos e pensar: "Oh, este é o novo álbum do U2".

Mark: Mas que na verdade era... quero dizer, no contexto que o U2 está dentro, você ter uma idéia de fazer algo que é subversivo, e nós estamos correndo em torno do caminho lá em baixo na música underground, e estamos fazendo coisas que achamos que são um pouco subversivas... mas a coisa que fizemos foi - você sabe, o processo da Island lidou com isso como se fosse uma fraude ao consumidor que pretendia arrancar algo de inocentes fãs do U2, e que de alguma iriamos ganhar milhões de dólares vendendo esses registros. Eles podem não gostar da intenção artística do registro, você sabe, você e sua banda podem se sentir ofendidos com o que fizemos, mas ninguém alguma vez em alguma forma reconheceu que o registro era outra coisa. E ainda, na verdade, quando você olha para a capa e você ouve o disco, olha em todo o pacote, há um avião U-2 na capa e outras coisas que são bastante óbvias de que se trata na verdade de uma afirmação artística... novamente, você pode não gostar, mas é uma afirmação sobre algo.

Edge: Comigo não, não tive qualquer problema com ele. Acho que Casey Kasem poderia ter. Houve um problema, e quando percebemos o que estava acontecendo era tarde, e na verdade nós abordamos a gravadora em seu nome e dissemos: "Olha, vamos lá, isso é, isso é muito pesado..."

Don: E o que eles disseram?

Edge: Nesse ponto, no ponto de princípio, sua atitude foi: "bem, OK, não vamos olhar para os danos, mas nós, não estamos prestes a engolir nossos próprios custos legais." A forma como acabou, eles estavam olhando para os custos, não para os danos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...