PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 3 de novembro de 2013

Segredos Revelados: a canção "The Unforgettable Fire"

The Edge em 1986 revelou detalhes interessantes sobre o surgimento e gravação da canção "The Unforgettable Fire" do U2: "ela começou como uma pequena peça para piano, que foi escrita quando estávamos fazendo algumas demos muito ásperas com Jimmy Destri do Blondie. Uma dessas demos foi chamada de "Be There", e outra, eventualmente, tornou-se "Endless Deep", o lado B de "Two Hearts Beat As One". Nada daquilo que fizemos com Destri progrediu, mas durante este período eu escrevi a peça para piano.
Eventualmente, no final de 1983, depois do U2 ter ido para o Japão , eu e Bono estávamos brincando com algum material em sua casa. Tinhamos uma bateria eletrônica, e eu tinha no porão um DX7 (sintetizador).
Colocamos mais alguns acordes e de repente toda uma nova identidade estava emergindo, que não tinha realmente nada a ver com a nossa peça original. Nós fomos para cima de uma nova abordagem para a estrutura de acordes e, imediatamente, tive a sensação de que estávamos em algo bom.
Adam e Larry vieram e nos empurraram em mais dez passos, e sabíamos que tínhamos alguma coisa, mas ainda não havia uma parte de guitarra, pois eu estava tocando o DX7, e Bono tinha cerca de duas dezenas de possibilidades de melodia para cantar sobre isso.
Quando gravamos, a faixa básica caiu primeiro, a bateria , baixo e teclados , e tivemos uma estrutura funcional.
A estrutura melódica estava chegando, mas era tudo tão complexo e complicado que era quase ridículo. Então Bono fez um vocal guia, o que parecia grande. Então começamos a tocar meio desordenados.
Depois vieram os problemas da guitarra. Eu simplesmente não podia fazer nada . O que eu acabei fazendo, de pura frustração, foi apenas um ajuste de todas as cordas e reajustes para poder sentir boas notas de ouvido.
Eu comecei a tocar harmônicos sobre a pista, por isso toda a guitarra é atmosférica - nenhuma realmente possui alguma forma. Há só essa qualidade textural da guitarra, sem ter qualquer tipo de estrutura.
Na gravação, era uma pista que precisava de um mix real de "performance", e Danny Lanois e Eno fizeram um ótimo trabalho. Chegamos a um ponto em que soou tão bem que parecia uma vergonha eliminar mais da complexidade e variações , portanto, deixamos como estava.
Em um ponto, no final da gravação, parecia que teria sido melhor termos sido aconselhados a ser mais duros, e fazer algumas edições violentas, mas agora, com 18 meses ou dois anos, eu estou feliz que nós decidimos não.
O engraçado é que, apesar de sua complexidade, "The Unforgettable Fire" é uma forte faixa dance - é a nossa melhor faixa dance - ela tem algumas daquelas batidas. Talvez seja porque ela foi originalmente composta em uma bateria eletrônica, portanto, era o "Idiot Edge" tentando obter essa coisa de trabalho.
Criei o contratempo mais simples que se possa imaginar , por isso quando ela surgiu para o Larry tocar bateria em cima, ele estava muito limitado no que ele poderia mudar. O contratempo básico já foi criado, e embora ele tenha melhorado imediatamente, era tão simples , para começar, que a simplicidade foi mantida , e eu acho que isso é o que faz a melhor música dance de qualquer maneira."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...