PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tudo sobre a gravação da canção e do videoclipe de "In A Lifetime", com participação de Bono - Parte02

É 08:00 e, de acordo com as notas de produção, uma "tomada estável da câmera, deslizando por entre as árvores, deslizando como uma alma perdida ... Bono desvia como um fantasma, meio transparente." Enquanto isso:.... "Maire está sozinha. O tempo parou. A paisagem está lá. As árvores verticais cortando o céu como barras. Maire está em alerta, o instinto animal faz com que os cabelos em seu pescoço se levantam na extremidade (Não, não é algo que se pode ver)." Eles estão de pé, encharcados por uma máquina de chuva.
"Sim, tudo soa um pouco cósmico", concorda Maire, "mas nós estamos tentando fazer um pedaço grande de filme. Todas estas idéias são muito cinematográficas, e em preto e branco, elas parecem um pouco estranhas. Mas quando você vê essas idéias transferidas para filme eu tenho certeza que elas vão fazer muito mais sentido."
E de volta ao trabalho ela vai, para mais um locais fazer mais tomadas, desta vez ao redor do "lugar especial" de Bono, o The Poison Glen. Finalmente, frio e sede, a comitiva toda retorna ao bar do hotel onde Bono diverte a todos abanando sua língua, contando história após história - histórias de como a música irlandesa tem algumas "ligações históricas" com a música do Egito, de jogar futebol no verão com alguns "crianças com cara de fuligem" que vivem asperamente na Cidade dos Mortos em Cairo ("As crianças são as mesmas em todo o mundo - todas elas querem ser amadas, todas querem ser abraçadas") e de como foi a gravação do registro anti-apartheid, "Sun City".
Enquanto ele estava na América, gravou uma canção bônus para este LP, chamada "Silver And Gold": "Eu fiz em uma tomada. Só toquei com uma guitarra acústica - que eu sou inútil - e um tampão de aço na minha bota, como os bluesmen antigos costumavam ter que tocar e manter o tempo, e eu fiz isso. Estou muito satisfeito com a forma como ela saiu. Soa realmente ao vivo".
Tudo isso é parte da nova atitude de Bono à música: um retorno ao "básico". Para a maior parte do ano - além de, como um de seus amigos de Dublin colocou, "viajar o mundo e aprender sobre a forma como as coisas são, em primeira mão" (que incluiu uma viagem de cinco semanas para a Etiópia) - ele está escrevendo e ensaiando com o resto do U2 na casa do baterista Larry Mullen em Dublin, gravando versões de canções ásperas "ao vivo" em seu quarto em um Walkman barato.
"Só tem que ser simples, de agora em diante. Eu sei que Trevor Horn é provavelmente o melhor produtor técnico do mundo, usando cada freqüência existente,e tudo o que realmente importa. Ele também tem esse sentimento, ou não tem. Charlie (Whisker, o motorista do carro funerário) tem me apresentado um monte gravações antigas de blues. Eu não sabia, mas minha visão em relação à música tem sido cega. Há tanta coisa lá fora. Alguns destes registros são antigos e eles estão cheios de arranhões e eles estão em mono e SOAM grande!"
"Há tão pouca música de real valor hoje em dia, e é por isso que eu amo isso (ela aponta Maire e seus irmãos). Eles são reais, REAL na sua música. Eles possuem aquela...HUMANIDADE. Isso é raro hoje em dia e quando isso vem até você, você deve respeitar".
Ele ilustra este ponto contando outra história: "Quando eles tinham 10 anos de idade deram a volta em Gweedore e em todo Condado de Donegal batendo nas portas das pessoas, antigas casas isoladas, pedindo-lhes para recitar as melodias folclóricas tradicionais. Todos eles falam gaélico e, quer dizer, algumas dessas canções tem centenas, milhares de anos de idade, elas são parte da história. Nessa idade que eles tinham, querendo manter a antiga tradição viva ... inacreditável".
Ele faz uma pausa por um momento. "Deus, eu já falei demais, como de costume", e com isso ele pede desculpas, deseja seu boa noite, e vai para o seu quarto.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...