PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Dave Stewart fala sobre a composição de "American Prayer" que teve início com Bono


"American Prayer" passou por algumas iterações — desde que foi escrita em 2002 e atualizada quando Barack Obama concorreu à presidência em 2008.
Dave Stewart revelou em 2022: "Nelson Mandela me pediu para ajudar a transformar seu número de prisão — 466/64, o número mais negativo de sua vida — em algo. Ele queria que fosse um número positivo e trouxesse conscientização sobre a AIDS e o que ele quisesse para a Fundação Nelson Mandela.
Então comecei criando um número de telefone e pedi para Richard Branson ajudar a fazer isso funcionar. E então eu estava escrevendo músicas com pessoas diferentes. E então Bono e eu fomos para a América juntos por uma semana, só nós dois. E estávamos escrevendo músicas diferentes por todo o caminho, e essa em particular estava ficando grudada em nossa mente. Fomos e decidimos: "Ei, vamos fazer um show no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo".
Então fomos e nos encontramos com Beyoncé e todas essas pessoas, e continuamos o esforço para cantar essa música. Então dissemos: "Oh, vamos tentar desse jeito. Vamos tentar daquele jeito". Tenho muito disso em vídeo. Tínhamos tantas versões diferentes disso. E então estávamos no estádio, tenho um vídeo meu, do Edge e da Beyoncé ensaiando cerca de 15 minutos antes de tocá-la.
Então, quando começamos a nos envolver na tentativa de eleger Obama, lembro que pensei: "Ah, espere aí, é hora de terminar o que começamos". Para encurtar a história, pensei: "Vou sair e filmar pessoas diferentes se juntando à ideia do que a América poderia ser".
O problema é que o que realmente penso sobre a América agora é que estamos à beira de uma guerra civil. A polícia se tornou mais um exército do que uma força policial. Tem sido bem assustador — não sendo americano, mas tendo vivido na América — ver as coisas lentamente indo por esse caminho. Mas consigo ver como aquela música "American Prayer" agora... Você tem que voltar a trazer paz para uma nação que tem tanta agitação. Seria uma questão do movimento pelos direitos civis.
Mas a questão é que, em qualquer situação agora, para falar a verdade, estou escrevendo uma música onde somos três juntos. Um deles é Boris Grebenshikov, o "Bob Dylan russo". E o outro é o artista ucraniano e eu — um inglês, um russo, um ucraniano. É sobre a tristeza e a tragédia em torno da guerra, certo? Grebenshikov já se manifestou contra a guerra. Ele teve que se movimentar, se é que você me entende. Então, estou meio que escrevendo uma nova "American Prayer", mas na verdade não é sobre a América no momento.
Acho que a América está à beira do abismo. Acho que muitas pessoas não estão entendendo que isso está à beira do abismo". 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...