PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A história não contada do que originou o lendário show do U2 em Sarajevo há 20 anos atrás - Parte I


No 20º aniversário do concerto do U2 em Sarajevo, Bob Guccione Jr, fundador da revista SPIN, explica o caótico caminho que levou até a realização do show:

Foi há vinte anos — 23 de setembro de 1997 — que o U2 realizou seu lendário show em Sarajevo, logo após o infernal cerco de três anos e meio da cidade.
O caminho para aquela noite histórica - e foi uma grande noite, e realmente mudou a moral de um país - não era nada além de simples e seguro, e no início a banda não queria fazê-lo.
Eu sei de tudo isso porque foi inteiramente ideia minha.
Nos primeiros dias de janeiro de 1996, logo após as primeiras guerras na ex-Iugoslávia terminarem com a capitulação da Sérvia e aceitação do Acordo de Paz de Dayton, conheci Bono na Jamaica. Um amigo me levou para a casa de Chris Blackwell, chamada de Goldeneye, a antiga casa do imortal escritor Ian Fleming. Em uma mesa lateral na sala de jantar havia uma cópia original de um guia para a observação de aves no Caribe, escrito por James Bond, cujo grande contributo para o século 20 era que ele forneceu a Fleming o nome deliberadamente suave que ele estava procurando para seu assassino licenciado.
Nós nunca nos encontramos antes, mas Bono e eu nos acertamos tremendamente. Isso significava que depois de ir a um número de shows de reggae dancehall ao ar livre, voltamos à casa de Blackwell e bebemos até às 5 da manhã, falando sobre escritores irlandeses, mulheres e bebidas. Na manhã seguinte/meio-dia, quando todos nós estávamos tomando um tardio café da manhã, Bono disse que tinha acabado de voltar de uma viagem da agora livre Sarajevo e estava inspirado. "Você deve fazer uma cobertura na SPIN sobre isso, Bob", disse ele. Eu disse a ele que tinha feito uma cobertura das guerras lá três vezes, incluindo o envio de Krist Novoselic do Nirvana para escrever sobre o conflito em sua Croácia ancestral. Mas Bono estava certo, deveríamos fazer uma cobertura das conseqüências. Enquanto eu estava tentando pensar no repórter certo para enviar lá -Bono sugeriu, curiosamente, o irmão de Sinead O’Connor (será que ele não gostava do irmão da Sinead O’Connor?). Decidi que eu mesmo queria ir.
Assim, em uma noite de inverno de fevereiro, tendo convencido o fotógrafo de moda Loren Haynes que seria divertido ir para fotografar os jovens que tinham sobrevivido ao cerco, saímos de Nova York para Sarajevo. Passamos 8 dias lá, narrando o indomável e despojado espírito humano de pessoas que fizeram isso através da guerra, para um artigo que eu escrevi para spin chamado "Vida Após A Morte".
Logo depois que eu voltei, Bono fez uma introdução ao Embaixador da Bôsnia para a ONU, Muhammed Sacribey. Ele foi o heroico Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bósnia durante a guerra e foi uma das pessoas mais responsáveis por forçar o Acordo de Paz de Dayton. Mo, como Sacribey insistiu para que ele fosse chamado, gostou do meu artigo e, no início de 1997, sugerimos que organizássemos uma festa na ONU para diplomatas e estrelas do rock. Honestamente, isso fazia sentido na época. Eu trouxe quem eu consegui e Moose garantiu um pequeno exército de Embaixadores e assessores das Nações Unidas.
Eu não sabia o que esperar, mas percebi que em algum momento faríamos observações. O que realmente aconteceu foi que o secretário-geral da ONU enviou um vídeo com comentários celebrando a reunião auspiciosa de nossas duas grandes culturas. O secretário-geral adjunto falou, seguido pelos Embaixadores da África do Sul e Holanda, cada um mais primorosamente articulado do que o último. Então Mo falou com eloqüência, poderosamente, visivelmente, tornando todos na sala - a cafeteria da ONU, que é do tamanho de um pequeno hangar de aeroporto - uma massa emocional em suas mãos. Agora era minha vez de falar. Para colocar isso em contexto, isso seria como sua banda do ensino médio encerrar o Festival Woodstock.
Eu subi até o púlpito e de repente me lembrei que fazia exatamente um ano do dia em que meus amigos e eu roubamos uma van da ONU em Sarajevo, no último dia do mês Muçulmano de jejum, e uma noite em que o toque de recolher padrão foi levantado para permitir que os bósnios celebrassem. "Não se preocupe, nós devolvemos", eu disse, apontando que a segurança da ONU em Sarajevo era geralmente tão relaxada que os veículos locais da ONU eram como uma espécie de DIY, serviço de táxi gratuito.
Eu falei sobre o que Sarajevo tinha sido depois do cessar-fogo final, quando a maioria dos moradores não acreditaram que a guerra tinha acabado. Eles tinham vivido falsas cessações de hostilidades antes, apenas para baixar a guarda e serem abatidos nas ruas. Eu descrevi a resiliência das pessoas que sobreviveram - não com muita coragem, porque era mais do que isso e a coragem por si só não salvou muitos de seus vizinhos, familiares ou amigos e amores. E então eu disse que Mo eu eu queríamos levar um concerto para Sarajevo, para ser assistido e ouvido em todo o mundo por pessoas que nunca saberiam o que era viver naquela escuridão fria, e que agora, no sentido figurado, ficariam próximos à aquelas pessoas que passaram por aquilo, sentiriam um grau de parentesco com elas e nunca mais permitiriam que o mundo as ignorasse em perigo.
Quando eu desci da plataforma, Mo me perguntou: "Nós estamos levando um concerto para lá?" "Agora estamos", eu respondi.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...