PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As histórias por trás da gravação de 'Sun City' - Parte 1

Na esteira do Live Aid, Bono e Ali secretamente viajaram à Etiópia em setembro de 1985, onde passaram cinco ou seis semanas de trabalho em um acampamento de alimentação e orfanato em Wello. Esta viagem teve um impacto duradouro sobre os dois. Quando voltaram para casa na Irlanda, Bono encontrou seu amigo Steve Van Zandt (conhecido como Little Steven, da E Street Band), que estava tentando entrar em contato com ele: "não há muitos telefones onde eu estava", disse Bono. Van Zandt estava montando um projeto chamado Artists United Against Apartheid, convidando uma série de músicos importantes para colaborar em um álbum condenando a política do apartheid da África do Sul. O álbum e sua música-título foram nomeados "Sun City", um enorme complexo de entretenimento que visava atrair grandes estrelas internacionais para se apresentarem na África do Sul, apesar de um embargo da ONU. Todas as receitas da venda do álbum iriam para o Fundo da África, uma instituição de caridade anti-apartheid de apoio à presos políticos e exilados sul-africanos.
Naturalmente, Bono fez questão de se juntar ao line-up e voou direto para Nova York para as sessões de gravação e a gravação de um videoclipe. "Eu não sabia para que fim era! Um momento Addis Ababa, três dias depois, em Nova York. Eu não dormi por uma semana, mas eu estava muito atualizado e reenergizado após passar um tempo longe da música rock and roll." Ele confessou o NME que o seu envolvimento no projeto foi em parte para aumentar a sua própria consciência, bem como a de seu público:. "Eu sou igual a todo mundo. Eu assisto televisão e leio os jornais, e eu realmente não sei o que está acontecendo, especialmente a respeito de algo como a África do Sul. Eu realmente não sei. Estou tão entorpecida e mumificado como qualquer outra pessoa. Eu uso as minhas músicas, como forma de despertar a mim mesmo. É como enfiar uma agulha na perna após ele adormecer."
Em Nova York, Bono foi a um bar com Peter Wolf (cantor da banda J. Geils) e durante a conversa, mencionou que ele adoraria conhecer Keith Richards. Os Rolling Stones estavam na cidade para gravar o álbum Dirty Work com o chegado de Bono e do U2, Steve Lillywhite, então Peter Wolf ligou no estúdio e eles foram para lá para uma visita. A reunião entre eles se transformou em uma jam session que durou horas, com Keith Richards tocando piano enquanto Jagger e Wolf cantaram alguns clássicos antigos (do catálogo de Everly Brothers, Little Richard e blues). Bono não estava familiarizado com qualquer um desses padrões R & B e foi incapaz de se juntar à eles. Ele ficou mais envergonhado ainda quando Keith sugeriu que ele tocasse uma de "suas canções", e ele sentiu que não tinha nada adequado, sem a presença de seus colegas o U2. Eles acabaram em uma sala ouvindo discos de nomes como John Lee Hooker e Muddy Waters, que também eram novos para Bono. Isso o fez perceber que "havia algo sobre o blues que eu sentia perto, uma espécie de força bruta". Ele comentou sobre a gravação de Hooker: "Fiquei impressionado com este som de sua bota batendo no chão para manter o tempo, e sua voz soou como lâminas de barbear", e "quando eu comecei a ouvir Robert Johnson, foram as palavras que vieram para mim. Pensei: "eu posso escrever estas palavras."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...