PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 16 de dezembro de 2012

"Você pode ter a banda de rock mais pesada da terra, que ao lado do The Dubliners ela soa como um monte de garotas"

Levou tempo para a música irlandesa (de qualquer tipo) tornar-se popular fora da Irlanda. Uma das primeiras bandas a ter sucesso ao longo dessas linhas foi o The Dubliners, com duas canções que entraram nas paradas britânicas nos anos 60, e sua popularidade aumentou com o tempo. Eles tocaram no Ed Sullivan Show, no Royal Albert Hall, e em vários outros locais de grande visibilidade em todo o mundo.
The Dubliners foram chamados de "os padrinhos espirituais" da música irlandesa moderna. Eles geralmente não lançavam composições originais, e em vez disso, eles divulgavam tradicionais canções irlandeses instrumentais, baladas, música de rua.
Ronnie Drew era o vocalista do The Dubliners.
Drew deixou a banda em duas ocasiões distintas para se concentrar em seu trabalho solo, mas suas contribuições para o The Dubliners são as que sempre serão mais conhecidas.
Bono sempre foi um grande admirador do The Dubliners e de Ronnie: "Você pode ter a banda de rock mais pesada da terra, que ao lado do The Dubliners ela soa como um monte de garotas", disse certa vez o vocalista do U2.

Em 1987, na celebração do 25º aniversário do The Dubliners, no Late Late Show, após a performance do U2 da canção "Springhill Mining Disaster", Bono foi questionado sobre a influência de Lucas Kelly, um dos membros principais do The Dubliners: "Sim, gostaria de dizer, você sabe, que se temos algo da alma do Ronnie Drew e o resto dos caras, eu gostaria de pensar que temos algo do espírito, do que apenas de Luke Kelly. Como cantor ele me inspirou a cantar. Quero dizer que eu cresci ouvindo em minha casa, e você sabe, época de Natal e outras vezes no fim de semana, eu sabia que cresceria cantando algumas de suas canções e ainda estou cantando-as, porque eu acho que valem a pena ser cantadas."
O U2 já cantou em seus shows, diversas canções que Ronnie Drew e o The Dubliners ajudaram à tornar famosas: "Whiskey In The Jar", "Dirty Old Town", "The Auld Triangle", "The Wild Rover", "Springhill Mining Disaster", "Molly Malone."
No final de 2006, Ronnie Drew foi internado em um hospital para fazer exames por causa de uma suspeita de câncer. Pouco depois, ele começou o tratamento para o câncer de garganta. A quimioterapia o fez perder seu cabelo e sua barba, tão marcantes em seu visual. 
Quando Bono telefonou para perguntar como ele estava fazendo com o câncer, Ronnie Drew apenas fez o que ele faz melhor: ele realizou uma performance.
Bono perguntou: "Bem, Ronnie, você acha que os médicos podem curá-lo?" Ronnie respondeu, com sua natural voz rouca e grossa: "Bem, eu espero que eles não façam um trabalho muito bom, pois depois eu tenho shows a fazer!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...