PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Irritando Bono: o tipo errado de revolucionário


Certa vez, aconteceu a festa do 21º aniversário de um cara apenas porque este vivia numa zona rica dos arredores de Dublin, chamada Temple Hill (uma espécie de Bel Air, conhecida localmente por 'Paddywood'). Bono queria ver como eram as pessoas daquele lugar, pois sabia que seriam o tipo de crianças que crescem como as filhas e os filhos de um pai milionário.
"Tinha tido um mau dia no estúdio", contou Bono esparramado em um sofá da sala de estar do estúdio do U2 em Dublin no ano 2000. "Estava com um péssimo humor e chega um cara na minha frente, todo arrumado, e diz (numa voz arqueada, retrato perfeito de menino de escola pública): 'Tenho umas perguntas para te fazer Bow-no. O meu nome é Gerard e sou anarquista...' E eu agarrei-o pelo pescoço, puxei-o contra mim e disse: 'Vou te dizer uma coisa, Gerard, você é um mero agente imobiliário, suma da minha frente.' São sempre estes meninos ricos que arrastam as pessoas para lutas que não lhes dizem respeito."
Bono sabe que isso não é bom mas, de vez em quando, há pessoas que precisam levar uma chacoalhada. "É a forma como as pessoas passam pelas coisas", diz, calmamente. "Há maldades a serem perpetuadas nos nossos dias e, quanto ao McDonalds, não posso simplesmente resolver o problema atirando com raiva o meu 'cheeseburger' na cara de um policial... Bem, até poderia fazê-lo, mas era preciso estar muito bêbado! A reação imediata ao nível de consumo está certa, os que fazem o protesto estão cobertos de razão, a homogeneização nos faz perder a doçura, mas nem por isso vou sair para a rua protestando contra ela. As pessoas deviam ser politizadas, deviam se irritar com as coisas, mas deviam também saber escolher cuidadosamente os seus alvos e persegui-los com exatidão. Me sinto revoltado com muitas coisas e a ideia de paz e amor tem, sinceramente, muito pouco a ver comigo. De qualquer forma, me esforço bastante nesse sentido".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...