PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Contagem Regressiva: 'Rattle And Hum' 30


Phil Joanou é o diretor do filme-concerto 'Rattle And Hum', cujas performances são muitas vezes fascinantes, e o trabalho de câmera é notável. 'Rattle And Hum' completa 30 anos neste 2018.
Joanou contou que ele teve uma experiência diferente trazendo operadores de câmera profissionais, dando-lhes setlists, e re-iluminando e encenando todo o show do U2.
Então, na primeira noite de filmagens programadas, "Bono mudou o setlist, e acabamos sem nada. Eu tinha 11 medium shots de Bono e nada mais". Então ele abordou os membros da banda (que também eram os produtores do filme) e lhes disse "para não fazer esta merda novamente".
Os integrantes reclamam sobre os compromissos que tiveram que fazer para as câmeras. "Eu acho que o filme é ótimo para eles”, diz Phil Joanou, "porque de certa forma são eles, mas eles não têm que se responsabilizar pelo filme porque não foi eles que fizeram. Isso tira um pouco de peso deles, e isso é bom".
Em 1988, Bono falou para a Rolling Stone. "Você sabe, eles estão dizendo que o rock n roll está morto. Eu não acho que está morto, mas se está morrendo, é porque grupos como nós não estão assumindo riscos suficientes. Você sabe, faça um filme. Coloque-se lá contra o que está lá fora, Robocop e Três Solteirões e um Bebê. Isso é ótimo para rock & roll, não apenas para o U2. Acho que você tem que ousar."
Phil Joanou na mesma Rolling Stone falou sobre o tom sério da banda no filme: "Foi totalmente minha culpa, foi feito para ser uma representação bastante séria de sua música. Eu tenho filmagens que poderiam ter mudado isso, mas meu plano era ser agressivo, agarrar as pessoas pela garganta e sacudir, esse tipo de filme, em vez de uma brincadeira pela América com o U2. Uma brincadeira com o U2 não era algo que eu pudesse engolir, então eu fui para um olhar excessivamente sério e pretensioso para o U2. É uma crítica justa."
The Edge disse: "As pessoas têm essa estranha ideia de Bono como um ser humano perfeito, e agora elas reagem em choque e horror quando vêem que ele é como qualquer outra pessoa. Ele tem seus momentos porque ele é conhecido como um grande porta-voz de um geração - com canções como "Sunday Bloody Sunday" em particular. Essa canção realmente foi uma ideia minha, e ele tem ficado um pouco sobrecarregado com essa coisa como resultado dessa música!"
Isso significa que eles têm que escolher seus pubs com mais cuidado também - especialmente depois da introdução de Bono em 'Rattle And Hum', no qual ele agride o Exército Republicano Irlandês e termina dizendo: "Foda-se a revolução". Edge disse: "Desde então, em certos bares em Dublin não nos sentimos tão confortáveis. Mas acho que nossa posição mudou na Irlanda, independentemente disso. Agora bebemos em outros lugares". Adam Clayton acrescentou : "Nosso mundo fica menor quanto maior a banda fica".
Após a repercussão do filme, Bono disse: "Nos últimos anos, tem sido um carrossel que quando você inicia e você está em terra firme, continua girando. E nós não chegamos a um acordo em estar em casa. Eu tenho que estar amarrado à noite, sabe? Tem essa coisa de querer mudar. Sede de correr o mundo, eu suponho. É assim com o grupo há alguns anos, de muitas maneiras, e suponho que seja sobre isso que 'Rattle And Hum' é. Não apenas em termos de locações - cidades e lugares - mas também no desejo de viajar musicalmente. Então entramos em uma fase de desintoxicação. Nós estaríamos mentindo, eu acho, se disséssemos que está tudo bem hoje em dia. Não está tudo bem, sabe? Mesmo falando sobre o U2, nós realmente não sabemos mais como falar sobre o U2. Uma das razões pelas quais não fizemos muitas entrevistas recentemente é que realmente não temos muito o que falar.
Camisetas do filme era vendidas em lobbies nos cinemas; e um especial de televisão da ABC foi exibido com o making of de 'Rattle And Hum', com entrevistas e cenas de bastidores interligadas com narração de Robbie Robertson, que praticamente canoniza os quatro membros da banda.
Curiosamente, 'Rattle And Hum' nunca foi ao ar na televisão na época (de acordo com o diretor Phil Joanou, o filme foi entregue à ABC muito tarde para uma exibição oportuna). E enquanto o livro vendeu bem e o disco duplo permaneceu nos 10 mais vendidos, o filme se saiu tão bem quanto você pode esperar que um filme de concerto seja exibido: boa semana de estréia, mas seus negócios caíram pela metade a cada semana subseqüente, antes de sair rapidamente dos cinemas.
"Todo mundo nos esfola para nos comparar a grandes grupos, mas isso é besteira. Quero dizer, eles fizeram isso com os Beatles também", diz Larry Mullen.
Com a declaração, Bono caiu no riso, mas tomou para si a discussão: "Sério, estamos nessa grande banda, mas em nossa própria mente ainda somos fãs dos grandes nomes, de Elvis Presley a Billie Holiday a Bob Dylan, The Band ao The Waterboys. Quem quer que seja. O que aconteceu em torno do álbum é notável, talvez até uma obra de arte maior do que o álbum. A ideia de 'Rattle And Hum' era, se não estourar o balão, deixar sair o ar. Tudo sobre isso, de fazer versões covers ruins, que é como começamos. Uma banda grande deve ser uma banda de garagem se quiser. Ser brilhante é correr riscos. Não quero dizer correr riscos nas águas rasas das vanguardas, mas nas águas profundas. Não estamos dizendo que somos uma banda melhor que os Beatles. Mas nós somos mais uma banda do que os Beatles. Nós somos. Há quatro de nós - uma gangue de rua, essencialmente, que não desenhou linhas. Não somos como Lennon e McCartney compondo e Ringo tocando bateria. Quando andamos no palco, é a banda que é a verdadeira obra de arte, nós quatro. "E quando tínhamos dezesseis anos, não pensamos: 'Oh, não vamos ser os Beatles'. Pensei: 'Foda-se os Beatles, foda-se os Rolling Stones'. Eles podem ter sido nossos ídolos musicais, mas todas as bandas do mundo acham que são melhores que os Beatles. Eles são a raiz. E nós somos fãs e admiramos a música deles, mas não somos reverentes. Seria infantil de nossa parte dizer que somos melhores que os Beatles, ou somos piores que os Beatles. Eu só estou dizendo que somos mais que uma banda. É um momento muito interessante para o U2. Há uma sensação de 'ponte levadiça erguida', ficarmos fora, e uma sensação de sentimento incompreendido, e uma sensação de antagonismo em relação a nós. Você sabe, 'Rattle And Hum' foi o fim de alguma coisa."
"A coisa segura a se fazer", disse Edge, "seria esperar três anos e depois fazer o próximo disco. Mas eu não acho que poderíamos esperar tanto tempo."
Bono completa: "As pessoas dizem: 'melhor não lançar um disco dentro de dois anos'. Pode não vender tão bem. Mas e daí? Não precisamos fazer nada que não queremos fazer agora. É isso que é ser rico - e, nesse sentido, somos milionários. Nós costumávamos terminar álbuns e sair em turnê porque precisávamos, até 'The The Joshua Tree'. Não precisamos fazer isso agora, então vamos tocar onde queremos tocar. Eu acho que somos aprendizes lentos. Nós realmente nos movemos no ritmo de um caracol. Acabamos de aprender o quarto acorde. Nós fizemos muito com três - apenas espere até começarmos a usar o quarto. Há poucas bandas que chegaram tão longe com tão pouco. Eu acho que o U2, como um grupo branco de rock and roll, quebrou muitas barreiras. Em termos de assunto, mesmo em termos de vocabulário. Há certas palavras que, como escritor, eu possuo. Muitas delas. Existem certos tons na guitarra, certas abordagens, que nós possuímos. Estou muito animado com o U2, olhando para o que fizemos. Mas estou muito mais animado com o que estamos prestes a fazer. Nós simplesmente não nos encaixamos mais em algumas coisas, e nós estamos voando em face disso há dez anos. E agora eu acho que isso está terminando. O futuro não é olhar para trás, o futuro é reinterpretar o passado. Nós não reinterpretamos o passado em 'Rattle And Hum'. Nós cedemos a isso, e foi divertido. Mas o futuro é reinterpretar e preservar o espírito. Esse espírito é a verdadeira chave, o espírito de abandono. O que temos que fazer é simplificar. Simplifique tudo e chegue ao centro do que é estar em uma banda, que é escrever ótimas músicas de rock & roll e tocá-las. Nós conseguimos muito ao longo do caminho que é apenas uma bagagem extra - pessoas e casas e grandes carros e aviões e helicópteros e barcos. Eles estão todos lá, mas não precisamos deles. Tudo o que precisamos é de três minutos e meio. Você sabe, o espírito que descobrimos que estava sempre em nossa música é mais forte agora. É empolgante para uma banda de rock & roll despir seu som, tirar todos os sinais reconhecíveis e apenas tentar algo e dizer: 'Isso ainda somos nós'."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...