PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 13 de julho de 2018

33 Anos do U2 no Live Aid


13 de Julho de 1985

U2 - Wembley (5:20 p.m. em Londres / 12:20 p.m. na Filadélfia)

Em 1985, parecia um grande negócio que um concerto poderia estar acontecendo simultaneamente em dois locais: separados por um oceano, ligados por um satélite no céu. Era ficção científica da vida real, impressionante e um pouco assustador.

Comunicado para a Imprensa: "O U2 está envolvido no Live Aid porque é mais do que o dinheiro, é música. Mas também é uma demonstração para os políticos e quem toma decisões, que homens, mulheres e crianças não poderão caminhar por outros homens, mulheres e crianças enquanto estão deitados, barrigas inchadas, morrendo de fome por causa de grãos e um copo de água. Pelo preço da Star Wars, os orçamentos de defesa ofensiva dos mísseis MX, o deserto da África poderia ser transformado em terras férteis. A tecnologia está conosco. Os tecnocratas não. Somos parte de uma civilização que se protege investindo na vida ... ou investindo na morte?".
Esperando por algo mais citável, muitos na mídia ignoram a declaração da banda.

Bob Geldof acordou às 7:00, tendo ido dormir às 2:00. Na noite anterior, ele tinha recebido uma ligação do escritório do U2, ameaçando retirar a banda do concerto, já que eles não tinham tido uma passagem de som. Sua resposta foi típica: "FODA-SE".

O U2 tinha uma slot de vinte minutos entre Bryan Adams e os Beach Boys (ambos se apresentando na Filadélfia). Depois de ser apresentado por Jack Nicholson ("um grupo que nunca teve qualquer problema em dizer como se sente"), o U2 iniciou o seu set, que deveria ter três músicas.
"Somos uma banda irlandesa", disse Bono em sua apresentação antes da segunda canção. "Nós viemos da cidade de Dublin, na Irlanda. Como todas as cidades, tem o seu lado bom e seu lado ruim. Esta é uma música chamada "Bad"."

Neil McCormick: "Sábado, 13 de julho de 1985 ficará na história como o Live Aid Day, a extraordinária culminação das tentativas de Bob Geldof de mobilizar a indústria da música internacional para a urgência da ajuda na fome na África. Entre o elenco estelar que se apresentaram para 72 mil pessoas no estádio de Wembley, em Londres, estava o U2, uma banda determinada a se preparar para a ocasião.
Na multidão, várias banners do U2. Havia mais para o U2 do que para qualquer outro. Eles tiveram as boas vindas mais altas desde a apresentação do Status Quo, quando se lançaram em "Sunday Bloody Sunday".
Bono, como sempre, conectou-se com o público, saltando do palco para puxar uma garota da multidão durante uma versão estendida de "Bad" que passou por "Ruby Tuesday", "Sympathy For The Devil", "Walk On The Wild Side" e todo rock 'n' roll. Havia algo estranhamente maníaco e perturbador na performance, onde eles agradaram a multidão. "Eu gostaria que eles tivessem tocado músicas", disse um escocês gago."

Brian May: "O U2 era relativamente desconhecido naquele momento e eu me lembro de assisti-los naquele dia e pensar: 'Uau, eles são algo para se olhar'."

Paul Young: "Nós tivemos alguns pequenos problemas com os monitores de ouvido. Eles tinham ligado os monitores do U2 e o roadie deles estava testando a bateria e estava vindo direto para nossos ouvidos enquanto estávamos tocando."

Melanie Hills: "Bono olhou para a platéia e de repente olhou para mim. Eu estava olhando em volta: eu? eu? E eles estavam dizendo, sim, você, você, suba lá. Meu Deus. E então os seguranças me agarraram, mas não me puxaram diretamente para o palco. Eles me deixaram ao redor. Então eu acho que ele pensou que eu tinha desmaiado, porque estava tão impressionada com o que estava acontecendo. Eu estava me certificando de que o contato visual estava definitivamente acontecendo. Eu fui levada. Eu não sabia para onde estava sendo levada."
Anos mais tarde, Bono sugeriu que ele estava tentando ajudar esta garota britânica que estava sendo esmagada no público, mas seu principal motivo parece ter sido encontrar um momento que elevaria a performance do U2 sendo mostrada ao mundo.

Kal Khalique: "Minha irmã e eu estávamos desesperadas para ver Wham! Então chegamos à frente do palco."
Khalique foi puxada para fora da multidão e Bono envolve-a em seus braços e começaram a dançar lentamente. Khalique parecia feliz, mas oprimida.
"Eu não sabia que quando eu estava segurando ela eu estaria segurando o resto do mundo", disse Bono mais tarde. Ele beija a mão de Khalique e depois a beija na bochecha. Todo o seu encontro durou cerca de vinte segundos - ela foi embora com a mão na testa, aparentemente em estado de choque.

Haviam tantas flâmulas e banner do U2 no público, pois a banda havia claramente conquistado os corações e as mentes do público demográfico da bandeira britânica. Naquele ponto, o U2 estava batendo na porta dos EUA - seu único single top-40, "Pride (In The Name Of Love)", ficou em 33º lugar, mas no Reino Unido eles atingiram três das dez primeiras posições de singles, e dois álbuns no topo das paradas. O U2 conseguiu reservar um slot para o Live Aid que maximizasse sua exposição americana - eles apoiavam a causa do fim da fome na África, mas eles também sabiam que a transmissão tinha o potencial de levá-los para um público muito maior.
Um roadie com cabelo encaracolado desembaraçava o fio do microfone de Bono com foco intenso. Este era Greg Carroll, um Maori da Nova Zelândia. No ano que antecedeu o Live Aid, ele se tornou o assistente da banda e um dos melhores amigos de Bono. Quase exatamente um ano depois dessa performance, Carroll morreria em um acidente de moto em Dublin.

Phil Collins sobre a gravação de 1984 de "Do They Know It's Christmas" : "Eu apareci para no estúdio esperando que a banda fosse George Michael, Sting, Bob Geldof, Midge Ure e eu na bateria. Em vez disso, havia este quem é quem. Eu conheci Sting antes, e sempre achei que ele era hip e eu não era, mas nós fizemos uma amizade naquele dia. Eu também lembro que eu tinha ouvido falar sobre Bono, mas ele e Paul Weller e todos esses caras não pareciam comigo, pareciam um pouco inacessíveis. Eu acabei ficando ao lado de Bono no final da gravação e ele foi fantástico. Eu o vi algumas vezes desde então e sempre voltamos ao Band Aid."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...